sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

20 mil empresas abrem falência
A crise económica já provocou a falência de 20 mil empresas em Portugal nos últimos quatro meses e, em consequência, o desemprego de cerca de cem mil trabalhadores. Os dados são revelados pela Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME), que responsabiliza o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e exige a sua demissão.
Incendeia autocarros e espanca os colegas
Tem 16 anos e foi preso pela Polícia Judiciária de Aveiro por ter incendiado quatro autocarros da Central de Transportes de Albergaria-a-Velha. Fê-lo apenas para se gabar aos colegas e agiu num quadro de puro vandalismo - da mesma forma que espanca rapazes da escola só para exibir as imagens na internet. Os incêndios aconteceram no final de Agosto do ano passado e o prejuízo ascendeu a mais de cem mil euros.
Habitação municipal para chefe de gabinete
Ruptura familiar" e manutenção de um certo "padrão de vida" foram os fundamentos que justificaram a atribuição de uma casa municipal a Isabel Soares, actual chefe de gabinete do vice-presidente da Câmara de Lisboa, Marcos Perestrello, em 1991. A responsável devolveu a chave do T1 de Telheiras em Dezembro, após 17 anos de ocupação.
Mudanças travam patrulhas
A reestruturação da GNR levou à colocação de centenas de militares da extinta Brigada de Trânsito (BT) nos postos territoriais. Com isso, ficou desfalcada a fiscalização em várias estradas e auto-estradas do País - situação bem latente nas ligações ao Grande Porto
PJ caça gang que roubava ourives
A Polícia Judiciária do Porto desmantelou, ontem, um grupo de assaltantes, oriundo da Trofa, suspeito da autoria de mais de uma dezena de assaltos a ourivesarias e farmácias, efectuados nos últimos meses, naquela região. Os suspeitos vão ser hoje ouvidos em tribunal, para conhecerem as medidas de coacção.
Alunos passam frio na escola
O frio que ontem fez descer os termómetros em Lisboa a 1 grau revela a falta de condição das escolas para enfrentarem o desconforto térmico que atingiu valores extremos nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.
Mexia fica à frente da Cinemateca
Atingido por doença, João Bénard da Costa, que fará 74 anos no dia 7 de Fevereiro, foi substituído interinamente no desempenho do cargo de director da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema - pelo subdirector, Pedro Mexia. Apesar de não ter sido revelada a duração da baixa médica, o CM apurou que, embora suscite preocupação, o estado de saúde do paciente não é crítico.
Rockets atingem Norte de Israel
O Norte de Israel, junto da fronteira com o Líbano, foi ontem atingido por pelo menos três rockets, suscitando receios da repetição da guerra de 2006 com o Hezbollah e a abertura de uma segunda frente de batalha para Israel. O governo israelita afirma, no entanto, que os autores dos disparos não foram guerrilheiros do movimento radical libanês e sim "elementos palestinianos" infiltrados.
Ébola isola segunda província em Angola
A fronteira de Luau, entre a província angolana do Moxico e a República Democrática do Congo (RDC), foi ontem encerrada para evitar a entrada de produtos que possam estar contaminados com o vírus do ébola. Depois de Lunda-Norte, Moxico passa a ser a segunda província angolana a fechar a sua fronteira com a RDC. Em Lunda-Norte o estado de alerta é máximo por ser a província que faz fronteira directa com Kassai Ocidental, na RDC, onde, em Novembro último, a OMS declarou a epidemia de ébola.