domingo, 10 de janeiro de 2010

a ETA em Portugal


O ministro do Interior espanhol referiu que “queremos que Portugal nos entregue os dois elementos da ETA o quanto antes. E isso mesmo disse esta manhã ao primeiro-ministro português, José Sócrates. Claro que tudo tem que ser feito de acordo com a lei portuguesa».
Afredo Rubalcaba explicou que se trata de um caso de «perseguição a quente», confirmando que efectivos da Guarda Civil espanhola entraram vários quilómetros em território português para perseguir os dois suspeitos, tendo o assunto sido depois coordenado pela GNR.
Os dois alegados membros da ETA detidos em Portugal foram identificados como Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron, estando esta última numa lista de suspeitos de acções da organização levadas a cabo em Julho de 2009.
TSF

Alfredo Pérez Rubalcaba, ha dicho hoy que las dos operaciones desarrolladas la pasada noche en las que han sido detenidos cuatro supuestos miembros de ETA en Francia y Portugal demuestran que "sabemos en lo que está ETA y ETA sabe en lo que estamos nosotros".

Ha subrayado que las operaciones demuestran la eficacia de la cooperación internacional entre España y Francia y Portugal, y ha agradecido a las Fuerzas y Cuerpos de Seguridad del Estado su esfuerzo.
publico.es

O ministro da Administração Interna revelou, esta tarde, que os dois supostos membros da ETA detidos em Portugal foram entregues à Polícia Judiciária e foram transferidos para Lisboa.
O ministro adiantou que os suspeitos não estavam identificados porque foram detidos, em Torre de Moncorvo, com documentos falsos depois de uma perseguição policial em que as autoridades tiveram de recorrer a armas de fogo para os intimidar.
TSF