terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Diário de Notícias
Mudar PPR de banco anula ganhos de um ano
Faixa de Gaza dividida e sem recursos
Afinal o amor pode durar para sempre
Governo pressiona Sanofi a descer o preço da vacina
24 Horas
Benfica perde liderança com o último
Mãe de segurança morto na noite do Porto pede 200 mil euros de indemnização
Filho de Beto operado de urgência
Andreia está desaparecida há 20 dias e as autoridades suspeitam que está com o namorado
Jornal de Notícias
Elementos da Brigada Fiscal e funcionários da TAP em rede de corrupção
Dragão com fôlego de campeão
Ordem rejeita faltas expostas dos médicos
Só no Porto tirou a faca do pescoço
Diário Económico
Saiba tudo o que vai mudar na sua vida em 2009
Governo reforça apoio à exportação até sexta-feira
Bancos baixam taxas dos depósitos
“Espera-se um ano melhor para a função pública”
Jornal de Negócios
Taxa fixa ou variável? Vai valer a pena indexar o crédito à Euribor
Barack Obama corta impostos em mais de 215 mil milhões de euros
Fundo de arrendamento habitacional Proprietários pagam custos da venda caso desistam dos imóveis
Poupança Reforma Resgatar ou transferir um PPR custa em média 2%
Reservas de água estão abaixo dos 40%
A fraca precipitação registada desde Outubro coloca as barragens portuguesas com níveis inferiores ao habitual para esta época do ano, de acordo com a média obtida entre 1990 e 2000. O caso mais complicado é observado na barragem do Alto Lindoso, no rio Lima, revela o último relatório do Instituto da Água (INAG). (...)
Mais passes de comboio
Os automobilistas estão a deixar o carro em casa e a optar pelo comboio para a travessia da ponte 25 de Abril. A Fertagus está a conquistar, desde Setembro, mais 1733 passageiros com passes por dia, de acordo com dados a que o Correio da Manhã teve acesso. Em consequência, o tráfego na ponte tem vindo a diminuir.
Rapaz de 14 anos baleado por PSP
Um rapaz com apenas 14 anos foi ontem à noite baleado na cabeça por um agente à civil da PSP, apurou o CM, na sequência de uma perseguição na Amadora. Este incidente ocorreu pouco depois das 21h00, na freguesia da Falagueira, próximo de um supermercado Lidl.
Deputados deram quase 5500 faltas
Os deputados actualmente em funções já somaram nesta legislatura 5445 faltas. O PSD foi o grupo parlamentar que mais ausências registou nos últimos três anos e meio, com 2655 faltas. Três deputados sociais-democratas lideram, aliás, o ranking dos mais faltosos: Carlos Páscoa Gonçalves, Mário David, José Cesário.
Gang encomenda armas para crimes
O concelho de Sintra foi um dos que no passado esteve marcado por uma onda de roubos à mão armada. Bancos, restaurantes, ourivesarias, foram sucessivamente assaltados. Os carjackings vulgarizaram-se. Por trás destes crimes, a mesma marca: 'Pega Dodo'. Um gang sediado em Casal de São José, Mem Martins, e que se dava ao luxo de encomendar as armas com que fazia os assaltos.
Bancos merecem confiança média
Mais de 24 por cento dos portugueses têm um grau de confiança reduzido no sistema bancário português. Os dados são de uma sondagem CM/Aximage, que indica também que o grau de confiança médio se fica pelos 54,7 por cento.
Greve para permitir faltas
O Sindicato dos Trabalhadores Civis dos Estabelecimentos Fabris das Forças Armadas (STEFFA) entregou na OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal - um pré--aviso de greve a partir das 00h00 de amanhã, contra duas alterações no regime de faltas.
Grávida perde bebé
Morreu o feto de uma grávida de sete semanas que, no sábado, viu recusado o transporte pelo INEM. O óbito foi confirmado pouco depois das 03h00 da manhã.
Direcção polémica na saúde
O chefe de serviço da Cirurgia Vascular do Hospital Garcia de Orta, em Almada, José Daniel Menezes, foi convidado pelo novo administrador, Nelson Baltazar - que tomará posse a partir do dia 15 -, a ocupar o cargo de director clínico daquela unidade hospitalar. A resposta ao convite ainda não foi dada - sê-lo-á na próxima quarta-feira (dia 7) -, mas promete ser polémica por implicar eventuais incompatibilidades de funções.
Tanques israelitas isolam Norte de Gaza
Tanques israelitas cortaram ontem a principal estrada que liga o Norte e o Sul da Faixa de Gaza, isolando, na prática, toda a região Norte do território, enquanto prosseguiam os ataques aéreos e terrestres contra as posições do Hamas nos arredores da Cidade de Gaza, que já fizeram dezenas de vítimas civis. O presidente israelita Shimon Peres rejeitou a possibilidade de um cessar-fogo e garantiu que a ofensiva só terminará quando o Hamas "aprender a lição".
'Guerra do Gás' sem fim à vista
As acções da Gazprom podem ter consequências imprevisíveis para o fornecimento de gás em toda a Europa." O aviso chega da Naftogaz, a empresa energética ucraniana, que afirmou ontem que as falhas no abastecimento são uma manobra russa para a acusar de roubar o combustível. A congénere russa Gazprom responde, declarando que está a cumprir os contratos de fornecimento e a aumentar a passagem do gás através de rotas alternativas, mas que estas não têm a mesma capacidade.
PSP garante que baleou rapaz em resposta a ameaça e depois de vários avisos
O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa confirmou hoje, em comunicado, que um rapaz de 14 anos foi atingido mortalmente por um elemento policial, no final do dia de ontem, na Amadora. Contudo, a PSP esclareceu que o recurso à arma apenas foi feito “após esgotadas as advertências e avisos necessários à extinção do perigo iminente”, já que a vítima ameaçou a polícia com uma pistola.
Confrontos entre Exército israelita e activistas do Hamas intensificam-se na cidade de Gaza
A cidade de Gaza é palco de violentos combates entre o Exército israelita e o braço armado do movimento radical Hamas. Enquanto vários países e entidades pressionam o cessar-fogo, o número de palestinianos mortos subiu para 555.
Negociações para rever Estatuto da Carreira Docente iniciam-se no final do mês
As negociações para a revisão do Estatuto da Carreira Docente vão ter início dia 28 de Janeiro, ficou hoje decidido na reunião que está a decorrer no Ministério da Educação (ME) com todos os sindicatos do sector.
GDC A Colmeia nega ligação do clube com detido por aliciar árbitro
Steve Sanchez, presidente do GDC A Colmeia, da 1ª Divisão da AF Vila Real, garantiu hoje que Pedro Guedes, detido em flagrante delito por corrupção activa a árbitros, não tem ligações ao clube.
Paulo Branco tenta travar cartão myZoncard por ameaçar sector cinematográfico
A Autoridade da Concorrência vai pronunciar-se amanhã acerca de uma queixa feita pela Medeia Filmes, sobre o novo cartão myZoncard, que oferece aos assinantes da Zon TV Cabo 52 bilhetes de cinema por ano. A Medeia Filmes acusa a Zon Multimédia de vir trazer consequências irreparáveis ao sector.
Há iguanas cor-de-rosa nas Galápagos que Charles Darwin não viu quando andou por lá
Charles Darwin não viu iguanas cor-de-rosa quanto andou pelas ilhas Galápagos. Mas elas andam por lá, embora poucas vezes tenham sido avistadas, e podem ajudar a provar a divergência das espécies em ilhas remotas como estas, no Pacífico – até melhor do que os tentilhões de bicos diferentes, especializados de acordo com a sua alimentação, que serviram ao famoso naturalista para desenvolver a teoria da evolução através da selecção natural.
Câmara de Lisboa discute proibição de trânsito automóvel que atravessa a Baixa
A Câmara de Lisboa discute quarta-feira o novo plano de mobilidade para a Baixa, que proíbe o trânsito automóvel vindo da Avenida da Liberdade e que atravessa aquela zona da cidade. Segundo a proposta conjunta do presidente e do vereador Manuel Salgado, o novo plano de mobilidade, que foi apresentado em Dezembro, prevê "um corte na ligação da Baixa à frente ribeirinha" para o tráfego automóvel, à excepção dos transportes públicos.
Tyco Electronics retoma laboração, após paragem de duas semanas
A fábrica de Évora da multinacional norte-americana Tyco Electronics, considerada a maior unidade industrial do Alentejo, voltou hoje a "laborar normalmente", depois de uma paragem de duas semanas dos seus 1600 trabalhadores, disse fonte sindical.
Tarifas de gás natural para indústria sobem 1,5 por cento neste trimestre
As tarifas do gás natural para os clientes industriais subiram em média 1,5 por cento desde o primeiro dia de Janeiro e até ao final de Março, de acordo com a revisão trimestral da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Investigadores de Ciências da Educação pedem nova avaliação
Há mais queixas por causa da avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Desta vez, é o grupo de investigadores da área científica das Ciências e Políticas da Educação. O documento que critica o processo e pede uma reavaliação foi assinado por 12 dos 15 centros de investigação que existem no país nesta área e já foi entregue à FCT e ao Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.
Brasileiros começam a adoptar normas do Acordo Ortográfico
Os especialistas ainda esgrimem argumentos a favor e contra as novas regras, mas o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa já começou a entrar nos hábitos dos brasileiros. Segundo um inquérito online lançado pelo jornal diário "A Folha de S. Paulo", no qual as normas entraram em vigor no dia 1 de Janeiro, vinte e sete por cento dos que responderam à pergunta feita no site já começaram a escrever segundo as regras do ainda polémico acordo, enquanto trinta e quatro afirmam que vão esperar por 2013 para fazê-lo, uma vez que, a partir daí, a nova ortografia será a única considerada correcta.