quinta-feira, 31 de maio de 2012

a energia das ondas (na factura da electrica chinesa) ?

03 Outubro de 2007
Portugal prepara-se para inaugurar o primeiro parque comercial de energia das ondas, capaz de fornecer energia "limpa" a 350 mil casas . As máquinas Pelamis, nome latino que designa as serpentes marítimas, desenhados por uma empresa escocesa que é líder mundial neste novo tipo de energia renovável, são compostas de vários cilindros vermelhos, cada um deles do tamanho de um pequeno comboio regional, conectados entre si, e que apontam na direcção das ondas.
23 de Setembro de 2008
O primeiro parque de ondas pré-comercial do mundo foi inaugurado em Portugal. Localizado ao largo da Aguçadora, Póvoa do Varzim, tem 3 máquinas Pelamis - desenvolvidas por uma empresa britânica. Parecem enormes cobras que oscilam ao sabor do mar.
27 de Dezembro de 2010
O projecto da central de energia das ondas do Pico, uma das únicas do género no mundo, está em risco de ser abandonado porque a entidade gestora não consegue financiamento de 500 mil euros para recuperar a estrutura.
A possibilidade de a Central de Ondas do Pico ser abandonada é mais do que real. A central está com problemas na estrutura, que está erodida, e não temos conseguido arranjar o financiamento necessário para o reparar”, disse António Sarmento, presidente da direcção do Wave Energy Center.
6 de janeiro de 2012
Chama-se Waveroller e é o mais recente protótipo para aproveitamento da energia das ondas. Está a ser construído em Peniche e é único a nível mundial. Um novo empurrão à economia do mar.
31 de Maio de 2012
A empresa finlandesa AW Energy deverá instalar até final de Junho tecnologia no fundo do mar da praia da Almagreira, Peniche, para produção de energia a partir das ondas, afirma o Presidente da Câmara.