quarta-feira, 19 de maio de 2010

mais dois incendiários ?

Ricardo Salgado apontou para algumas medidas tomadas recentemente pela Alemanha para proteger a praça accionista e o mercado dos credit default swaps (CDS) dos ataques especulativos, considerando que “só um país vai ser difícil controlar a fera”.
“O mundo está desorganizado nesta matéria e deixa espaço para os especuladores”, acusou, anunciando que é “defensor do fim do naked short selling”.
“A crise iniciada em Junho de 2007 gerou uma recessão total. O incêndio propagou-se da Europa do Sul para todo o continente. É um ciclo infernal que continua a gerar instabilidade”. Naquele mês, o banco de investimento Bear Sterns, dos EUA, pediu 3200 milhões de dólares em empréstimos para financiar hedge funds que estavam em colapso devido à crise das hipotecas subprime.
publico
Portugal necessita de “um novo modelo de crescimento económico”, segundo Faria de Oliveira, o qual implica “um novo papel da banca, com novas exigências, que se deverão centrar no apoio à capitalização e recapitalização das empresas”.
“Temos que mudar radicalmente de vida. O nosso nível de vida vai baixar por uns tempos”, disse o presidente da CGD.
publico
Com Ulrich já são três. talvez um destes dias façam uma visita a Belém... mas duvido que o pior primeiro ministro do século XX os perceba.