segunda-feira, 24 de março de 2008

importantes no CM, no Publico...e nas trapalhadas!


Câmara de Lisboa planeia mudar dez mil semáforos
A Câmara de Lisboa prepara-se para substituir as lâmpadas dos cerca de dez mil semáforos existentes na cidade por outras mais económicas e seguras. A iniciativa consta do plano de actividades da Agência Municipal de Energia e Ambiente Lisboa E-Nova e implica um investimento de 500 mil euros.
Motoristas ao nível de dirigentes
Os motoristas ao serviço da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros têm uma remuneração mensal três vezes superior ao respectivo vencimento base, auferindo mesmo salários equiparados aos do pessoal dirigente da Administração Pública. O que significa que a maioria dos sessenta motoristas ao serviço da Presidência do Conselho de Ministros recebe cerca de dois mil euros líquidos. CM Segunda-feira , 24 de Março de 2008 - 20:17

Sócrates lança Litoral Oeste
O primeiro-ministro lança hoje, em Leiria, o concurso público para a concessão Litoral Oeste, que contempla a construção da ligação em auto-estrada entre a A1 e A8 na zona de Leiria (IC36), integrando ainda o IC9, entre Nazaré e Tomar, e o IC2, na zona da Batalha.Em causa está um investimento de 260 milhões de euros para construir e explorar 85 quilómetros de novas estradas. O Governo prevê adjudicar a obra ainda este ano, de forma a que a que esteja concluída em 2011.Segundo o Ministério das Obras Públicas, a nova concessão beneficiará cerca de 391 mil habitantes de forma directa espalhados por nove concelhos da região Oeste.O concurso faz parte da intenção anunciada pelo Governo de investir mil milhões de euros na requalificação da EN125, Litoral Oeste e Auto-Estradas do Centro.

Último dia de mandato
O presidente da Autoridade da Concorrência, Abel Mateus, chega hoje ao fim de um mandato de cinco anos. O Governo optou por não recolocar Abel Mateus à frente da entidade reguladora da concorrência, o que suscitou críticas de alguns partidos e aplausos de outros sectores da sociedade. O nome do sucessor foi anunciado na semana passada: Manuel Sebastião. O novo presidente era até agora administrador do Banco de Portugal.

Três anos na lista para transplante de pulmões
A necessidade de um transplante de pulmões está a diminuir todos os dias a qualidade de vida de Vítor Paulo, um doente de enfisema pulmonar residente em Lamego, cujas rotinas são indissociáveis da medicação e cuidados especiais de saúde. "Tomo em média seis comprimidos por dia, fora o oxigénio", lamenta quem aos 32 anos, estando impedido de trabalhar, depende da Segurança Social e de instituições de solidariedade para sobreviver.
Aeroportos desprevenidos
Os aeroportos internacionais de Portugal ainda não adoptaram nenhuma medida cautelar específica devido à epidemia de dengue no Rio de Janeiro.O departamento de Comunicação do Aeroporto da Portela admitiu aoCM que 'não foram tomadas medidas de prevenção à dengue até ao momento'. E também a TAP, que assegura a maioria das ligações entre Portugal e Brasil, confirmou que 'não há qualquer determinação em relação à epidemia. Se houver algum protocolo, iremos cumpri-lo'.Também a subdirectora-geral de Saúde, Graça Freitas, disse ontem ao CM que ainda não foi tomada qualquer medida especial em relação à epidemia. 'Fomos alertados e nesta semana devemos tomar as medidas necessárias', informou. CM Segunda-feira , 24 de Março de 2008 - 20:17

Adiada para Abril entrega do estudo do LNEC sobre terceira travessia do Tejo
O prazo para entrega do estudo comparativo entre as alternativas para a terceira travessia do Tejo, a cargo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), foi hoje adiado para a primeira semana de Abril.
Governo vai estudar isenção de portagens para trânsito local no IC36
O ministro das Obras Públicas afirmou hoje que se está a estudar a isenção de portagens para o trânsito local no IC36, que fará a ligação em Leiria da A8 à A1.
Associação dos Oficiais das Forças Armadas denuncia venda de património por metade da avaliação
A Associação dos Oficiais das Forças Armadas (AOFA) denunciou hoje a venda, "por metade da avaliação", do património das Forças Armadas, propondo a criação de uma comissão de acompanhamento do processo, uma ideia que o PCP já comentou e considerou positiva. PUBLICO 24 Março 2008 - 21h32Segunda