quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Quem é responsável pela ausência dos coletes e das balsas Salva-Vidas?

Luto em Caxinas

Três pescadores foram sepultados

Foram esta quarta-feira a enterrar os três pescadores vítimas do naufrágio da passada sexta-feira, na Nazaré. A Comissão de Armadores voltou a exigir uma audiência com o Governo e com o Presidente da República, para discutir a melhoria das condições de segurança dos pescadores.

Familiares, amigos, conhecidos e muitos pescadores. O povo das Caxinas levou o mar para dentro e para fora da Igreja do Senhor dos Navegantes. Um mar de gente que se despede das três vítimas do naufrágio da Nazaré.

Em pouco mais de dois anos é a segunda vez que um naufrágio atinge os pescadores das Caxinas. Há ainda outros três pescadores desaparecidos.

Segurança em alto-mar

Os armadores continuam a reclamar mais segurança em alto-mar. Esta quinta-feira rumam a Lisboa para uma audiência com o Governo e com o Presidente da República. Não aceitam ser recebidos pelos chefes de gabinete.

Depois da missa de corpo presente, os funerais dos três pescadores seguiram para cemitérios diferentes: Caxinas, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

As embarcações das Caxinas voltam agora a fazer-se ao mar.

SIC 20:27 03 JAN 07 | País

...com isenção de IVA eles não teriam morrido?

Nazaré: Governo devia indemnizar famílias

Sindicalista considera que Executivo é «responsável, porque não salvou os pescadores»

...

Para Joaquim Piló, a situação de «deficiência» nos meios de salvamento marítimo é «nacional», sendo urgente que, além da aposta do Governo no reforço de meios, os armadores possam contar com benefícios fiscais na aquisição de equipamentos de segurança para as suas embarcações.

«Os coletes que permitem ao pescador trabalhar são muito caros e, por exemplo, seria bom que o Governo os isentasse de IVA», disse Piló à agência Lusa, acrescentando que a formação dos agentes de segurança marítima deve ser também reforçada.

...

PD 2007/01/04 | 13:19