domingo, 4 de janeiro de 2009

Não há quase nada em Gaza – sobretudo, “não há para onde fugir”
Falta tudo em Gaza, repetem habitantes da Faixa – ou melhor, repetem os poucos habitantes com quem é possível contactar, a pequena minoria cujos telefones continuam com vida depois de bombardeamentos israelitas terem atingido várias antenas da operadora de comunicações móveis local, a jawal.
António Costa vai coordenar moção de Sócrates para recandidatura ao PS
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, vai coordenar a moção de José Sócrates ao próximo congresso do PS, liderando uma equipa que se define como "força de unidade" na "esquerda democrática" e "preparada para governar".
Ensino profissional mais que triplicou nos últimos dez anos em Portugal
O ensino profissional mais do que triplicou nos últimos dez anos em Portugal, tanto em número de alunos como na oferta de cursos, abrangendo actualmente quase um terço dos estudantes do secundário, indicam dados do Ministério da Educação.
Ucrânia acusa Gazprom de reduzir fornecimento de gás aos consumidores europeus
Oleg Dubina, director da empresa pública Natfogaz da Ucrânia, considerou que a Rússia está a reduzir os fornecimentos de gás aos clientes europeus para acusar a Ucrânia de roubar combustível dos gasodutos.
Série de sismos na Indonésia faz quatro mortos e vários feridos
Uma série de sismos hoje na costa Norte de Papua, Indonésia, matou quatro pessoas, fez vários feridos e destruiu vários edifícios, informam as autoridades.
Atentado suicida em Bagdad faz 35 mortos e 65 feridos
Pelo menos 35 pessoas morreram e 65 ficaram feridas hoje num atentado suicida à entrada do mais importante mausoléu xiita de Bagdad, informou o porta-voz das operações de segurança da capital iraquiana, o general Qassem Atta.
Sporting e Benfica financiados por EPUL
A EPUL financiou o adiantamento de 19,95 milhões de euros ao Benfica e ao Sporting, em Dezembro de 2004, com um empréstimo do Grupo BPN. Sem liquidez para tamanho compromisso, resultante do contrato-programa celebrado em Julho de 2002 para a construção dos estádios do Euro'2004, a EPUL pediu um crédito intercalar de 45 milhões de euros ao Banco Efisa e ao BPN.
Arquivo de Identificação assaltado
O Arquivo de Identificação de Lisboa, instalado na Direcção-Geral dos Registos e do Notariado, na praça Francisco Sá Carneiro (vulgo praça do Areeiro), foi assaltado na noite da passagem de ano. Desconhecidos entraram por uma janela do primeiro andar - partindo um vidro - e, segundo garantiu ao CM um funcionário, roubaram centenas de bilhetes de identidade. No local está o ficheiro central da identificação civil, com dados pessoais de milhões de portugueses.
Despiste mata três amigos
O curto passeio para experimentar o potente Nissan 350Z, capaz de atingir em segundos os 250 quilómetros/hora, acabou ao final da noite de sexta-feira em tragédia para três jovens de Figueira de Cavaleiros, Ferreira do Alentejo. Adelino Espada, o condutor de 28 anos, e as amigas Sara Engrossa, de 18, e Cleide Mendes, de 17 - que seguiam no lugar do passageiro (o carro desportivo só tinha dois lugares) - circulavam a mais de 200 km/h quando o carro se despistou e foi embater violentamente em três árvores. Os três tiveram morte imediata."Aeroporto e TGV não combatem a crise"
João Proença, secretário-geral da UGT, não acredita que as grandes obras combatam a crise. A aposta deve ser feita nas pequenas obras e no aumento dos salários e das pensões.
650 portugueses mudam de nome
Todos os anos, cerca de 650 pessoas resolvem mudar de nome. Insatisfeitas com a decisão dos pais e dos padrinhos ou até por uma maior realização pessoal, centenas de homens e de mulheres recorrem às conservatórias em busca de uma nova identidade.
Vendas vão cair em 25 mil carros
Este ano os portugueses vão comprar menos 25 mil carros do que no ano passado, o que significa uma quebra do volume de negócios na ordem dos 550 milhões de euros.Compras de milhões na base da suspeita
O presidente da CP, Cardoso dos Reis, refutou ontem ao Correio da Manhã todas as acusações constantes de uma carta anónima, enviada ao Ministério dos Transportes, que, por sua vez, a enviou para a Inspecção-Geral das Obras Públicas. As denúncias surgem numa altura em que a CP se prepara para comprar comboios no valor de 430 milhões de euros.
Alegre aponta dedo a Cavaco
Manuel Alegre considera que, na origem da crise financeira nacional, está o modelo económico apoiado por Cavaco Silva enquanto primeiro-ministro, e do qual o actual Presidente da República "ainda não se demarcou". Pela segunda vez, o socialista aponta assim as baterias contra ao Chefe de Estado.
Hernâni Carvalho está a avaliar candidatura
O nome do jornalista Hernâni Carvalho está nos planos do PSD para uma candidatura autárquica no distrito de Lisboa. Contactado ontem pelo CM, o jornalista não quis abordar o assunto quando confrontado se estaria disponível para uma candidatura autárquica em Vila Franca de Xira ou Odivelas.
Tanques israelitas entram em Gaza
Ao oitavo dia de violentos bombardeamentos, tropas e tanques israelitas, apoiados por helicópteros, entraram ontem à noite na Faixa de Gaza, no início da invasão terrestre daquele enclave palestiniano. Segundo testemunhas locais, a movimentação fez-se a partir de três pontos diferentes ao longo da fronteira em direcção ao território palestiniano, nomeadamente na região de Beit Lahiya, onde surgiram os primeiros confrontos com combatentes do Hamas.
Expropriada por trabalho escravo
Uma decisão de um juiz do estado do Pará, no extremo norte do Brasil, pode mudar de vez as tumultuosas relações no campo. Uma fazenda onde foram encontrados trabalhadores em regime de escravidão foi expropriada e entregue ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, para abrigar famílias de trabalhadores rurais sem-terra.