sábado, 10 de janeiro de 2009

Arquitectos da Câmara de Lisboa acusados
O Ministério Público acusou dois arquitectos da Câmara de Lisboa, um deles chefe da divisão da Zona Oriental do Departamento de Gestão Urbanística e o outro afecto ao mesmo departamento, pelo crime de abuso de poder, ao considerar que violaram conscientemente o PDM para beneficiar um construtor imobiliário.
Segurança social perde 302 milhões na bolsa
O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS), activo destinado a pagar as despesas com as pensões dos portugueses, sofreu uma desvalorização de 302 milhões de euros, em 2008. Por este terramoto financeiro, que dava para pagar uma reforma média de 415 euros a quase 52 mil pessoas durante um ano , foi responsável "a grande volatilidade nos mercados financeiros", disse ao CM Manuel Baganha, presidente do Instituto de Gestão de Fundos da Segurança Social (IGFSS). Mesmo assim, a rentabilidade negativa do FEFSS não foi além de 3,73 por cento, taxa muito inferior à queda de 15,5 por cento dos fundos de pensões profissionais do País.
Aquecedor ligado faz quatro mortos
Um incêndio que começou pelas 05h00 de ontem, no nº 152 da rua de Trás, junto à Torre dos Clérigos, no centro histórico do Porto, matou Armando Oliveira (85 anos), Paula Marques (37) e as duas filhas, Ana (15) e Joana (11). O idoso deixou o aquecedor eléctrico ligado para se aquecer na noite mais fria do ano, no segundo andar. A mãe e as duas filhas, moradoras no quarto piso, morreram encurraladas pelas chamas. Apenas José Rios, habitante do terceiro piso, conseguiu sobreviver à fúria das chamas.
Nevão causa o caos no Norte do País
Um manto branco cobriu ontem praticamente todo o Norte de Portugal, mesmo em zonas onde não nevava há mais de duas décadas. Contudo, a alegria popular rapidamente se misturou com o caos provocado pelo nevão. Inúmeros despistes, estradas cortadas, localidades isoladas e escolas encerradas dominaram o cenário de ontem.
PSP com medo de represálias
Pelo menos desde a madrugada de segunda-feira que os agentes das esquadras da PSP na zona da Amadora têm ordens para reforçar a segurança das instalações policiais e para não patrulhar o interior dos bairros problemáticos do concelho.
Imposto do carro está mais caro
Os proprietários de automóveis vão começar a pagar este ano mais no Imposto Único de Circulação (IUC). O agravamento que já estava previsto no Orçamento do Estado para 2009 entrou em vigor no dia 1 de Janeiro e prevê um agravamento no imposto na ordem dos 5 por cento para os veículos matriculados em 2008 e 10 por cento para os que forem matriculados em 2009.
Procuradora nega caso de ministro arguido
O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, deverá pronunciar-se hoje sobre as investigações ao caso Freeport. "Oficialmente, não temos nenhum conhecimento", adianta ao CM Cândida Almeida, procuradora-geral-adjunta que lidera a investigação. A procuradora, que chefia o Departamento Central de Investigação e Acção Penal, refere-se à notícia avançada ontem pela TVI, segundo a qual "um ministro do Governo de António Guterres é suspeito de crime de corrupção e fraude fiscal".
Líder do PSD diz que "falta confiança"
A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou ontem na TVI que "estava convicta de que o sr. primeiro-ministro iria aceitar" um frente-a-frente para discutir a situação económica do País. A recusa, comunicada pelo ministro Augusto Santos Silva, "revela uma falta de confiança muito grande quando [Sócrates] não quer debater, como lhe compete, com a Oposição", prosseguiu