sábado, 19 de fevereiro de 2011

Valerá a pena?


Não me parece que possam restar muitas dúvidas sobre o sentido que está a tomar a evolução da União Europeia. Só alguém dotado de um grau de ingenuidade sem limites poderá continuar a crer que a União de hoje é a mesma (aparte o nome) que a CEE a que aderimos.
...
As declarações repetidas da chanceler alemã (que nem sequer faz segredo disso), juntamente com as posições que o governo alemão tem tomado sobre a chamada governança económica europeia, não permitem alimentar dúvidas sobre a matéria.
...
Nestas circunstâncias impõe-se uma reflexão tanto quanto possível serena e desapaixonada sobre se teremos futuro na União.
- Será que vale a pena pertencer a uma União que serve de veículo aos interesses estratégicos do seu estado mais poderoso?
- Será que vale a pena pertencer a uma União que colocou o estado português (como outros) na mão dos mercados financeiros?
- Será que vale a pena pertencer a uma União que desde 1992 tem responsabilidades gravíssimas na distorção da nossa estrutura produtiva e não nos dá quaisquer perspectivas de progresso?
- Será que poderemos ter futuro numa União que reduz para níveis inimagináveis ainda há poucos anos e sem paralelo em estados fora da União, a nossa autonomia política?
Por mim, tenho cada vez mais dificuldade em responder afirmativamente a estas questões.
por João Ferreira do Amaral no Página 1