quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Primo de Sócrates em retiro na China
"Estou mesmo perto do templo de Shaolin. [...] Abraço, cuida do pai e da mãe por nós." A mensagem, escrita por Hugo numa página do Face Book (uma comunidade na internet, semelhante ao Hi5) é dirigida ao irmão Nuno.
Crianças em carro roubado
A mulher deixou por breves segundos o carro com o motor a trabalhar e os seus dois filhos lá dentro, em Monte Abraão, Sintra - mas foi o tempo mais do que suficiente para dois homens entrarem no Fiat Uno, às 13h15 de domingo, e sequestrarem as duas crianças. Enquanto a rapariga de 12 anos foi violentamente atirada para o chão ao fim de poucos metros, esfolando o corpo todo, o rapaz de apenas oito anos só foi largado meio quilómetro mais à frente. Seguiram-se outros roubos, ruas em contramão e 35 minutos a fugir à polícia no dia seguinte - até que a PSP de Alfragide apanhou um assaltante. O outro está a monte.
Assaltante em fuga fere polícia com tiro
Um agente da PSP de Castelo Branco foi ontem à noite baleado por um ladrão violento que, momentos antes, tentou assaltar uma ourivesaria no largo Senhora da Piedade, com um cúmplice. O assaltante que disparou também foi atingido por uma bala da polícia, num braço, e refugiou-se depois num parque de estacionamento de arma encostada à cabeça - ameaçando matar-se. Uma hora e meia depois rendeu-se, às 20h30, entregando a pistola. Quanto ao cúmplice, escapou a pé no meio da multidão e, à hora de fecho desta edição, continuava a monte. Os feridos foram levados ao hospital
Cinco mil milhões para Alcochete
O novo aeroporto de Lisboa, a ponte Chelas-Barreiro e as novas estradas previstas na concessão do Baixo Tejo vão revolucionar a Margem Sul. Apenas entre estes três projectos, considerados estruturantes, estão previstos investimentos superiores a cinco mil milhões de euros.
Ladrões roubam e queimam casa
Jacqueline, como é conhecida nos meios da prostituição, apareceu no quartel dos bombeiros do Bombarral a pedir socorro, de madrugada, descalça e vestindo apenas um robe. A mulher contou que fora sequestrada durante duas horas por cinco homens, que incendiaram a casa onde vivia - para apagar os vestígios do crime - e roubaram diversos bens.
DIAP investiga branqueamento
A sede do Banco Privado Português (BPP) foi ontem alvo de buscas por parte de equipas do Ministério Público e Polícia Judiciária que tinham como objectivo principal apreender documentos de registos de movimentos bancários que podem estar ligados a offshores e a operações de branqueamento. A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) também teve operacionais nas buscas, que participaram como peritos para o Ministério Público na busca dos referidos documentos.
"Nunca ouvi falar do Insular"
Dias Loureiro, antigo administrador da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), grupo que detinha o BPN, garantiu ontem na Assembleia da República que ouviu pela primeira vez falar do Banco Insular nas páginas dos jornais, "há três ou quatro meses". E admitiu que se "sentia perdido" nas tarefas que desempenhava.
Felgueiras acusada de desviar milhões
Fátima Felgueiras volta de novo a protagonizar um braço-de-ferro com a Justiça, desta feita devido às relações entre o município e o clube de futebol local. Terá desviado 3,6 milhões de euros municipais para o Futebol Clube de Felgueiras entre 1995 e 2001. A autarca regressou ontem ao Tribunal de Felgueiras para ser julgada por um crime de abuso de poder e sete de participação económica em negócio. A edil chegou em passo largo e limitou-se a sorrir para as câmaras de televisão, desejando: "Bom dia".
PCP critica convite de autarca a Cavaco Silva
O convite endereçado a Cavaco Silva para inaugurar a Casa Museu Vasco da Gama, em Sines, a presença em actos e cerimónias com o primeiro-ministro José Sócrates e a celebração de um contrato de execução com o Ministério da Educação, são alguns dos motivos que estão na origem da ruptura do presidente da Câmara Municipal de Sines com o Partido Comunista Português.
Crise tira fulgor ao luxo de Davos
Será num ambiente bem diferente do habitual que cerca de 2500 políticos e economistas de todo o Mundo se reunirão a partir de hoje em Davos, na Suíça, para o encontro do Fórum Económico Mundial. Com a economia mundial mergulhada numa crise sem precedentes, o luxo e a ostentação que normalmente marcam esta cimeira anual foram substancialmente reduzidos - nem as supermodelos, que normalmente abrilhantam as festas dos grandes bancos, foram convidadas.
Diplomata acusado de assédio sexual
O embaixador de Angola na Argentina, Fernando Dito, foi acusado pela sua ex-secretária de assédio sexual, tendo a denuncia contra o diplomata dado entrada num tribunal de Buenos Aires. Andrea Piñeiro denunciou também Abel Adão João, adido financeiro da mesma embaixada, acusando ambos de lhe terem proposto manter relações sexuais em troca da conservação do seu posto de trabalho, segundo adianta o diário argentino 'Perfil.com'. Uma fonte da embaixada angolana na Argentina, desmentiu as acusações, sustentando que Andrea foi demitida por mau desempenho profissional e pretende apenas dinheiro fácil com o processo.
As autoridades inglesas consideram o primeiro-ministro José Sócrates suspeito no caso Freeport, de acordo com a próxima edição da revista "Visão" que sairá para as bancas amanhã. Por seu lado, a revista "Sábado" afirma que "os investigadores ingleses querem ver as contas bancárias do primeiro-ministro". A Procuradoria-Geral da República informou que amanhã emitirá um comunicado sobre a situação.
Sócrates: “Alteração da ZPE nada tem a ver com o licenciamento do Freeport”
As políticas económicas e sociais eram o principal tema do debate quinzenal com o primeiro-ministro, que se realizou esta tarde na Assembleia da República. Contudo, o estudo sobre as “Políticas de valorização do primeiro ciclo do ensino básico em Portugal”, apresentado segunda-feira pelo Governo, foi também trazido para o hemiciclo pela oposição, que acusou José Sócrates de o atribuir indevidamente à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).
CDS-PP e PCP questionam Governo sobre medidas para combater o desemprego
Alto quadro do BPP constituído arguido na sequência das buscas de ontem
Um funcionário de topo do Banco Privado Português foi constituído arguido no âmbito das investigações que estão a decorrer às operações de gestão deste banco, avança a RTP.
Caso BPN: António Marta volta a desmentir Dias Loureiro
O antigo vice-governador do Banco de Portugal, ouvido hoje na comissão de inquérito ao caso do Banco Português de Negócios, voltou a contradizer Dias Loureiro, garantindo que, em 2001, o então administrador da holding proprietária do banco não o alertou para alegadas irregularidades, antes quis saber o porquê de o supervisor “fazer sistematicamente perguntas e inspecções” à instituição.
Ahmadinejad quer que EUA peçam perdão pelos seus “crimes”
O Presidente Mahmoud Ahmadinejad exigiu hoje que o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, “peça perdão pelos crimes cometidos pelos Estados Unidos” contra o Irão nos últimos 60 anos. Não seria esta a reacção que o sucessor de George W. Bush esperava à sua oferta de “estender a mão aos que quiserem abrir o punho fechado”, mas alguns analistas interpretaram as palavras do líder ultranacionalista como uma mensagem doméstica, tanto mais que coincide com a sua recandidatura às eleições de 12 de Junho.
FMI agrava queda das principais economias que são clientes de PortugalAs principais economias europeias que compram produtos e serviços a Portugal vão cair mais de dois por cento este ano, à excepção de Espanha e de França, cujas quedas do PIB ficam ligeiramente acima dessa faixa, anunciou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI).
O enviado de Barack Obama ao Médio Oriente insistiu hoje na “importância crucial” de “prolongar e consolidar” o cessar-fogo na Faixa de Gaza, para evitar que incidentes como os registados ontem na zona de fronteira bloqueiam as negociações de paz.
Israel volta a bombardear túneis na fronteira entre Gaza e o Egipto
Violência doméstica: agressores devem cumprir pena em prisões especiais
A procuradora-geral adjunta Cândida de Almeida defendeu hoje a criação de núcleos especiais nas prisões para acolher condenados do crime de violência doméstica.
Bento XVI tenta ultrapassar nova polémica com comunidade judaica
O Papa Bento XVI garantiu hoje a sua “total e inquestionável solidariedade” com os judeus, um dia depois de o Grande Rabinato de Israel, a autoridade religiosa suprema do país, ter cortado as suas relações com o Vaticano, repudiando as declarações de um bispo integrista que negou em público a morte de seis milhões de judeus durante a II Guerra Mundial.
Quarenta milhões podem perder emprego este ano no mundo
Quarenta milhões de pessoas podem engrossar este ano o número de desempregados no mundo, se a situação económica se continuar a deteriorar, prevê a Organização Internacional do Trabalho (OIT), num relatório hoje divulgado.
Diário de Notícias
Accionistas do BCP querem vender ao BBVA
Aquecimento global é "irreversível"
Ao "menor incómodo deixaria" Conselho de Estado
Mesquita Machado vai contar à PGR quem influencia a arbitragem
Público
Morreu o escritor americano John Updike
Presidente diz que só melhor legislação permitirá melhor justiça
BPN: Dias Loureiro reafirma que alertou Banco de Portugal sobre modelo de gestão
Caso Esmeralda: Adelina Lagarto condenada a dois anos de prisão com pena suspensa
Correio da Manhã
Primo de Sócrates em retiro na China
Crianças em carro roubado
Assaltante em fuga fere polícia com tiro
Fundação: Projecto de Vieira
24 Horas
Mãe afectiva de Esmeralda condenada
Primo de Sócrates está no Nepal em "retiro espiritual"
Bárbara Taborda despe-se para uma revista de homens
Mulher dá à luz 8 gémeosJ
ornal de Notícias
Governo muda lei para combater crime juvenil
Queixas de clientes levam a buscas ao Banco Privado
Qimonda só tem dinheiro para salários até Março
MP3 pode levar dez milhões de jovens europeus à surdez
Diário Económico
Gestão de Rendeiro sob suspeita de burla e branqueamento de capitais
Cavaco teme crise mais grave devido a atrasos da justiça
Governo da Saxónia dá última esperança de salvação à Qimonda
Certificados de aforro pagam juro mais baixo de sempre
Jornal de Negócios
Miguel Cadilhe renuncia à presidência da SLN amanhã
Buscas ao BPP envolvem residências particulares
Dias Loureiro explica negócio de Porto Rico
Santander indemniza investidores particulares afectados pela fraude Madoff