segunda-feira, 19 de maio de 2008

importante para "vários"...


Publico 190508
Serviços públicos: municípios acusados de cobrança ilegal de taxa de disponibilidade
O deputado socialista Renato Sampaio, autor da lei que proíbe a cobrança de taxas associadas aos contadores para os serviços públicos essenciais, considerou que “é ilegal” cobrar para disponibilizar estes serviços.
Valter Lemos diz que apenas 1500 trabalhadores não docentes vão terminar contrato
O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, afirmou hoje que apenas 1500 funcionários não docentes vão terminar o contrato no final de Agosto e não cinco mil como denunciou hoje a Federação Nacional de Sindicatos da Função Pública.
Cinco mil trabalhadores não docentes estão em risco de perder o emprego
Manuel Pinho: aumento do preço dos combustíveis é "muito preocupante"
O ministro da Economia, Manuel Pinho, considerou hoje "muito preocupante" o aumento dos preços dos combustíveis e garantiu aguardar o estudo pedido à Autoridade da Concorrência para ter a certeza que "não existem factores anormais" a empolá-los.
Investimento directo estrangeiro em Portugal e no exterior baixou mais de 50 por cento
O investimento directo estrangeiro (IDE) em Portugal, assim como o investimento das empresas portuguesas no estrangeiro, registou uma diminuição superior a cinquenta por cento em 2007, segundo dados que a União Europeia (UE) hoje divulgou.

Diário de Noticias 190508
Um grupo de muçulmanos que preparava acções violentas esteve de passagem por Portugal, com o objectivo de recrutar jovens da comunidade nacional para a jihad (vulgarmente designada guerra santa). A revelação foi feita ontem pelo xeque David Munir, durante um debate no Rádio Clube Português. O grupo esteve no País há alguns anos, mas "não teve sucesso, tendo sido rejeitado pela comunidade", revelou. O sentimento de integração no País foi a principal razão apontada para o facto de estas acções não terem tido eco.O vice-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), José Manuel Anes, também presente no debate, disse ao DN que, de facto, "houve um grupo que estava a preparar atentados que passou em território nacional há uns anos. Eventualmente era composto por indivíduos de uma ou duas proveniências, indo-paquistaneses ou do Magrebe, e que podem ter passado por Inglaterra".

O recrutamento de indivíduos e posterior rejeição pela comunidade levou-os a ir embora do País", diz José Manuel Anes, acrescentando que o grupo tinha a intenção de desenvolver acções no território.


Jornal de Noticias 190508
Três assaltos a habitações por hora em Portugal
Aumenta o número de casas assaltadas durante o sono dos moradores. Arrombamento é o método preferido. Porto, Lisboa e Faro mais afectadas
315 mil pessoas receberam Rendimento Social de Inserção
O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção que regressou à política de apoio social em 2007, após terem visto a sua prestação cessada, foi de 29.123 pessoas, o que corresponde a um aumento superior a 50% quando comparado com o ano de 2006