quarta-feira, 5 de março de 2008

importantes no CM...com denuncias, camaras de vigilancia e...!


Seguros baixam comissões
As companhias de seguros vão descer os preços das comissões cobradas aos seus clientes, para competir com o Regime Público de Capitalização, vulgarmente conhecido como “PPR do Estado”. Jaime d’Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), disse ontem que “na maior parte das vezes as seguradoras abdicam das comissões de gestão (um por cento) e de depósito. Com o lançamento dos PPR do Estado, as companhias vão, naturalmente, ajustar as suas políticas comerciais”.
Ministro das Finanças recusa cenário negro
O ministro das Finanças qualificou ontem de “gratuita” e “alarmista” a afirmação do economista Miguel Cadilhe, que na segunda-feira considerou que Portugal se encontra em “recessão económica grave”.
Teixeira dos Santos afastou o cenário negro desenhado pelo ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva, frisando que este “nada tem a ver com a realidade” portuguesa. O titular da pasta das Finanças considerou ainda que a declaração de Cadilhe “em nada ajuda a transmitir uma imagem que deve ser objectiva”. Miguel Cadilhe afirmou que Portugal “está em recessão económica grave”, situação que, segundo adiantou, começou em 1999 e se aprofundou a partir de 2003. O economista defendeu, inclusive, que o País deveria solicitar à Comissão Europeia “medidas de protecção especial”.

Amadora quer câmaras para acabar com violência
A Câmara Municipal da Amadora vai solicitar ao Ministério da Administração Interna (MAI) a instalação de videovigilância e a presença do Corpo de Intervenção da PSP (CI) para combater os assaltos a pessoas, lojas e residências que têm afectado a freguesia de Casal de São Brás. A iniciativa surge um mês depois de uma manifestação espontânea onde centenas de moradores e comerciantes exigiram mais policiamento na zona.
Matou, foi denunciado e... amnistiado
José Barreiros esfaqueou até à morte o proprietário de um bar de alterne, em Viseu, fugiu à polícia durante 14 anos com um Bilhete de Identidade falso – e, quando foi finalmente presente à Justiça acabou por cumprir apenas um ano e seis meses de prisão porque beneficiou de duas amnistias. CM 05Mar08

O engenho do fugitivo, poderia ter durado muitos mais anos, não fosse uma denúncia de um colega de trabalho enviada à GNR local. “Há dez anos que reside em Canidelo um indivíduo que matou um homem no Centro do País. Esse homem usa o nome falso de José Pedrosa, esse sim, nascido e criado na freguesia, bem conhecido e casado com a irmã da mulher”, podia ler-se na carta, remetida em Abril de 2005, que de novo colocou a polícia no encalço do homicida.