quinta-feira, 12 de julho de 2012

a estratégia do “bom aluno”

Vítor Gaspar revelou que o Conselho do Eurogrupo solicitara à troika que no próximo exame (finais de Agosto) encarasse com as autoridades portuguesas formas de “favorecer o êxito do processo de ajustamento em Portugal”. E o presidente do Eurogrupo, Juncker, elogiou o cumprimento do memorando pelo nosso país.
Ou seja, a estratégia do “bom aluno”, tão ridicularizada por políticos ignorantes, afinal compensa. Embora um governo do PS tenha negociado o memorando com a troika, passados escassos meses da sua aplicação já os socialistas clamavam por menos austeridade, mais tempo, mais dinheiro… Percebendo que o facilitismo sai caro, o Governo sempre recusou reclamar condições mais suaves.
O resultado está à vista: Portugal reconquistou a confiança das instituições internacionais, nomeadamente das que nos emprestam dinheiro ao abrigo do programa de assistência financeira. Como os portugueses deram provas de capacidade para cumprirem, podem agora negociar alterações ao memorando num clima de abertura e simpatia, em vez de desconfiança, como na Grécia.  Francisco Sarsfi eld Cabral
* titulo roubado ao texto...