sexta-feira, 6 de abril de 2007

"a melhor maneira de chatear os estrangeiros...l"



Os Gato Fedorento dizem que "a melhor maneira de chatear os estrangeiros é viver em Portugal"

O cartaz do Partido Nacional Renovador (PNR), colocado na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, já não está sozinho. José Pinto Coelho, fundador e presidente do partido nacionalista, tem como companhia, a partir de ontem, quatro ilustres conhecidos: Ricardo de Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e José Diogo Quintela.
À semelhança do que acontece com os partidos políticos, os Gato Fedorento decidiram instalar um outdoor mesmo ao lado do cartaz do PNR, assumindo a sua oposição contra a mensagem xenófoba daquele partido político. E fazem-no parodiando Pinto Coelho, o homem que disse querer "conquistar as ruas".
Com as mesmas dimensões do seu vizinho, o outdoor dos Gato Fedorento ostenta os rostos dos quatro humoristas, com bigode, pêra e "olhos esbugalhados", notou um elemento da produção. As frases inscritas no cartaz têm a assinatura inconfundível do colectivo: "Mais Imigração. A melhor maneira de chatear os estrangeiros é viver em Portugal. Com os portugueses não vamos lá". Refira-se que, mesmo ao lado, no outdoor do PNR, entretanto parcialmente vandalizado, pode ler-se: "Portugal aos portugueses.
asta de imigração, nacionalismo é solução" (a frase "Façam uma boa viagem", acompanhada pela imagem de um avião, foi riscada). Pinto Coelho disse, na passada semana, que o PNR está apostado na "visibilidade". Não contava, porém, com a sombra que o outdoor dos Gato Fedorento vai provocar. Esta acção é custeada pelos elementos dos Gato, que, contou o mesmo elemento, "enquanto cidadãos", quiseram marcar a sua posição. Este cartaz foi colocado no Marquês de Pombal ao final da tarde de ontem, depois de os serviços camarários de Lisboa receberem o pedido de licença para a colocação do outdoor. Resta agora aguardar pela resposta da câmara da capital para saber se também os Gato Fedorento poderão "estar na rua" até 2 de Maio, dia em que o PNR retirará o seu cartaz.
PUBLICO 06.04.2007
Os Gato Fedorento estão sob ameaça da extrema-direita por causa de cartaz
Os quatro humoristas dos Gato Fedorento estão a ser alvo de ameaças por elementos da extrema-direita por causa do outdoor que colocaram na praça Marquês de Pombal, em Lisboa, onde se insurgem contra a mensagem xenófoba do cartaz do Partido Nacional Renovador (PNR), que está instalado bem ao lado.
As ameaças estão a ser difundidas na Internet, no Fórum Nacionalista (um agrupamento internacional defensor da raça branca) e nalguns casos os seus autores, que se escondem atrás de nicknames, dizem-se dispostos a agredir fisicamente qualquer dos humoristas Ricardo Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e José Diogo Quintela.
DN Sexta, 6 de Abril de 2007 Inês David Bastos - Vasco Neves (imagem)