domingo, 18 de janeiro de 2009

GNR faz greve de zelo às multas
Os patrulheiros da extinta Brigada de Trânsito estão revoltados com a restruturação da força de segurança, criticando, por exemplo, o facto de os novos destacamentos estarem dependentes dos comandos territoriais, em vez de pertencerem à Unidade Nacional de Trânsito (UNT). Estão a fazer uma greve de zelo às multas, convocada por SMS
Suspeitos libertados torturaram até à morte
Rui e Ricardo, de 17 e 18 anos, são suspeitos de torturar até à morte António Mota. Fizeram-no por dois mil euros, que não chegaram a receber, mas anteontem foram libertados pelo juiz do Tribunal de Ílhavo, que entendeu que não estavam reunidos os pressupostos para a aplicação da prisão preventiva. Ao abrigo do novo Código de Processo Penal, o Ministério Público não pode recorrer e tem de se conformar. Embora tivesse pedido que os mesmos ficassem presos.
Juízes negam adopção e dão hipótese à mãe
João e Manuel. Os nomes são fictícios, a história real. João tem quatro anos, Manuel dois. Estão ambos institucionalizados, a mãe tem mais dez filhos noutra instituição do Estado.
Desempregados disparam seguros
A crise está a gerar mais cautelas por parte de quem contrai um empréstimo. O medo do desemprego tem levado cada vez mais portugueses a aderir a seguros de protecção ao crédito. No último ano, as vendas deste tipo de seguro subiram mais de 20 por cento face a 2007, o que representa mais 200 mil segurados num universo ligeiramente superior a um milhão de clientes.
Refinaria espanhola ameaça Alqueva
O projecto da Refinaria Balboa, investimento previsto para a Extremadura espanhola, a 60 quilómetros da fronteira com Portugal e do lago de Alqueva, promete ser tudo menos pacífico. Os empresários dos grandes investimentos turísticos previstos para o Alentejo garantem que caso avance a refinaria, os três maiores empreendimentos turísticos, (Parque Alqueva, Herdade do Barrocal e Herdade do Mercador), que representam um investimento de 1330 milhões de euros e a criação de 2500 postos de trabalho directos, mais seis mil indirectos, pura e simplesmente vão parar.
"Não hesitava um segundo em acabar com as offshores"
Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças do Governo de José Sócrates, defende a extinção completa das offshores. Gigantesca operação de ocultação é como classifica a atitude do Executivo socialista ao esconder a actual crise dos portugueses.
"Não é muleta nem pede batatinhas"
As alianças eleitorais dominaram ontem o debate de bastidores do primeiro dia do congresso do CDS. O líder centrista bem quis que o partido falasse só sobre as alternativas para o País, num discurso com programa de governo alinhado. Mas houve quem o acusasse de "falta de lealdade institucional", como Filipe Anacoreta Correia, que fez o discurso mais animado e foi a surpresa do dia, dando o sinal do descontentamento de alguns congressistas. Casamento gay na moção
A moção que José Sócrates vai levar ao próximo Congresso do PS e que apresenta hoje no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, assume o compromisso de legalizar o casamento homossexual. Mas deixa de fora a adopção de crianças por homossexuais.
Proibidos voos com material militar para Israel
Portugal deu instruções para a não autorização de sobrevoos ou aterragens em aeroportos portugueses de aeronaves que transportem material militar para Israel enquanto se mantiver a operação militar israelita na Faixa de Gaza.

Sócrates quer maioria absoluta, promete referendo à regionalização e defende casamento homossexual
A moção do líder do PS, hoje apresentada, define como meta nas legislativas a maioria absoluta, promete reforçar os direitos dos imigrantes, defende o "casamento civil" homossexual e prevê voltar a referendar a regionalização.
Israel já começou a retirada do exército da Faixa de Gaza
Israel já começou a retirada do exército da Faixa de Gaza, disseram militares israelitas no terreno, citados pela agência Reuters.
Congresso CDS/PP: Portas elege nova comissão política com seis vice-presidentes
A lista de Paulo Portas para a comissão política nacional do CDS foi eleita hoje com 475 votos. A nova comissão política foi alargada passando de duas para seis vice-presidências. Os deputados Teresa Caeiro, Nuno Melo, o líder do CDS-Açores, Artur Lima, a professora universitária Assunção Cristas, o eurodeputado Luís Queiró e ainda o líder da bancada parlamentar, Diogo Feio, integram este novo órgão.
Barack Obama assiste a concerto de homenagem à sua tomada de posse no Lincoln Memorial
Barack Obama chegou hoje ao início da tarde ao Lincoln Memorial, em Washington para assistir a um concerto em homenagem à sua tomada de posse, que será assistido por centenas de milhar de pessoas.
Rússia e Ucrânia chegam a acordo e o gás volta à Europa
Os primeiros-ministros da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Iulia Timochenko, respectivamente, chegaram esta madrugada a um acordo sobre o gás, após uma reunião, em Moscovo, que se arrastou durante dez horas. A Rússia voltará assim a reabastecer a Europa com gás, através da Ucrânia, nas próximas horas.
Portugal deverá viver recessão "severa" em 2009, alertam especialistas da EIU
A economia portuguesa deverá viver uma recessão "severa" este ano, a par de um "exigente" ciclo eleitoral, antecipam especialistas do Economist Intelligence Unit (EIU) que participam amanhã numa conferência em Lisboa com empresários e membros do Governo.
Não tratamos os militares como funcionários públicos, diz ministro da Defesa
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, acaba de ver as duas grandes reformas aprovadas pelo Parlamento. Com a "missão cumprida", Nuno Severiano Teixeira diz que as novas leis adaptam as Forças Armadas a uma realidade onde já não há a separação clássica entre guerra e paz e em que as ameaças transnacionais obrigam a que já não haja uma diferença estrita entre o que é segurança externa e segurança interna.