quinta-feira, 25 de setembro de 2008

resumo de noticias do dia


SEF ataca máfia das favelas
O objectivo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras era claro. Identificar brasileiros para perceber a dimensão de uma realidade que começa a preocupar as autoridades portuguesas. São centenas, vêm de favelas do Brasil e agrupam-se na Margem Sul. Estão ilegais e muitos têm cadastro. Edivaldo, o jovem recentemente detido pela PJ pelo homicídio de um ourives em Setúbal, pertencia ao Primeiro Comando Português, um movimento que apregoava a violência.
Tinham armas em casa
Quando a PJ, o GOE e o Corpo de Intervenção da PSP chegaram à Falagueira, na Amadora, às 08h00 de ontem, os três homens - entre os 25 e os 52 anos - não tiveram tempo para se livrar das armas. Em casa tinham dois revólveres, duas caçadeiras, 62 munições, 280 cartuchos e uma arma artesanal preparada para disparar munição de 12 mm.
Gang espalha terror na noite
Eram pelo menos trinta residentes do Vale da Amoreira e da Baixa da Banheira, na Moita. Alguns encapuzados, todos armados, empunhavam paus, tacos, bastões (uns em alumínio, outros com pregos) e facas, que usaram para agredir e roubar dez rapazes e uma rapariga que estavam na noite de anteontem na praça 25 de Abril, em Alhos Vedros, também na Moita. Foram confrontados pelos moradores e deu-se uma violenta rixa. Um jovem - supostamente membro do grupo de agressores - foi atingido a tiro pelo dono de um quintal onde se escondia.
Finanças perdem 60% dos casos
A Administração Fiscal perde 60 por cento dos casos que leva a Tribunal, admitiu ontem João Amaral Tomaz, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Teixeira do Santos, durante um debate ontem realizado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). No encontro, que juntou quatro ex-secretários de Estado (António Carlos Santos, Vasco Valdez, Rogério Fernandes Ferreira e Amaral Tomaz), foram feitas duras críticas ao funcionamento dos tribunais administrativos e fiscais.
Bancos já não cobram por revisão de crédito
Os bancos estão proibidos, a partir de hoje, de cobrar comissões nas renegociações das condições de crédito à habitação. A decisão do Governo surgiu na sequência das subidas das taxas de juro que, ontem, voltaram a aumentar.
Cavaco quer mais apoio para África
Cavaco Silva defendeu ontem que África merece uma "atenção prioritária", salientando que os esforços dos países africanos em nome de objectivos como a educação e a paz devem ser apoiados. O Presidente da República discursou na assembleia geral das Nações Unidas, que decorreu em Nova Iorque, onde salientou a afirmação da língua portuguesa nas organizações internacionais.
Cheque retido 4 anos na CML
A Câmara de Lisboa (CML) reteve um cheque de cinco mil euros de Santana Lopes durante quatro anos. O valor diz respeito a gastos que o ex-presidente da autarquia fez, nessa qualidade, numa deslocação a Paris. Durante a viagem, Santana Lopes efectuou pagamentos com o cartão de crédito da Câmara, cujas operações os serviços camarários não terão considerado despesas de representação, segundo apurou o CM.

Diário de Notícias
Governo que Scut pagas já em Janeiro
Marques Mendes regressa em livro
Sócrates tira da agenda casamento 'gay'

Público
Ministério sabia que subida das notas alunos do 12º era ilegal
Correio da Manhã
SEF ataca máfia das favelas
24 Horas
Polícia investiga possível fraude no assalto de 1 milhão de euros
Homem tenta lançar ex-mulher por uma barragem
Baleadas e queimadas

Jornal de Notícias
Sócrates recusa casamentos entre homossexuais
Jovens espancados em ajuste de contas
Diário Económico
Custos das novas estradas disparam mais de 50%
Comissões no crédito à habitação acabam hoje
Sócrates quer mais controlo do sistema financeiro
Hipermercados vão continuar fechados aos domingos

Jornal de Negócios
Aumenta a pressão para que IVA seja pago contra recebimento
Ex-secretários de Estado do Fisco dizem o que fariam hoje
George W. Bush EUA podem enfrentar uma "longa e dura recessão"