segunda-feira, 1 de setembro de 2008

resumo de noticias

CM Segunda-feira, 1 de Setembro de 2008 - 6:30
Guerra corta água a fogos
O combate às chamas já não é a única preocupação dos pilotos que lutam por meio aéreo contra incêndios em alguns concelhos transmontanos. Os relatos de agricultores, em Valpaços, Chaves e Murça, que tapam ou que tentam camuflar os tanques, para dificultar o acesso a pontos de água e a poços que usam para irrigar as terras, têm sido frequentes. Assim, evitam a sua utilização pelos helicópteros da Protecção Civil, mas colocam em risco a segurança de todos.(...)
Médicos sem formação
Alguns médicos operacionais que trabalham nos quatro Centros de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e que respondem às chamadas do número de emergência médica (112) não têm formação em suporte básico de vida.
Barman morto em Sesimbra
Sábado, 23h30. Vivia-se a ressaca do Benfica-Porto, quando Vítor Arcadino, proprietário de um café na Urbanização Pinhal de Cima, em Almoinha, Sesimbra, ouviu três tiros. Segundos depois, um homem veio à janela rogar por ajuda para o irmão, que tinha acabado de ser baleado.
Homem baleado à porta de casa
Um homem, de 37 anos, com nacionalidade romena, foi baleado à porta da casa onde tem um quarto alugado, cerca das 21h30 de anteontem. O atirador ainda ameaçou outro inquilino e chamou por uma mulher que estava no quarto da vítima. O casal em fuga é procurado pela Polícia Judiciária.
Cavaco aprova juiz
A escolha do juiz conselheiro Mário Mendes para secretário-geral do Serviço de Segurança Interna (SISI) foi acolhida com agrado em Belém. O CM sabe que o Presidente da República foi informado pelo primeiro-ministro antes de o nome ser divulgado e que Cavaco Silva já havia manifestado anteriormente, em círculos que lhe são próximos, a preferência por uma personalidade independente, admitindo inclusivamente um juiz, cuja nomeação não fosse explorada na luta político-partidária.
Santana ataca Marcelo
Há limites para tudo." A frase é de Pedro Santana Lopes, num ataque a Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito das críticas que fez à líder do PSD neste fim-de--semana. Num texto publicado anteontem no seu blogue, o ex-presidente da bancada contesta o que considera ser o arrependimento precoce do professor no apoio dado a Manuela Ferreira Leite nas últimas eleições directas de 31 de Maio.
outros

Jornal de Negócios
Custos com juros sobem mais de um terço
Grandes grupos cobiçam prisão do Pinheiro da Cruz para fins turísticos
Processos via Net dão redução até 50% nas taxas de Justiça
Diário Económico
"Governo vai fazer tudo pela maioria absoluta" - Marcelo Rebelo de Sousa
Caixa perde mais de 600 milhões na bolsa
Teixeira Duarte quer vender pontes do Tejo
Jornal de Notícias
Bombeiros já chegam a fogos em dez minutos
Jovem morto em casa com dois tiros por causa de um carro
Governo incentiva autarcas a testar criação de regiões
24 Horas
Novo esquema promete uma fortuna por 6 euros
Miúdo morto com dois tiros por ir defender o irmão
Há mais de 63 mil crianças inscritas em infantários ilegais
Público
Furacão Gustav põe em risco êxito da Convenção Republicana
Floresta - Ardeu menos de um décimo da média da década.
Diário de Notícias
Nova Orleães recorda 'Katrina' e foge de 'Gustav'
Marcelo afasta-se de Ferreira Leite