segunda-feira, 31 de março de 2008

importantes para vários!


Falências aceleram em Portugal
Entre Agosto de 2007 e Fevereiro de 2008, com o agravar da situação, encerraram 12.830 empresas em Portugal.
...
A crise teve início no sector financeiro e é aí que, para já, se fazem sentir as maiores necessidades. O apertar do crédito decorrente dos problemas do mercado de crédito imobiliário de alto risco nos Estados Unidos tem feito as suas vítimas pelo mundo fora. Duas das mais badaladas foram o britânico Northern Rock, que teve de ser nacionalizado, e o norte-americano Bear Sterns, o quinto maior banco de investimento dos Estados Unidos, que entrou em colapso. Os sinais de alerta são mais que muitos. Ainda esta semana o Deutsche Bank referia que dificilmente conseguirá cumprir a estimativa de lucros. Em Portugal os bancos não têm parado de alertar para a gravidade da situação e três deles - BCP, BPI e Banif - já vieram pedir dinheiro aos accionistas. Expresso Abílio Ferreira, Anabela C. Campos, João Silvestre, Pedro Lima15:00 Sábado, 29 de Mar de 2008

O país necessita da energia...
Primeiro-ministro destacou a construção de 184 quilómetros de auto-estrada no Centro: "não é apenas solidariedade nacional, mas confiança na economia da região".
"O país necessita da energia da economia do centro a contribuir melhor para a economia nacional", afirmou José Sócrates.
"É um investimento importantíssimo para todo o país, por isso é lançado por concurso público ligado ao Estado", acrescentou José Sócrates na cerimónia de lançamento da concessão da Auto-estrada do Centro.
No mesmo concurso público, o Estado concessiona a substituição do IP3 e a construção de troços do IC2 e do IC12, ligando através de vias com perfil de auto-estrada as capitais dos distritos de Coimbra, Viseu e Aveiro.
Expresso 14:49 Sábado, 29 de Mar de 2008

.... populares de Vouzela recebem Sócrates com apupos pelo encerramento do SAP
Oliveira de Frades, 29 Mar ( Lusa) - Dezenas de populares de Vouzela receberam hoje o Primeiro-mnistro com apupos à chegada à empresa Martifer, em Oliveira de Frades, em sinal de protesto pela forma de funcionamento do serviço público de saúde.
Empunhando cartazes e faixas, com palavras, como "Vouzela pela saúde" e "Serviço Nacional de Saúde uma conquista de Abril", os manifestantes chamaram "mentiroso" ao primeiro-ministro, entre outras coisas.
Já antes, em Mortágua, onde José Sócrates lançou a concessão da auto-estrada do centro, seis populares de Anadia receberam o primeiro-ministro com um cartaz onde se lia "Sócrates arrogante, não sejas ignorante, queremos as nossas urgências".
Expresso 15:52 Sábado, 29 de Mar de 2008


Manada de touros paralisa auto-estrada de Madrid
Uma das auto-estradas de saída de Madrid, a Ap-6, esteve hoje cortada ao trânsito nos dois sentidos durante mais de meia hora, devido à presença de seis touros que fugiram de uma propriedade próxima e começaram a atacar veículos que circulavam na zona Sol Sábado, 29 Março 2008

Crise na Educação
Docentes defendem-se
"É na sala de aula que muitos problemas externos à escola se materializam, mas é também lá que, pela gestão eficaz, se podem corrigir e controlar. E há técnicas muito simples que, uma vez aplicadas pelos docentes, podem fazê-los ganhar aquela turma desde o primeiro dia". É isso que Fátima Marinho, pós-graduada em Formação Psicológica de Professores, se propõe ensinar nos novos cursos da Associação Nacional de Professores. Na sequência dos muitos casos de violência que chegam à linha SOS Professor, a partir de Abril a ANF abre a sala de aula a quem queira aprender a evitar o "bullying" e a prevenir e intervir em casos de indisciplina, violência e conflito nas escolas. Expresso Raquel Moleiro 15:00 Sábado, 29 de Mar de 2008

Sócrates defende utilização de offshores pelo Estado
Debate quinzenal marcado pela descida do IVA
O debate quinzenal no Parlamento começou hoje com Paulo Portas a propor um «portal de preços» que permita ao consumidor observar a evolução dos preços dos bens de primeira necessidade.
...
o CDS repescou a questão da violência das escolas, ao que Sócrates respondeu com alguma irritação, referindo-se ao caso da aluna do Porto que agrediu uma professora. «Não embarco em demagogias e condeno o populismo do CDS de se aproveitar de imagens lamentáveis para culpar a ministra da Educação».







Sobre o facto de o Estado ter dinheiro investido 235 milhões de euros em offshores, o primeiro-ministro defendeu esta prática, dizendo que os «organismos do Estado devem utilizar todos os meios legais para rentabilizar o dinheiro».
SOL Andreia Félix Coelho, com Emanuel Costa Sábado, 29 Março 2008

sábado, 29 de março de 2008



O edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal em Luanda, Angola, desabou esta madrugada. O número de feridos ainda é incerto e as equipas de resgate estão no local a socorrer os feridos. Já foram retiradas 88 pessoas dos escombros e 21 continuam soterradas, de acordo com as autoridades angolanas, avança o serviço noticioso da RTP. Não foram registadas mortes até ao momento.
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje em Mortágua que o investimento do Estado de 740 milhões de euros na construção de 184 quilómetros de auto-estrada no Centro "não é apenas solidariedade nacional, mas confiança na economia da região". "O país necessita da energia da economia do centro a contribuir melhor para a economia nacional", afirmou.

Entre escolher entre uma ponte com várias vantagens excepto o seu impacto na margem Sul e outra tecnicamente complicada, que não criaria tantos problemas no ordenamento no Barreiro mas lançaria a confusão em Lisboa, Ferreira do Amaral, o ministro que optou pela Vasco da Gama, não hesitou. Hoje é presidente não executivo da Lusoponte e diz que o aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete não é o jackpot para a concessionária que se julga. Recusa-se a revelar qual considera a melhor opção para a terceira travessia do Tejo mas não deixa de adiantar que considera que o corredor Chelas-Barreiro não resolverá o problema da 25 de Abril.

Há um travo amargo na comemoração, hoje, dos dez anos da Ponte Vasco da Gama. A obra mais emblemática dos anos 1990, que movimentou centenas de milhões de euros, que alimentou polémicas dentro e fora de Portugal e que foi alvo da maior guerra jamais movida por associações ambientalistas no país, não cumpriu várias das suas promessas.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu hoje que o mapa da rede de urgências hospitalares "é para cumprir". Ana Jorge falava aos jornalistas após a inauguração da nova urgência do Hospital de S. Miguel, em Oliveira de Azeméis, construída em quatro meses, após o encerramento da maternidade, ao abrigo do protocolo celebrado com a autarquia.
Em apenas seis por cento das 4295 freguesias portuguesas, o presidente ou um dos membros do executivo exerce o cargo a tempo inteiro, conclui um inquérito nacional da Associação Nacional das Freguesias (Anafre) a que o PÚBLICO teve acesso.29 Março 2008 - 00.30h


FENPROF acusa ministra de ter mentido
Um grupo de cem professores aproveitou ontem a presença de Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, no Instituto Politécnico de Viseu, para se manifestar contra o processo de avaliação do desempenho de docentes.Valter Lemos entrou por uma porta situada num local oposto àquele onde estavam os manifestantes, passou à sua frente sem lhes falar e foi tomar um café. Depois entrou na sala onde se reuniu com os presidentes dos conselhos executivos das escolas do distrito de Viseu.Os professores, que empunhavam uma faixa onde se lia "Respeitem as escolas e professores. Demitam-se", dizem que não vão "desarmar" na luta contra o "modelo de avaliação proposto". Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, criticou a aprovação pelo Conselho de Ministros das condições para a colocação na mobilidade especial dos docentes incapazes de leccionar. "Vem provar que a ministra da Educação não falou verdade quando disse que nem um só professor passaria para a mobilidade especial", referiu.


Cavaco chama PGR a Belém Para discutir violência escolar
O Presidente da República, Cavaco Silva, chamou o Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, a Belém para discutir a violência nas escolas.CM Sábado, 29 Março 2008 - 12.23h

quinta-feira, 27 de março de 2008

para mais tarde recordar! Notável!

Atrás do espelho de Alice, o Senhor Primeiro-Ministro não governa, gere uma grande produção
O Primeiro-Ministro afirmou na terça-feira que a crise orçamental portuguesa está ultrapassada e os factores que a motivaram resolvidos, tudo sem comprometer o crescimento económico... A afirmação é deveras extraordinária, num contexto de reconhecida crise externa e interna.
Aparentemente, o Senhor Primeiro-Ministro não se deu conta de que vivemos uma crise económica tão grave que levou destacados economistas a falar da pior crise do pós-guerra e, como é óbvio, Portugal não é a ilha da Utopia. Longe disso.
Isolado no mundo virtual e marketizado a que se remeteu, o Primeiro-Ministro não vê a situação dos pensionistas e reformados; a brutal taxa de desemprego; as famílias endividadas; os jovens sem futuro profissional; o ensino desqualificado e desadequado; a queda do investimento estrangeiro, os juros que sobem, o sistema judicial em desmantelamento; a saúde adiada; ou a burocracia que leva à perda de fundos comunitários. Também não vê a rigidez da despesa pública nem o súbito zelo dos pequenos poderes que entram em sindicatos ou fecham indústrias tradicionais, apelam à delação ou simplesmente acham plausível que um cidadão guarde todos os recibos de tudo quanto adquire durante cinco anos... (em que assoalhadas, Senhor Primeiro-Ministro, nas do Palácio de S. Bento?)
E há também a nova tentação de controlar os costumes de cada um, de qualquer forma, seja piercing ou casamento e a concentração policial. De vez em quando somos brindados com grandes produções: quem não se lembra e não se comoveu com a imagem de lindas crianças curvadas sobre excelentes computadores? Pena que não passasse tudo de uma produção (boa, diga-se).
Qual a realidade vivida pelo Primeiro-Ministro, que não vê a desqualificação da democracia com a funcionalização das autonomias, a politização da Administração Pública? Por onde anda o Senhor Primeiro-Ministro que não vê essa gelatinosa cultura da arrogância pública a espalhar-se na vertical?
Não há fio condutor para um projecto de caminho.
Atrás do espelho de Alice, o Senhor Primeiro--Ministro não governa, gere uma grande produção.No fundo, talvez nem fosse assim tão mau que o Primeiro-Ministro não governasse... se não desgovernasse.Descendo à Terra, o Senhor Primeiro-Ministro teria muito com que se preocupar nas duas casas que é suposto governar enquanto o Poder (mal) as une.
CM 270308 Paula Teixeira da Cruz, Advogada

importantes para o Publico...com descidas e "big brothers"


José Sócrates não afasta nova descida de impostos no próximo ano
O primeiro-ministro, José Sócrates, respondeu hoje com a expressão "veremos para o ano" quando confrontado com a possibilidade de descer a taxa normal de IVA para 19 por cento em 2009, repondo o valor de 2005.
Cavaco não comenta baixa do IVA anunciada pelo Governo
O Presidente da República, Cavaco Silva, que se encontra em visita oficial a Moçambique, escusou-se hoje a comentar a baixa do IVA de 21 para 20 por cento e o resultado do défice público do ano passado, que caiu para 2,6 por cento do PIB.

Morreu o actor Richard Widmark
O actor Richard Widmark, nomeado para um Óscar pelo papel de um psicopata no filme de 1947 "Kiss of Death", faleceu hoje, aos 93 anos.

Arranque da base de dados de perfis de ADN para fins civis e criminais poderá ser antecipado
O período para entrada em funcionamento da base de dados de perfis de ADN para fins civis e criminais poderá ser antecipado, disse hoje à Lusa o presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal, Duarte Nuno Vieira.

terça-feira, 25 de março de 2008

Os avançados da selecção portuguesa

Ontem foi dia farto em avanços eleitorais...
O senhor primeiro-ministro cortou a fita para mais um tapete de alcatrão, “investimento histórico”, considerou.

“Não me recordo de ter havido uma decisão de construir ao mesmo tempo 85 quilómetros de infra-estruturas rodoviárias absolutamente indispensáveis no distrito de Leiria, num único contrato, de uma única vez, de uma forma a afirmar um investimento público desta ordem de grandeza, para construir auto-estradas e vias rápidas.”

De facto, ninguém o agarra quando se põe a debitar números e factos peculiares.


O senhor ministro do Ambiente também esteve em inaugurações, estas mais
viradas para o lixo do que para as vias rápidas.
Para Nunes Correia, o novo regime jurídico da gestão de resíduos de construção e demolição vai contribuir para Portugal se livrar das “montanhas de entulhos depositadas em sítios impróprios”,medida que “vai permitir que Portugal tenha qualidade ambiental”.
Qualidade, certamente... Sérgio H. Coimbra Meia-Hora 25 de Março o 85º dia: faltam 281 para acabar o ano. Lua minguante

segunda-feira, 24 de março de 2008

importantes no CM, no Publico...e nas trapalhadas!


Câmara de Lisboa planeia mudar dez mil semáforos
A Câmara de Lisboa prepara-se para substituir as lâmpadas dos cerca de dez mil semáforos existentes na cidade por outras mais económicas e seguras. A iniciativa consta do plano de actividades da Agência Municipal de Energia e Ambiente Lisboa E-Nova e implica um investimento de 500 mil euros.
Motoristas ao nível de dirigentes
Os motoristas ao serviço da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros têm uma remuneração mensal três vezes superior ao respectivo vencimento base, auferindo mesmo salários equiparados aos do pessoal dirigente da Administração Pública. O que significa que a maioria dos sessenta motoristas ao serviço da Presidência do Conselho de Ministros recebe cerca de dois mil euros líquidos. CM Segunda-feira , 24 de Março de 2008 - 20:17

Sócrates lança Litoral Oeste
O primeiro-ministro lança hoje, em Leiria, o concurso público para a concessão Litoral Oeste, que contempla a construção da ligação em auto-estrada entre a A1 e A8 na zona de Leiria (IC36), integrando ainda o IC9, entre Nazaré e Tomar, e o IC2, na zona da Batalha.Em causa está um investimento de 260 milhões de euros para construir e explorar 85 quilómetros de novas estradas. O Governo prevê adjudicar a obra ainda este ano, de forma a que a que esteja concluída em 2011.Segundo o Ministério das Obras Públicas, a nova concessão beneficiará cerca de 391 mil habitantes de forma directa espalhados por nove concelhos da região Oeste.O concurso faz parte da intenção anunciada pelo Governo de investir mil milhões de euros na requalificação da EN125, Litoral Oeste e Auto-Estradas do Centro.

Último dia de mandato
O presidente da Autoridade da Concorrência, Abel Mateus, chega hoje ao fim de um mandato de cinco anos. O Governo optou por não recolocar Abel Mateus à frente da entidade reguladora da concorrência, o que suscitou críticas de alguns partidos e aplausos de outros sectores da sociedade. O nome do sucessor foi anunciado na semana passada: Manuel Sebastião. O novo presidente era até agora administrador do Banco de Portugal.

Três anos na lista para transplante de pulmões
A necessidade de um transplante de pulmões está a diminuir todos os dias a qualidade de vida de Vítor Paulo, um doente de enfisema pulmonar residente em Lamego, cujas rotinas são indissociáveis da medicação e cuidados especiais de saúde. "Tomo em média seis comprimidos por dia, fora o oxigénio", lamenta quem aos 32 anos, estando impedido de trabalhar, depende da Segurança Social e de instituições de solidariedade para sobreviver.
Aeroportos desprevenidos
Os aeroportos internacionais de Portugal ainda não adoptaram nenhuma medida cautelar específica devido à epidemia de dengue no Rio de Janeiro.O departamento de Comunicação do Aeroporto da Portela admitiu aoCM que 'não foram tomadas medidas de prevenção à dengue até ao momento'. E também a TAP, que assegura a maioria das ligações entre Portugal e Brasil, confirmou que 'não há qualquer determinação em relação à epidemia. Se houver algum protocolo, iremos cumpri-lo'.Também a subdirectora-geral de Saúde, Graça Freitas, disse ontem ao CM que ainda não foi tomada qualquer medida especial em relação à epidemia. 'Fomos alertados e nesta semana devemos tomar as medidas necessárias', informou. CM Segunda-feira , 24 de Março de 2008 - 20:17

Adiada para Abril entrega do estudo do LNEC sobre terceira travessia do Tejo
O prazo para entrega do estudo comparativo entre as alternativas para a terceira travessia do Tejo, a cargo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), foi hoje adiado para a primeira semana de Abril.
Governo vai estudar isenção de portagens para trânsito local no IC36
O ministro das Obras Públicas afirmou hoje que se está a estudar a isenção de portagens para o trânsito local no IC36, que fará a ligação em Leiria da A8 à A1.
Associação dos Oficiais das Forças Armadas denuncia venda de património por metade da avaliação
A Associação dos Oficiais das Forças Armadas (AOFA) denunciou hoje a venda, "por metade da avaliação", do património das Forças Armadas, propondo a criação de uma comissão de acompanhamento do processo, uma ideia que o PCP já comentou e considerou positiva. PUBLICO 24 Março 2008 - 21h32Segunda

domingo, 23 de março de 2008

importantes no Publico...em dia sem importancia!

A auto-estrada do Sul, que liga o Algarve a Lisboa, está com "filas compactas de trânsito" numa extensão de cerca de 30 quilómetros, segundo a GNR, que refere igualmente a existência de congestionamentos em todo o país.
Três portugueses enganados por um patrão holandês estão naquele país sem casa, comida nem dinheiro e acusam o Consulado de Portugal em Roterdão de os maltratar e deixá-los ao abandono.
A associação ambientalista Quercus acusa empresários espanhóis de promoverem o abate ilegal de centenas de azinheiras no Alentejo e exige a abertura de um processo de averiguações e a plantação de novas árvores desta espécie protegida.
A China acusou hoje o Dalai Lama de querer a independência do Tibete às custas dos Jogos Olímpicos de Pequim , que se realizam este Verão.
O estado de sítio em Timor-Leste é aligeirado a partir de hoje. Em cinco distritos do país passa a estado de emergência e em duas áreas deixa mesmo de vigorar qualquer estado de excepção, anunciou a Presidência da República timorense.
Ainda não há nenhum projecto concreto delineado, mas a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Rosália Vargas, disse ao PÚBLICO que a autarquia tem em cima da mesa a hipótese de classificar as salas do cinema Quarteto, o primeiro multiplex de Portugal, como espaço de interesse cultural. Na quarta-feira, o Quarteto fechou as portas definitivamente. Falta dinheiro aos actuais responsáveis para conseguirem cumprir com as melhorias que levaram ao fecho em Novembro passado. Publico 23 Março 2008 - 23h08

sábado, 22 de março de 2008

importantes no Publico... com a Contra Informação governamental a funcionar!.

Federação de Pais do Porto lamenta aproveitamentos políticos no caso da aluna que agrediu professora
A Federação Concelhia das Associações de Pais de Porto lamentou hoje todos os aproveitamentos políticos do caso da aluna que agrediu a professora e criticou as "tentativas de mostrar serviço" da linha SOS Professor e dos sindicatos.Publico 22.03.2008 - 17h09 Lusa
Lurdes Rodrigues classifica de "oportunismo político" declarações da oposição sobre agressão de professora
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, classificou hoje de "oportunismo político" a oposição estar a "misturar" o Estatuto do Aluno com a agressão de uma aluna sobre uma professora, acto que considerou "lamentável. Publico 22.03.2008 - 19h19 Lusa

nota: Oh Salazar... eles foram bem ensinados e eram bons alunos: a Oposição também tem que servir para aplaudir a Situação! Democratas!

Luís Filipe Menezes responsabiliza Governo por violência nas escolas

O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, responsabilizou hoje o Governo pelo aumento de violência nas escolas, que considera ser "uma consequência da incapacidade da política deste Governo na educação"."A máscara está a cair, os portugueses vão-se fartar deste governo e acabarão por virar-se para a alternativa que é o PSD", afirmou Luís Filipe Menezes que falava aos jornalistas, no final de uma cerimónia de entrega de 24 habitações sociais, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Gaia. Publico 22.03.2008 - 20h03 Lusa

PSD lamenta que Governo prefira insultar a oposição do que combater indisciplina

O deputado do PSD Pedro Duarte acusou hoje o Governo de preferir insultar a oposição do que resolver o problema da violência nas escolas."Lamento que, perante um problema evidente da sociedade portuguesa que é a indisciplina e a violência nas escolas, o Governo prefira atacar e insultar o oposição do que ter uma atitude proactiva para resolver a situação", afirmou. Em declarações à Lusa, o deputado social-democrata reagiu assim ao comentário do secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, que o acusou de ignorância. Publico 22.03.2008 - 20h24 Lusa

Tibete: Recusa de diálogo justifica "medidas de boicote" aos Jogos Olímpicos,
O presidente do Parlamento Europeu, Hans Gert Pöttering, defendeu hoje "medidas de boicote" aos Jogos Olímpicos de Pequim caso a China continue a recusar dialogar com o líder espiritual tibetano Dalai Lama.

Suspeitos exigiram 11 milhões de euros e eram conhecidos do empresário espanhol
O sequestro do empresário espanhol, resgatado quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) no Algarve, foi planeado por um conhecido da vítima que exigia 11 milhões de euros de resgate, revelou hoje a PJ.

Dez especialidades responsáveis por 80 por cento da lista de espera dos hospitais públicos
Dez especialidades médicas são responsáveis pela esmagadora maioria (quatro quintos) da lista de inscrições para primeiras consultas nos hospitais públicos. O caso da oftalmologia é, de longe, o mais preocupante, com 116 mil inscrições registadas no final de Dezembro passado, de acordo com o último relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) já enviado para o ministério e para as administrações regionais de saúde.
Candidato nacionalista do Kuomintang ganha presidenciais em Taiwan
O principal partido da oposição em Taiwan (a ilha Formosa), o Partido Nacionalista, ganhou hoje as eleições presidenciais, numa inesperada reviravolta, defendendo um melhor relacionamento com a China, que reclama a soberania sobre esta ilha.
Epidemia de dengue entope hospitais no Rio de Janeiro
Um dia depois de ter classificado como epidemia o aumento de casos de dengue no Rio de Janeiro, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortês, pediu desculpas à população pelas extensas filas nas urgências dos hospitais públicos.

General Galvão de Melo morreu aos 86 anos

O general e ex-membro da Junta de Salvação Nacional, Galvão de Melo, com 86 anos, foi encontro ontem morto na garagem da casa onde vivia em Alcabideche, Estoril. O corpo encontra-se à guarda do Tribunal de Cascais e desconhece-se quando será sepultado.
Galvão de Melo integrou a Junta de Salvação Nacional, em 1974. Foi duramente contestado pela Esquerda, acabando por ser detido, a 29 de Setembro de 1974. Foi candidato independente à Presidência da República em 1980, após ter sido deputado pelo CDS na Assembleia Constituinte. Natural da Figueira da Foz, fez os estudos em Lisboa, no Liceu Camões, na Universidade Clássica, e na Academia Militar.
Publico 21.03.2008 - 14h15 Lusa
Galvão de Melo é sepultado amanhã em Mangualde

sexta-feira, 21 de março de 2008

importantes no CM...

Roubo rende um milhão
Um milhão de euros em ouro, jóias e relógios." Este é o prejuízo dos proprietários da Ourivesaria Tomé (...)
Estado perde 108 milhões com tabaco
O Estado perdeu 108,2 milhões de euros em receitas com o Imposto de Consumo sobre o Tabaco nos dois primeiros meses (...)
Tribunal de Lisboa nega suspender avaliação de professores
O Tribunal Administrativo de Lisboa rejeitou a providência cautelar interposta pelo Sindicato de Professores da Grande Lisboa (SPGL) para a suspensão de eficácia de três despachos relativos à avaliação de professores. O juiz justificou a decisão por julgar “verificada a inimpugnabilidade dos actos impugnados”.
Tribunal liberta traficante e burlão que enganou o Estado em cinco milhões
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) aplicou a medida de coacção mais leve a um empresário argentino que burlou o Estado português em cinco milhões de euros num esquema de IVA em carrossel. “Foram meses de investigação, onde se gastou muito dinheiro dos contribuintes”, disseram ao Correio da Manhã fontes da Polícia Judiciária, que manifestaram indignação pela medida de coacção aplicada, após um interrogatório pelo juiz de turno a um indivíduo referenciado como traficante, com residência em Espanha, e agora relacionado com uma rede internacional de IVA em carrossel.
Primaz e CanCan falidas
O Estado rejeitou o plano de viabilidade da empresa GS Rodrigues, que detém as marcas de roupa Primaz e CanCan, com dívidas ao Fisco e à Segurança Social no valor de 1,6 milhões de euros. Só que os restantes 117 credores da empresa, com 2,27 milhões por receber, já tinham aceite o plano de recuperação, pelo subarrendamento das quatro lojas de Lisboa e com receitas médias de 15 mil euros mensais a repartir por todos. O Estado votou contra – e divide com os trabalhadores os 176 mil euros que restam à empresa falida. Ficam os restantes credores sem nada e 24 funcionários no desemprego.
China admite que polícia disparou
A China admitiu ontem pela primeira vez que a polícia disparou sobre manifestantes durante os protestos da última semana (...)
“Portugal está em alerta constante contra o terror”
Bin Laden ameaça "castigar de forma severa" a União Europeia, na sequência da recente publicação de caricaturas ao profeta Maomé, mas "Portugal não altera, para já, os níveis de alerta". O discurso do líder da al-Qaeda vai ser alvo de "uma análise cuidada por parte dos nossos serviços de informação", adianta ao CM o tenente-general Leonel Carvalho, e a atitude a seguir é de "prevenção e de constante vigilância e alerta", assegura o secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança.
Explosivos da ETA em lancheiras
Foram encontradas nos arredores de Ciudad Real várias lancheiras com explosivos da ETA, o que a polícia considera ser parte de um arsenal antigo dos terroristas bascos. As embalagens continham, ao todo, cerca de 12 quilos de amonal e cloratite.
Licenciados automáticos
Segundo apurou o CM, alguns dos ex-alunos dos cursos de Engenharia têm obtido a equivalência ao grau de licenciatura, mediante o pagamento de uma propina anual.
Primeira detenção no gang dos ATM
Terá sido o primeiro elemento do gang dos multibancos (ATM) a ser apanhado em flagrante delito. Um jovem com pouco mais de vinte anos, ex-militar (...)
Lisboa renova Baixa
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou ontem o relançamento do projecto Baixa-Chiado, bem como medidas preventivas asseguradas pela suspensão parcial do PDM(...)
Pinto Monteiro teme nova organização
Há uma interrogação que se pode fazer desde já, que é o facto de o novo mapa pressupor uma deslocação de pessoas e magistrados (...)
Grupo Mello perde hospital
O primeiro-ministro José Sócrates anunciou ontem o fim da gestão privada do Hospital Amadora-Sintra. O Governo afasta assim o Grupo Mello daquela unidade(...)
Comerciantes vivem clima de medo
Encapuzado e de arma em punho, dirigiu-se ao proprietário do café Cantinho da Anta, no bairro da Anta, em Agualva-Cacém, e murmurou: "Velho, isto é um assalto(...)
Dia negro nas Bolsas mundiais
A crise financeira parece ser pior do que se pensava inicialmente. A prová-lo as Bolsas de todo o Mundo voltaram ontem a viver um dia negro com queda(...) CM Sexta-feira , 21 de Março de 2008 - 19:27

quarta-feira, 19 de março de 2008

cenouras, cautelas e mobilidades

cenouras,
redução em 50% do valor de todas as taxas...
«O facto de termos conseguido superar a grave crise orçamental que recebemos, através de medidas estruturais de reorganização da administração e contenção da despesa pública, aumenta a nossa liberdade de investir no que entendemos prioritário: a melhoria das condições de protecção e bem-estar», justificou o primeiro-ministro, depois de anunciar, na abertura do debate quinzenal dedicado ao tema das políticas de saúde, a redução para metade das taxas moderadoras para os idosos.
Sócrates disse depois que a redução de todas as taxas moderadoras da saúde para os utentes com mais de 65 anos «é uma medida de elementar justiça», que pode agora ser tomada em virtude da «boa gestão financeira do Serviço Nacional de Saúde».
«É uma medida justiça porque reconhece que os mais idosos também são especialmente vulneráveis a riscos de doença, precisando de cuidados acrescidos», acrescentou.
visao.pt - 19 Mar 2008
cautelas e
Crise financeira: Teixeira dos Santos diz que situação mercados internacionais é preocupante
Cidade da Praia, 19 Mar (Lusa) - O ministro português das Finanças, Teixeira dos Santos, considera preocupante a situação dos mercados internacionais, mas aconselha cautela e "algum cuidado" antes de prever "cataclismos" económicos ou financeiros. 2008-03-19 17:10:42
mobilidades
Ministro da Agricultura garante não haver erro da tutela apesar de reintegração de trabalhadores
Lisboa, 19 Mar (Lusa) - O ministro da Agricultura assegurou hoje que foi "cauteloso" na aplicação da lei da mobilidade especial, não se registando "nenhum erro" por parte da tutela, apesar de o Tribunal Administrativo do Sul ter decidido pela reintegração de dois trabalhadores. 2008-03-19 17:16:22

importantes no CM...com gasoleo, bolsa e conflitos!

Táxis sem gasóleo barato
As empresas de transportes rodoviários pesados de passageiros vão beneficiar de um preço profissional de gasóleo para as suas viaturas, mais barato (por via da redução do imposto), por forma a assegurar a sua viabilidade económica, ameaçada pelo constante aumento do preço dos combustíveis. Os transportes de mercadorias e os táxis não serão abrangidos pela medida....
Dia negro nas Bolsas mundiais
A crise financeira parece ser pior do que se pensava inicialmente. A prová-lo as Bolsas de todo o Mundo voltaram ontem a viver um dia negro ...
Tropa portuguesa em zona de conflito
Parte do contingente português integrado na KFOR, força da NATO no Kosovo, foi ontem enviado para Mitrovica ... CM Quarta-feira, 19 de Março de 2008

segunda-feira, 17 de março de 2008

importantes no CM...

uma Vida contra corrupção
Morreu, ontem de manhã, de doença prolongada, o antigo inspector-geral da Administração Interna, Rodrigues Maximiano, de 61 anos. Apelidado de ‘Max’ pelos amigos, notabilizou-se pela investigação das FP-25 e pelo ‘caso fax de Macau’, que levou o ex-governador de Macau, Carlos Melancia, ao banco dos réus. Foto de Marta Vitorino
Falhas no socorro sob investigação
O Ministério da Saúde, através da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS), está a investigar os casos de morte ocorridos no País
Gasóleo vai chegar a 1,5 euros/litro
Mais do que a gasolina, o gasóleo tem sido, este ano, alvo de fortes aumentos. Só na semana passada, o preço do litro foi agravado em três cêntimos, ...
Sócrates entre 30 mil
José Sócrates foi ontem saudado com um misto de vaias e aplausos ao longo de todo o percurso da 18.ª Meia-Maratona de Lisboa CM 170308

domingo, 16 de março de 2008

importantes no CM...Com fretes encomendados! No Inicio e no Fim!


Comício do PS com protesto silencioso
Não foi um comício do PS, foi uma manifestação de força do partido do Governo e sobretudo de José Sócrates. Milhares de pessoas de vários locais do País foram apoiar o primeiro-ministro ao Porto. Por perto estiveram cerca de duas centenas de professores vestidos de negro mas foram ofuscados pela onda socialista que entrou pela rua de Costa Cabral com via verde, já que a polícia cortou o trânsito na via....
Cavaco devolve frente ribeirinha
O Presidente da República devolveu ao Governo o diploma que iria permitir a transferência dos terrenos da zona ribeirinha
Galp avança com pesquisas no Alentejo
A Galp Energia, empresa petrolífera detida maioritariamente pelo Estado português, vai iniciar antes do Verão os estudos para a prospecção
'Jornal da Noite' baixa com Menezes
José Sócrates tem claramente mais audiência do que Luís Filipe Menezes. O resultado do ‘Jornal da Noite’ de anteontem foi a prova real. CM Domingo, 16 de Março de 2008

sábado, 15 de março de 2008

importantes no CM...com o Governo preocupado com cães, tatuagens e piercings!!!


Extintos por decreto
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, vai assinar na próxima semana um decreto-lei cujo artigo 1.º proíbe “a reprodução ou criação
Tatuagens proibidas a menores
O PS apresentou ontem na Assembleia da República um projecto de lei que proíbe a aplicação de piercings na língua
GNR multa quem não pagar imposto
Várias unidades da GNR estão a aplicar pesadas multas aos condutores que não apresentem o comprovativo de pagamento do novo Imposto Único
Dívidas do Estado vão ser divulgadas
O Governo vai divulgar a lista de credores do Estado, com créditos superiores a 3500 euros, até 30 de Setembro.
SMS ameaçam comício do PS
"Sábado, dia 15, pelas 15h00, Pavilhão Académico, Porto. Todos de Negro, com cartazes e em silêncio.
INEM reconhece falha
Não tivemos tempo para accionar os bombeiros... CM Sábado, 15 de Março de 2008

sexta-feira, 14 de março de 2008

importantes no CM...com macas,laranjas,ouro e mãe curuja!


INEM espera duas horas por maca
Uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tripulada pelos Bombeiros Voluntários de Murça ficou mais de duas horas retida nas ...
Críticos 'não têm moral para questionar líder'
Luís Filipe Menezes, Líder do PSD, em entrevista a Judite de Sousa na RTP, criticou Rui Rio, António Capucho e Ferreira Leite e garantiu que só ...
Pânico faz disparar o preço do ouro
O ouro ultrapassou ontem a barreira psicológica dos mil dólares por onça, na praça de Londres, porque os investidores entraram em pânico com a ...
'Sou um homem generoso como diz a minha mãe'
José Sócrates abriu ontem, pela primeira vez, a porta para a sua vida privada ao País: mostrou o interior da sua residência, bebeu um café numa ... CM Sexta-feira, 14 de Março de 2008

quinta-feira, 13 de março de 2008

... tempo d' Outra Senhora


.

importantes no CM...com Profs, ministros, avaliações e roubos!

IRS devolvido no prazo
O Ministério das Finanças garantiu ontem que os prazos para liquidação e pagamento dos reembolsos de IRS referentes a 2007 não serão adiados
Manuela pede respeito
Avaliação bem paga
A avaliação de professores “não será adiada nem suspensa”. A garantia foi dada ontem pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues,
DIAP investiga furto de papel de Catalina
O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa abriu um inquérito ao alegado furto de um documento à ex-provedora da Casa Pia, ... CM 120308

quarta-feira, 12 de março de 2008

importantes no CM...dO “homem que nos dá as boas noticias”



Constâncio avisa que juros vão subir
A Banca vai cobrar juros mais altos pelo dinheiro que empresta devido à pouca liquidez e à crise do crédito hipotecário de elevado risco.
Devolução do IRS adiada
Os reembolsos de IRS deverão chegar mais tarde este ano: em Setembro para os contribuintes por conta de outrem e em Outubro para os trabalhadores ...

... nem a proposito!


terça-feira, 11 de março de 2008

importantes no CM, no Publico...etc.


Escolas exigem adiamento
Os professores estão de luto e ontem milhares vestiram-se de preto para dar aulas. O Conselho das Escolas (CE) revelou que a maioria dos estabelecimentos de ensino pediu o adiamento do processo de avaliação. O presidente do CE, Álvaro Almeida dos Santos, explicou à Lusa que “a maior parte das escolas afirma não estar em condições de avançar e, por isso, solicita que a aplicação do processo arranque apenas em 2008/09”, para o caso dos professores do quadro. CM Terça-feira, 11 de Março de 2008
Marcelo prevê fim da avaliação
Maria de Lurdes Rodrigues, que “tem o defeito da insensibilidade”, vai ter de recuar na questão da avaliação aos professores, garantiu ontem Marcelo Rebelo de Sousa no seu programa na RTP 1.
Acrescentou que “90 e tal por cento” dos professores está contra esta avaliação e pode boicotar o sistema. Marcelo deu à ministra nota dez, um suficiente.
CM Terça-feira, 11 de Março de 2008
Avaliação só em 2009
O ministro da Presidência afirmou ontem que a esmagadora maioria dos professores só será avaliada no ano lectivo de 2008/2009, CM Terça-feira, 11 de Março de 2008
Governo admite "soluções flexíveis" na avaliação dos professores e "correcções" ao modelo
O Ministério da Educação (ME) anunciou hoje estar disponível para adoptar "soluções flexíveis" na aplicação do processo de avaliação de desempenho dos professores e admitiu introduzir "correcções" ao modelo, mas apenas no final do próximo ano lectivo. No entanto, o Executivo nega qualquer possibilidade de suspender o processo. PUBLICO 11 Março 2008
PS: Líder parlamentar rejeita período experimental na avalição dos professores
O líder da bancada parlamentar socialista, Alberto Martins, rejeitou hoje a necessidade de um período experimental na avaliação dos professores mas admitiu que possa haver alguma "flexibilidade nas soluções"."Flexibilidade nas soluções é algo que deve ser experimentado mas sem pôr em causa o objectivo estrutural da avaliação" dos professores, afirmou Alberto Martins em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o primeiro-ministro, José Sócrates. PUBLICO 11 Março 2008
Entendam-se!
Suspensão da avaliação dos professores em debate dia 26 no Parlamento
A Assembleia da República vai voltar a debater a avaliação dos professores, no dia 26 deste mês, a propósito de projectos do PCP e do CDS-PP que pedem ao Governo a suspensão do processo.Os dois projectos de resolução foram agendados na conferência de líderes parlamentares desta manhã, disse aos jornalistas o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares. O projecto do PCP foi entregue no dia 8 de Fevereiro e pede ao Governo que suspenda até ao final do actual ano lectivo o decreto sobre a avaliação do desempenho dos professores. O CDS-PP entregou um projecto de resolução no mesmo sentido na passada quinta-feira. PUBLICO 11 Março 2008

Notáveis não poupam críticas a Menezes
Os ataques às alterações introduzidas nos regulamentos do PSD estão a gerar um clima de forte instabilidade interna. CM Terça-feira, 11 de Março de 2008
Com amigos destes...


PJ já tem lista de suspeitos
A secção de homicídios já trabalha com base numa lista concreta de suspeitos. Descrições, características e alguns nomes em informações preciosas da 4.ª e 6.ª secções da directoria de Lisboa da Judiciária – especializadas no combate ao furto e roubo violento de automóveis. Procura-se dois homens, cerca de 30 anos, brancos, armados de pistola 6,35mm. Assassinos de Alexandra Neno e Diogo Ferreira.... CM Terça-feira, 11 de Março de 2008
PJ anuncia 14 novos coordenadores de investigação, sindicato diz que é insuficiente
Dos quatro mil lugares, apenas 1333 estão preenchidos
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a nomeação de 14 novos coordenadores de investigação criminal, mas a organização sindical dos investigadores considera que se trata de uma "gota de água" em relação às necessidades da instituição. PUBLICO 11 Março 2008

Português burlado na Noruega
O sonho de ser voluntário em África tornou-se em pesadelo para um jovem português. Em vez de um estágio, pelo qual pagou 2500 euros, para desenvolver projectos de prevenção na área das doenças sexualmente transmissíveis, trabalha 12 horas diárias num hotel, “a limpar quartos, lavar pratos e servir à mesa”.
...
O português que fez a denúncia ao CM queixou-se aos coordenadores do programa na Noruega. Como resposta disseram-lhe que se “falassem a verdade não haveria voluntários”.
CM Terça-feira, 11 de Março de 2008

Homilias mais curtas e acaba comunhão na mão
CM Terça-feira, 11 de Março de 2008

'Ainda é cedo para falar de alianças'
Um dia depois de ser reeleito para um segundo mandato, o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, prometeu ontem dialogar CM Terça-feira, 11 de Março de 2008

Monumento aos Combatentes no Teixoso


nas comemorações dos 80 anos de elevação a vila


Teixoso tem já um Monumento aos Combatentes, inaugurado no passado sábado pelo vice-presidente da Câmara da Covilhã, João Esgalhado, autoridades civis e militares e, ainda do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes, que apoiou o protocolo de toda a cerimónia de inauguração do monumento à memória dos seus Heróis caídos em combate e bem assim de todos os combatentes da vila. Aos toques de Homenagem, Silêncio e Alvorada, foram invocados os quatro nomes daqueles que tem ali o seu nome gravado:
JOSÉ ALMEIDA CASTELEIRO,
MANUEL FONSECA TOMAZ,
JOSÉ AFONSO PAIS e
JOSÉ ALBERTO JESUS MOTA.

importantes no CM...ministros, cães raivosos e espanhois!


Cão raivoso atravessou Portugal
O animal, proveniente de Marrocos e chamado de ‘Gamin’, transformou-se no foco de propagação desta doença mortal em França, onde as autoridades aguardam os resultados das análises de 177 pessoas potencialmente contaminadas..
Sócrates segura ministra
José Sócrates não altera uma linha no discurso nem nas políticas de Educação
76 autarcas e gestores da área da Saúde em Tribunal
Por não terem entregue a declaração de rendimentos no prazo legal de 60 dias após o início de funções
Zapatero conquista mais 4 anos
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) venceu as Legislativas de ontem

domingo, 9 de março de 2008

... a Grande Marcha!


Cerca de 100 mil professores, segundo os sindicatos, participaram hoje na Marcha da Indignação, exigindo a demissão da ministra da Educação, a renegociação do Estatuto da Carreira Docente e a suspensão do processo de avaliação de desempenho.
Numa moção, hoje aprovada em Assembleia-Geral, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público defendeu que «a prática do Governo ao atentar contra a escola pública é apenas uma das faces de uma política que visa destruir o aparelho de Estado e privilegiar os interesses económicos dominantes».
Os magistrados públicos argumentaram, no mesmo documento, que «a sistemática atitude do Governo de falta de diálogo e de respeito para com os professores não se diferencia de idêntica atitude que tem vindo a assumir perante os magistrados».
O sindicato reforçou mesmo que tal atitude «mais não reflecte que a tentativa de condicionar a autonomia e a liberdade de pensamento de corpos sociais capazes de reflectir».
Como tal, os magistrados do Ministério Público decidiram «saudar a grandiosa manifestação dos professores de Portugal, e manifestar-lhes total solidariedade».
Lusa/SOL

Cavaco diz que está a acompanhar a situação
Cavaco Silva garante que está «a acompanhar a situação e a ser informado de tudo o que está a acontecer em Portugal», numa referência à manifestação dos professores que está a decorrer hoje.
Mas, na linha do que já ontem afirmara, sublinha: «não é no Brasil que devo enviar mensagens s obre questões internas do país».
Apesar de tudo, o PR lembra as declarações que fez há cerca de uma semana, apelando à calma e à serenidade. «Ainda há poucos dias reafirmei um princípio constitucional que era o direito à manifestação, que a todos nós compete respeitar», acrescentou também.
sofia.rainho@sol.pt

Cerca de 100 mil professores, segundo os sindicatos, participaram hoje na Marcha da Indignação, exigindo a demissão da ministra da Educação, a renegociação do Estatuto da Carreira Docente e a suspensão do processo de avaliação de desempenho.
Numa moção, hoje aprovada em Assembleia-Geral, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público defendeu que «a prática do Governo ao atentar contra a escola pública é apenas uma das faces de uma política que visa destruir o aparelho de Estado e privilegiar os interesses económicos dominantes».
Os magistrados públicos argumentaram, no mesmo documento, que «a sistemática atitude do Governo de falta de diálogo e de respeito para com os professores não se diferencia de idêntica atitude que tem vindo a assumir perante os magistrados».
SOL

O sindicato reforçou mesmo que tal atitude «mais não reflecte que a tentativa de condicionar a autonomia e a liberdade de pensamento de corpos sociais capazes de reflectir».
Como tal, os magistrados do Ministério Público decidiram «saudar a grandiosa manifestação dos professores de Portugal, e manifestar-lhes total solidariedade».
Lusa/SOL

Cavaco não comenta Marcha da Indignação

O Presidente da República, Cavaco Silva, que se encontra em visita oficial ao Brasil, recusou este sábado comentar o protesto dos professores que está a decorrer em Lisboa, considerando que “não deve enviar mensagens” quando se encontra fora do País e recordando o seu apelo ao respeito pelo direito à manifestação.

Questionado pelos jornalistas sobre a manifestação dos professores contra as políticas governamentais, Cavaco Silva disse estar “a acompanhar a situação”, considerando, no entanto, que “não é a partir do Brasil que eu devo enviar mensagens sobre as questões internas do nosso País”.
O Presidente recordou ainda o apelo que fez, há poucos dias, aquando da sua visita os Pupilos do Exército, onde reiterou “o princípio constitucional do direito à manifestação, que compete a todos nós respeitar”.
CM 2008-03-08 - 17:14:00


importantes no CM...entre PJs e telefones mudos!



Cem mil contra a ministra
Portugal tem 143 mil professores. Contas da ministra da Educação...
Problema de linhas atrasou socorro
O CM apurou que na tarde de quinta-feira os Bombeiros de Benavente tiveram dificuldades em entrar em contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), com sede em Lisboa, sendo necessárias oito tentativas (e mais de 12 minutos) para alguém atender e enviar socorro para a zona industrial de Vale Tripeiro, onde o septuagenário António Manuel Martins faleceu vítima de paragem cardiorrespiratória.
Judiciária sem pista nas mortes de Lisboa
A Polícia Judiciária está num impasse. São poucas as pistas relativas aos dois homicídios de Lisboa CM 090308

importantes no CM...impostos e homicidios!


Ministro admite baixar impostos
O ministro das Finanças admitiu ontem que o Governo está a ponderar uma redução dos impostos, com vista a incentivar as despesas dos consumidores
Religião motiva homicídio
Desentendimentos de índole religiosa entre praticantes das duas mesquitas do Laranjeiro, Almada, terão estado na origem do homicídio de Izzaz Hassan, ...
Ama esfaqueada à porta de casa
Uma mulher, casada, de 37 anos, foi ontem ao fim da manhã esfaqueada por um indivíduo encapuzado junto à sua vivenda, no sítio dos Almargens
PJ à caça de suspeitos
A Polícia Judiciária está à procura de dois indivíduos que terão agido em parceria nos dois crimes ocorridos em Sacavém e Oeiras no dia 1 de Março CM Sábado, 8 de Março de 2008

sábado, 8 de março de 2008

...pintou Lisboa de negro!


Ministra promete continuar a trabalhar para encontrar as "melhores soluções"
PUBLICO 08.03.2008 - 21h23
A ministra da Educação diz “não ser relevante” a participação de 100 mil professores na Marcha da Indignação, este sábado em Lisboa, considerando que o importante é "continuar a trabalhar para encontrar as melhores soluções" para os problemas do sector.

Em entrevista à SIC, horas depois da maior manifestação de sempre no sector, Maria de Lurdes Rodrigues, disse que bastaria um milhar de docentes ter saído à rua para o ministério perceber que existe descontentamento na classe.
“Compreendo muito bem as razões da manifestação”, afirmou a ministra, admitindo que a tutela “está a pedir às escolas mais esforço e mais trabalho”, tendo em conta o aumento do número de alunos, “sacrifícios” que recaem directamente sobre os professores.
Contudo, a governante garantiu que não se vai demitir ou suspender a avaliação de docentes – reivindicações feitas esta tarde pelos manifestantes. "Vou continuar a trabalhar para encontrar as melhores soluções, tal como tenho feito e é o que vou continuar a fazer”, declarou.
Pouco antes, numa entrevista gravada à RTP, Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou que o seu afastamento do cargo ou o abandono das actuais políticas de educação seriam “soluções fáceis” para o Governo que a ninguém serviriam. “As soluções difíceis são as que nos obrigam a encontrar respostas para os problemas”.
A governante garantiu ainda total disponibilidade para negociar com os parceiros. “Não é legítimo dizer que não há negociações por a ministra não estar presente. Estarei nas reuniões se isso for essa a exigência” dos sindicatos, concluiu.

COMENTÁRIOS:

08.03.2008 - 23h29 - Pavilhão verde e Branco, Portugal
A Srª Ministra da Educação diz que não é relevante” a participação de 100 mil professores na Marcha da Indignação, este sábado em Lisboa”, porque os outros 40 mil revelam grande tristeza de não puderam ir! Não é relevante porque o domingo vai ser ocupado a corrigir ainda as fichas de duas ou três turmas, a preencher grelhas e preparar parte das aulas. Não é relevante porque os professores nos poucos tempos livres vão lançar os níveis de avaliação de cada aluno nos computadores da escola (os que têm instalado o programa específico) e ajudar os colegas a fazer o mesmo. Não é relevante porque vão passar toda a semana, pela noite dentro, a preparar as reuniões de avaliação. Não relevante porque, com isto tudo, ainda vão ter em a reunião dos Directores de Turma, também depois das 18h30. Não é relevante porque, porque os professores têm de ajustar a planificação das aulas deste período com os conteúdos e planificação do próximo período! Não é relevante porque tem de fazer os relatórios com o Director de Turma e o professor da disciplina por cada aluno (que não é da sua turma) com dificuldade a que deu seu apoio educativo acrescido, uma hora semanal!

08.03.2008 - 23h28 - Anónimo, Porto, Portugal
Será que esta mulher está com a sanidade mental em ordem? Como é possível chamar a esta manifestação com mais de 100.000 professores um "menor protesto"??? Serão de esperar num futuro muito próximo medidas mais fortes como a que a Sala dos Professores está a divulgar: "Greve Nacional às Avaliações". Ou será este outro "menor protesto"?...

08.03.2008 - 23h27 - Pavilhão Azul e Branco, Portugal
A Srª Ministra da Educação diz que não é relevante” a participação de 100 mil professores na Marcha da Indignação, este sábado em Lisboa”, porque os outros 40 mil ficaram com mágoa de não puderam ir! Não é relevante porque muitos professores acarretam mais um dia de deixar o corpo exausto até à medula! Não é relevante porque os professores nunca pensaram chegar a esta situação que já levou a perder uma noite em vigília e agora mais um dia para proferir invectivas à própria Ministra (quando no fundo preferíamos bem mais elogiá-la!) já que assim quer! Não é relevante porque os docentes ainda pressentem que não podem ficar apenas por este antagonismo político! Não é relevante porque se apercebem que vai duram muitos anos até que a situação do Ensino e Educação e da carreira docente se normalizem! Não é relevante porque ainda não sentiu o que é ser desrespeitado por alguns alunos, por alguns encarregados de educação, por qualquer indivíduo “mal formado” que até escreve para achincalhar os que se esforçaram para que aprendesse a contar e a escrever, enriquecesse o vocabulário e dominasse muitos conceitos!

...pintou Lisboa de negro!


Maior manifestação de sempre na Educação pintou Lisboa de negro
08.03.2008 - 19h00 PÚBLICO, com Lusa
Os sindicatos garantem que se trata da maior manifestação de sempre na Educação e um dos maiores protestos dos últimos anos em Lisboa. Segundo a PSP, a Marcha da Indignação juntou 80 mil professores, mas os organizadores garantem que mais de cem mil docentes participaram na iniciativa, que tingiu de negro as ruas do centro de Lisboa.
No discurso que proferiu no final do desfile que ligou o Marquês de Pombal ao Terreiro do Paço, Mário Nogueira, dirigente da Fenprof e porta-voz da plataforma sindical, garantiu que "mais de um terço" da classe profissional participou no protesto de hoje - um anúncio que foi recebido com um forte aplauso pelos manifestantes.Por seu lado, a PSP de Lisboa admite que o protesto juntou 80 mil professores, um número que ainda assim supera as expectativas iniciais dos sindicatos, que apontavam para 60 a 70 mil participantes.
A cabeça do desfile chegou ao Terreiro do Paço cerca das 16h30, mas mais de duas horas horas depois eram ainda milhares os manifestantes que chegavam ao local, onde decorrem os discursos finais. Cerca das 18h50, o Terreiro do Paço encontrava-se praticamente cheio, enquanto uma densa mole humana preenchia ainda os últimos dois quarteirões da Rua do Ouro.
Sindicatos exigem demissão da ministra
Em declarações aos jornalistas, Mário Nogueira afirmava que, a dimensão do protesto, demonstrava que “não há condições para mais diálogo” com a ministra da Educação. “Neste momento, depois desta manifestação impressionante, dizemos que a actual equipa ministerial não tem condições para continuar”, afirmou, sublinhando que “não é possível ter alguém à frente do ministério que tem, contra si, dois terços dos professores”.“Com uma manifestação destas, este passa a ser um problema do Governo”, acrescentou o dirigente, que voltou a lançar um repto a José Sócrates. “O primeiro-ministro tem de fazer uma leitura desta manifestação. É impossível manter uma política ministerial nestas condições".
A plataforma sindical, que ao longo das duas últimas semanas promoveu protestos nas principais cidades do país, promete não baixar os braços e, esta tarde, anunciou que todas as segundas-feiras do terceiro período lectivo (que se inicia após a Páscoa) vai promover manifestações a nível local para exigir a suspensão imediata do modelo de avaliação dos professores e o adiamento da entrada em vigor do novo diploma de gestão escolar.
Maior manifestação de sempre na educação
O longo cortejo que durante toda a tarde vestiu de negro o centro de Lisboa começou a desenhar-se à hora de almoço, na rotunda do Marquês e no Parque Eduardo VII, local onde muitos professores aproveitaram para almoçar, depois de horas de viagem. A grande maioria dos manifestantes viajou nos mais de 600 autocarros fretados pela organização para transportar os docentes, oriundos do Norte ao Sul do país.
A longa marcha, antecedida por um minuto de silêncio, partiu cerca das 15h00 mas, meia hora depois, apenas o sector de Lisboa e Vale do Tejo tinha entrado na Avenida da Liberdade, enquanto os docentes do Sul e Ilhas e da região Norte se acotovelavam ainda na rotunda e na vizinha Avenida Fontes Pereira de Melo.
Na frente do protesto, caminhavam os dirigentes das dez estruturas que integram a plataforma sindical, encabeçados por uma faixa onde podia ler-se: “Pela dignidade da carreira docente, contra a precariedade”. Atrás, acotovelavam-se milhares de professores, na sua maioria mulheres, empunhando bandeiras e cartazes, muitos com referências às escolas onde leccionam.
“Ministra para a rua, que esta escola não é tua” ou “Está na hora, está na hora de a ministra ir embora”, eram alguns dos “slogans” ouvidos contra Maria de Lurdes Rodrigues. Mais atrás, as palavras de ordem não escondiam a proveniência dos que engrossavam a cauda da manifestação: “Viemos do Norte para ditar a tua sorte”.A presença policial ao longo de toda a manifestação foi reduzida, mas no final da concentração, Mário Nogueira disse ter recebido informações de que 20 autocarros foram retidos pela polícia nas portagens de Aveiras, na A1, alegadamente para inspecções à presença de cintos de segurança nas viaturas.



COMENTÁRIOS DE LEITORES
08.03.2008 - 23h21 - Gil Fonseca, Lisboa
É a altura certa para acabar com este ME, com esta arrogância politica. É a altura certa para a opinião pública perceber a fraude de um primeiro-ministro que não tem categoria nem perfil democrático para governar, para perceber a arrogância de uma ministra que parece saída dos tempos da ditadura. E ao senhor Santos Silva, é preciso ter lata para chamar aos sindicatos e aos professores anti-democratas ! O senhor foi um dos principais responsáveis pelas acções do governo no sentido de controlar a comunicação social. Depois das visitas da polícia aos sindicatos,das exigências de identificação nas manifestações, das proibições das greves, do policiamento das escolas, ainda tem a LATA de dizer que os sindicatos e os professores não respeitam a democracia ? Acha que o povo português é assim tão estúpido ? Sr. Santos Silva, sra. Lurdes Rodrigues, sr. Sócrates, DEMITAM-SE. Neste momento os professores deste país exigem dignidade a farão TUDO o que for preciso para que a justiça seja feita. Não se pode governar em democracia como numa ditadura.

08.03.2008 - 23h21 - Anónimo, algures no país das maravilhas
Parabéns colega, mas não se deixe influenciar pelo discurso da ministra!! Então 100 000 professores para além de burros agora também são ignorantes , e seguem religiosamente o PCP (que sorte a do PCP com tantos seguidores!)e não lêem a legislação? Ainda bem que temos um professor Esteves de Coimbra, inteligente, não comunista e que sabe ler, e lê, os documentos tão bem!!!...Será que era o colega ou algum amigo seu que estava hoje, no decurso da manifestação, a deitar do edifício do Montepio na rua Augusta, papelinhos a mandar os professores trabalhar porque não fazem nada?!

08.03.2008 - 23h18 - Anónimo, Lisboa, Portugal
Pagaram-lhe os transportes para Serpa e Almeirim? Belo tacho deve ter para defender deste modo a vergonha de governo deste País. As reações e atitudes de ministros deste governo tem sido inqualificável para uma democracia europeia. Em breve serão avaliados. Semelhante comportamento só se via antes do 25 de Abril de 1974. Mas tomem nota ao que o povo diz! Começou a luta e a vossa queda aproxima-se.

08.03.2008 - 23h17 - Ana Lemos, PORTO,PORTUGAL
Como é possível tantos professores a contestarem esta política educativa e a ministra vir dizer que eles não perceberam, que estão equivocados , que a sua política é que está correcta? Como é possível esta equipa ministerial pensar que é detentora de toda a verdade e sabedoria? Serão todos estes professores uns mentecaptos ?

08.03.2008 - 23h18 - Anónimo, Porto
Você deve ser um professor muito especial! É o único que lê a legislação na sua origem: formidável!Certamente, nunca se misturará com os tais 90% que apoiaram, directa ou indirectamente, esta manifestação. Presumo que deve andar descontentíssimo por ter que se misturar, todos os dias, com esta escumalha, que não lê, que anda ignorantemente atrás de meia dúzia de chavões criados pelos sindicatos! Eu sei bem quem você é - é um colega perigoso, que deve ter um curriculum notável (fora da sala de aula) e que ambiciona estar um dia acima de todos os outros. Um colega que não terá, de certeza, competência nenhuma para exercer esta profissão que merece mais dignidade, mais respeito. Você anda perdido na escola - vá para aquilo que condiz com a sua ambição, vá para político, pois os seus alunos devem estar fartos de si!!