segunda-feira, 2 de julho de 2007

anedOTAs!


Ruído dos aviões da Portela afecta 27 mil pessoas

Estudo da Quercus
O ruído causado pelos aviões no aeroporto internacional da Portela afecta 27 mil pessoas, estima a Quercus, para quem este problema deve ser incluído no debate sobre a localização do futuro aeroporto. A comissão parlamentar de Obras Públicas recebe para a semana o LNEC, instituição que vai comparar Ota e Alcochete.
Os aeroportos arriscam-se a ser a face mais incómoda do ruído, problema que entrou na legislação portuguesa há 20 anos. Hoje em dia, a Portela afecta 27 mil moradores que suportam níveis médios de ruído entre os 55 e os 65 decibéis, acumulados ao barulho próprio de uma grande cidade.


Por vezes, ainda que apenas durante alguns segundos, este valor pode ultrapassar os cem decibéis. Segundo a legislação em vigor, o valor máximo médio terá de ser inferior a 65 decibéis, durante o dia.
As descolagens e aterragens da Portela afectam mais pessoas do que as outras possíveis localizações. No caso da Ota, o ruído iria afectar directamente 17.864 moradores e 1330 no caso do Campo de Tiro de Alcochete, na Margem Sul. Publico 02.07.2007 - 19h32 Lusa, Helena Geraldes