segunda-feira, 12 de maio de 2008

importante para "vários"...


Maioria justifica ausências com doença e trabalho
Os deputados socialistas já registaram nesta sessão legislativa, que termina a 18 de Julho, mais de 500 faltas às reuniões plenárias. Perante este cenário, o líder parlamentar do PS, Alberto Martins, chamou a atenção dos deputados e exigiu maior assiduidade.
...
Apesar de muitas faltas serem justificadas com trabalho político, Alberto Martins alertou para o facto de os "espaços vazios" nas bancadas criarem má imagem.
...
Na sessão solene da comemoração do 25 de Abril foi aliás notório um vazio geral nas bancadas da Assembleia da República. Mas um dos episódios que mais polémica geraram em torno do Parlamento aconteceu em 2006, quando as votações tiveram de ser adiadas por falta de quórum: cerca de 120 deputados faltaram na véspera do início das férias da Páscoa.
CM 12 Maio 2008 - 13h00

Estrangeiras falham consulta!
Um elevado número de bebés nascidos no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) regressa às Urgências daquele hospital nos primeiros meses de vida com graves problemas de saúde devido ao desconhecimento dos pais em lidar com as crianças. Estas situações ocorrem, sobretudo, com imigrantes que se atrasam na ida às primeiras consultas nos centros de saúde, acabando os recém-nascidos por adoecer. Estes casos entopem, ainda mais, o Serviço de Urgência Pediátrica. CM 12 Maio 2008 - 00h30


7.5 na escala de Richter
Um terramoto de 7,5 graus na escala de Richter abalou a província de Sichuan, no sudoeste da China, com epicentro a menos de cem quilómetros da cidade de Chengdu, segundo informou o Centro Geológico dos EUA. As autoridades estimam que este terramoto, já considerado o mais devastador a atingir o território, tenha provocado a morte a mais de 8.50 pessoas na região mais afectada e cerca de dez mil feridos.
O abalo, que foi sentido noutras cidades do país, teve como epicentro o distrito de Wenchuan, a uma centena de quilómetros de Chendgu, uma cidade com mais de dez milhões de habitantes.
CM 12 Maio 2008 - 18h45

Baixa-Chiado
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, leva amanhã à aprovação da Assembleia Municipal uma proposta que visa a delimitação da área crítica de recuperação e reconversão da Baixa-Chiado, bem como solicitar ao Governo a atribuição do direito de preferência ao município nas transmissões a título oneroso, entre particulares. CM 12 Maio 2008 - 00h30

Os três chefes unidos contra Valença Pinto
O ministro da Defesa volta a reunir-se hoje com os chefes militares, para nova tentativa de fazer avançar uma reforma onde os responsáveis da Armada, Exército e Força Aérea traçaram linhas vermelhas ao modelo defendido pelo Chefe do Estado-Maior-General (CEMGFA).

De acordo com o que DN ouviu nas últimas semanas, a reforma das estruturas superiores das Forças Armadas (FA) bloqueou: de um lado estão os chefes dos ramos e, do outro, o ministro e o CEMGFA, general Valença Pinto. Um oficial superior dá voz a uma dúvida que há nos estados-maiores dos ramos: "Que [alegadas] trocas ou promessas é que foram feitas" entre o ministro e Valença Pinto? O que pode concluir-se é que a Resolução do Conselho de Ministros (RCM) feita por Severiano consagra a visão minoritária do CEMGFA - o que explicará eventuais fricções pessoais entre os chefes.
O encontro de Nuno Severiano Teixeira, no Forte de São Julião (Oeiras), realiza-se quase duas semanas depois de um Conselho de Chefes de Estado- -Maior (CCEM) que durou mais de 24 horas. A clivagem é tão profunda que, "pela primeira vez" na história recente da instituição militar, "os chefes dos três ramos estão unidos", assinalam todas as fontes que abordam o assunto.
DN Segunda, 12 de Maio de 2008 Manuel Carlos Freire

o ministro em Braga
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu esta segunda-feira, em Braga, que no começo de Junho entram para a GNR 1200 novos guardas que serão colocados pelo país, de acordo com as necessidades de segurança.
"Ao todo vão entrar, nesta legislatura, um total de 4300 novos guardas para a PSP e a GNR", acrescentou Rui Pereira, em resposta a uma pergunta dos jornalistas sobre a alegada falta de agentes da GNR no interior do distrito de Braga.
O ministro revelou ainda que, para além da entrada de novos agentes para as forças de segurança, o orçamento para investimento em equipamentos, armas, viaturas, comunicações e edifícios duplicou, no quadro de um plano plurianual de investimentos.
JN Segunda-feira, 12 de Maio de 2008