quarta-feira, 16 de junho de 2010

e assim vamos na crise...

Risco de Portugal está outra vez acima de 300 pontos
O prémio exigido pelos investidores para comprarem dívida nacional em vez da alemã superou hoje os 300 pontos base.
O agravamento do risco de Portugal nos mercados internacionais acontece num dia em que está agendada uma emissão de Bilhetes do Tesouro no montante indicativo de 600 milhões de euros.
Preços sobem 1,1% em Maio
A taxa de inflação aumentou 1,1% em Portugal em Maio face ao mesmo mês de 2009 e subiu 1,6% na zona euro, divulgou hoje o Eurostat.
Bancos nacionais duplicam pedidos de financiamento ao BCE
Face às muitas reticências do mercado interbancário, os bancos nacionais recorreram em força aos empréstimos junto do Banco Central Europeu (BCE) e os números não deixam lugar a dúvidas: o financiamento do sistema financeiro português junto do BCE mais do que duplicou em Maio face a Abril. Foram mais 18 mil milhões de euros.

FMI visita Espanha no final desta semana
O presidente do FMI visita Espanha no final desta semana, numa altura em que a imprensa dá conta de um plano de ajuda ao país.
França cria IRS de 41%, aumenta idade da reforma mas o IVA não mexe
Paris segue o caminho de Berlim e avança com medidas de austeridade que, nas palavras de Nicolas Sarkozy, visam equilibrar a Segurança Social e salvaguardar o ‘rating' do país.
Espanha divulga ‘stress' da banca para mostrar solidez
A decisão do banco central espanhol acontece numa altura de enorme tensão de Madrid, com notícias praticamente diários de que o país se preparar para pedir ajuda à UE e ao FMI. Governo e Bruxelas negam insistentemente.