Os meios financeiros não são o único instrumento de que os empresários precisam para desenvolver os seus negócios, garantir a sua sobrevivência e manter os postos de trabalho. Os apoios financeiros dos quadros de apoio da comunidade europeia, independentemente da regulamentação burocrática, complexa e indefinida da sua atribuição, não têm contribuído para o desenvolvimento dos negócios e a estabilidade do emprego. Mesmo as empresas mais beneficiadas pelos “incentivos”, acabam, na maior parte, por “fechar as portas” ou abandonar Portugal
As empresas para sair da crise que caracteriza a actual actividade económica e que afecta as suas vendas e as suas receitas, além da disponibilidade de meios financeiros, têm de utilizar processos rigorosos de decisão para desenvolver os seus negócios. A consultoria de marketing oferece um conjunto de processos que são considerados um instrumento seguro para apoiar esse desenvolvimento. Para ter sucesso a consultoria de marketing deve ser utilizada como qualquer outro investimento: deve ser baseado na investigação, cuidadosamente planificada, constantemente monitorizada e medida, e avaliada com base no retorno do investimento.
A EUREQUIPA oferece serviços de consultoria estratégica de marketing para apoiar o desenvolvimento dos negócios das empresas, quer se trate do mercado de consumidores individuais, quer do “buseness to buseness”. São várias as áreas de actuação da consultoria estratégica de marketing oferecidas pela EUREQUIPA. Incluem, nomeadamente:
· o desenvolvimento da visão e missão da empresa na qual devem estar focados a gestão e todos os trabalhadores, durante as suas tarefas, dia a dia;
· a segmentação do mercado que tem como principal objectivo definir os consumidores que permitem o retorno do investimento, considerando as centenas de variáveis económicas, sociais, culturais, demográficas e relacionadas com os hábitos e motivações de consumo;
· o posicionamento da empresa no mercado que deve estabelecer-se mediante uma mensagem precisa que se fixa na cabeça dos consumidores e estabelece uma relação com os seus produtos ou serviços, tendo em conta as suas necessidades e nível de satisfação;
· o desenvolvimento de novos produtos/serviços e preços, adequados às constantes mudanças das necessidades e preferências dos consumidores, que devem ser uma preocupação constante dos gestores, e cujas diferentes alternativas devem ser avaliadas para identificar a mais rendível;
· a estratégia de publicidade e comunicação e a optimização dos meios utilizados, cuja eficácia e custos/benefícios é avaliada através de pré-testes e post-testes, e modelos de previsão de cobertura de impactos;
· o serviço e a satisfação dos clientes que são factores determinantes da rendibilidade, cuja integração na gestão da empresa pressupõe um sistema integrado de informação e avaliação;.
· a optimização das vendas e da criação de canais de distribuição com base no conhecimento dos processos de compra, do uso de diferentes canais de venda e das necessidades dos consumidores.
As empresas para sair da crise que caracteriza a actual actividade económica e que afecta as suas vendas e as suas receitas, além da disponibilidade de meios financeiros, têm de utilizar processos rigorosos de decisão para desenvolver os seus negócios. A consultoria de marketing oferece um conjunto de processos que são considerados um instrumento seguro para apoiar esse desenvolvimento. Para ter sucesso a consultoria de marketing deve ser utilizada como qualquer outro investimento: deve ser baseado na investigação, cuidadosamente planificada, constantemente monitorizada e medida, e avaliada com base no retorno do investimento.
A EUREQUIPA oferece serviços de consultoria estratégica de marketing para apoiar o desenvolvimento dos negócios das empresas, quer se trate do mercado de consumidores individuais, quer do “buseness to buseness”. São várias as áreas de actuação da consultoria estratégica de marketing oferecidas pela EUREQUIPA. Incluem, nomeadamente:
· o desenvolvimento da visão e missão da empresa na qual devem estar focados a gestão e todos os trabalhadores, durante as suas tarefas, dia a dia;
· a segmentação do mercado que tem como principal objectivo definir os consumidores que permitem o retorno do investimento, considerando as centenas de variáveis económicas, sociais, culturais, demográficas e relacionadas com os hábitos e motivações de consumo;
· o posicionamento da empresa no mercado que deve estabelecer-se mediante uma mensagem precisa que se fixa na cabeça dos consumidores e estabelece uma relação com os seus produtos ou serviços, tendo em conta as suas necessidades e nível de satisfação;
· o desenvolvimento de novos produtos/serviços e preços, adequados às constantes mudanças das necessidades e preferências dos consumidores, que devem ser uma preocupação constante dos gestores, e cujas diferentes alternativas devem ser avaliadas para identificar a mais rendível;
· a estratégia de publicidade e comunicação e a optimização dos meios utilizados, cuja eficácia e custos/benefícios é avaliada através de pré-testes e post-testes, e modelos de previsão de cobertura de impactos;
· o serviço e a satisfação dos clientes que são factores determinantes da rendibilidade, cuja integração na gestão da empresa pressupõe um sistema integrado de informação e avaliação;.
· a optimização das vendas e da criação de canais de distribuição com base no conhecimento dos processos de compra, do uso de diferentes canais de venda e das necessidades dos consumidores.
Os serviços de consultoria estratégica de marketing da EUREQUIPA estão apoiados nas metodologias específicas dos seus departamentos de
. Diagnóstico, auditoria e consultoria estratégica
. Estudos de mercado e de opinião, a nível nacional e internacional,
. Recolha de informação quantitativa e qualitativa (desk research, entrevistas, reuniões de grupo, testes, simulação/mystery shoper, etc.),
. Estudos sobre o índice de satisfação e de fidelidade,
. Estudos e planos de estratégia de marketing,
. Análise de conteúdo e análise estatística da informação,
. Estudos e projectos de investigação económica, social e cultural,
. Estudo de sistemas integrados de informação e de gestão,
. Modernização administrativa e novas tecnologias de comunicação e informação. por Mario Bacalhau in NEWSLETER – 6
. Diagnóstico, auditoria e consultoria estratégica
. Estudos de mercado e de opinião, a nível nacional e internacional,
. Recolha de informação quantitativa e qualitativa (desk research, entrevistas, reuniões de grupo, testes, simulação/mystery shoper, etc.),
. Estudos sobre o índice de satisfação e de fidelidade,
. Estudos e planos de estratégia de marketing,
. Análise de conteúdo e análise estatística da informação,
. Estudos e projectos de investigação económica, social e cultural,
. Estudo de sistemas integrados de informação e de gestão,
. Modernização administrativa e novas tecnologias de comunicação e informação. por Mario Bacalhau in NEWSLETER – 6