quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

José Sócrates volta a repudiar notícias "difamatórias" contra si
O primeiro-ministro voltou hoje a repudiar as notícias "difamatórias" que têm sido publicadas pela comunicação social contra si, sobre o seu alegado envolvimento no caso Freeport. A curta declaração de José Sócrates, que denunciou ainda a "campanha negra" feita contra a sua pessoa acusando os jornalistas de usar técnicas de "deturpação e de insídia", foi feita a partir do Palácio de São Bento.
Caso Freeport: PGR não tem suspeitos e revela que está a analisar fluxos bancários
Caso Freeport: gabinete britânico anti-fraude recusa comentar notícias
Cândida Almeida não confirma suspeição de justiça inglesa em relação ao primeiro-ministro
Última avaliação ambiental do Freeport de Alcochete foi a mais rápida de que se tem registo desde 1995
Conselho deontológico do Sindicato dos Jornalistas alerta contra "tentativas recentes de condicionamento dos jornalistas"
Orçamento “aditivado” aprovado só pela maioria PS
O Orçamento suplementar para 2009 foi hoje aprovado só com os votos favoráveis do PS e os votos contra das restantes bancadas. Antes da votação, na generalidade, o debate foi marcado por críticas da oposição que insistiram no irrealismo dos números apresentados pelo Governo e na incapacidade de combate à crise económica.
Qimonda suspende produção em Portugal no fim-de-semana de 30 Janeiro a 2 Fevereiro
A Qimonda Portugal anunciou hoje que vai suspender a produção de 30 de Janeiro a 2 de Fevereiro, devido à insolvência da Qimonda AG e a crise da indústria de semicondutores, mas a decisão não afectará os colaboradores.
Ministério avança com concurso para mobilidade de professores titulares
O Ministério da Educação (ME) vai abrir a posssibilidade de os professores titulares concorrerem, por transferência, às 2300 vagas que ficaram por preencher nas escolas no concurso de 2007, segundo um despacho a que a Lusa teve hoje acesso.
Erdogan abandona Davos depois de discussão com Peres
A discussão azedou a propósito de Gaza e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, acabou mesmo por deixar o palco da cimeira de Davos em protesto – não sem antes dizer ao seu interlocutor israelita, o Presidente Shimon Peres: “vocês estão a matar pessoas”.
BES vai propor aumento de capital de 1,2 mil milhões de euros
O Banco Espírito Santo (BES) anunciou hoje que vai propor aos accionistas um aumento de capital no valor de 1,2 mil milhões de euros.
Prematuros: privados acusam Ana Jorge de desconhecer realidade do país
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada emitiu hoje um comunicado, em reacção às declarações da ministra da Saúde, Ana Jorge, que disse querer limitar aos hospitais públicos a realização de partos de bebés prematuros, admitindo que essa exclusividade fique já definida nas normas de licenciamento das maternidades privadas que a tutela está a ultimar. A APHP está “incrédula e estupefacta” e não compreende “as motivações de tomada de posição tão radical e completamente dissonante da evolução da prestação de cuidados médicos em Portugal”.
um milhão de manifestantes nas ruas contra a política económica de Sarkozy
Cerca de um milhão de franceses – mais de dois milhões e meio, segundo os sindicatos – manifestaram-se hoje em várias cidades do país contra a política económica do Presidente Nicolas Sarkozy, mas a adesão à greve nacional ficou aquém da “quinta-feira negra” prevista pela imprensa.
Islândia deverá ter a primeira chefe de Governo lésbica do mundo
A Islândia deverá ser o primeiro país a ter um político assumidamente homossexual como primeiro-ministro: Johanna Sigurdardottir, de 66 anos, da Aliança Social Democrática, que deverá formar governo com o Movimento Verde-Esquerda. A composição do novo Executivo era esperada para hoje, e a tomada de posse poderia acontecer já no sábado.
40 milhões desviados do Banco de Rendeiro
Quarenta milhões é o valor aproximado que o Banco de Portugal e a Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) apuraram ter saído nos últimos anos dos cofres do Banco Privado Português (BPP), fundado por João Rendeiro, com direcção a offshores. As autoridades tentam agora perceber quais os crimes que poderão estar na origem da saída do capital - para o estrangeiro ou para a Madeira - que poderão variar da fraude fiscal ao branqueamento, passando pelo crime de abuso de confiança ou mesmo burla
Governo gasta 17 mil euros em festa de Lisboa
O jantar de lançamento do 'África.cont', futuro centro de arte africana contemporânea em Lisboa, custou ao gabinete do primeiro-ministro a quantia de 10 404 euros. O jantar, ocorrido em 9 de Dezembro passado, implicou ainda uma despesa de 6965 euros com os meios audiovisuais para a transmissão de um depoimento do autor do projecto de arquitectura, o tanzaniano David Adjaye, para a projecção do próprio projecto de Adjaye e para a actuação de um grupo musical africano no final do jantar. Ao todo, estiveram presentes no evento quase 200 comensais, entre embaixadores de África e União Europeia (UE) acreditados em Lisboa, deputados, empresários e figuras da cultura.
Trunfo açoriano rejeitado
Ministério de Educação e Federação Nacional de Professores (Fenprof) não se entendem. No final da primeira reunião para negociarem o Estatuto de Carreira Docente (ECD), realizada ontem, no ministério, as posições de um e de outro eram totalmente opostas no que diz respeito à prova de ingresso na carreira de docente, à influência da classificação dos docentes no concurso de professores (propostas do ME) e à adopção do regime simplificado de avaliação semelhante ao aplicado nos Açores (proposta da Fenprof).
Ingleses suspeitam de Sócrates
Uma carta rogatória enviada à Justiça portuguesa pelas autoridades britânicas aponta baterias contra Sócrates. As autoridades de Londres indicam que o primeiro-ministro é suspeito de ter "facilitado, pedido ou recebido" o pagamento de subornos no valor de cinco milhões de libras (oito milhões de euros) para a legalização do Freeport (Alcochete).
Pistola de PSP baleado encravou
O agente da PSP baleado pelo assaltante da ourivesaria de Castelo Branco, terça-feira à noite, tentou disparar por duas vezes quando perseguia o fugitivo, mas a sua arma de serviço - uma Sig Sauer de calibre 9 mm - avariou.
Governo não elimina offshores sozinho
A discussão, crispada, já ia longa na Assembleia da República quando o deputado do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, propôs ontem, no debate quinzenal, ao primeiro-ministro o registo obrigatório de todas as transferências de dinheiro para offshores. "Já há um registo das operações, o problema é que é segredo", declarou o dirigente bloquista. O Governo respondeu, primeiro, pela voz do ministro das Finanças e só depois falou José Sócrates para garantir que "a eliminação das offshores tem de ser feita a nível europeu e mundial".
Faleceu António Maria Pereira
O advogado e antigo deputado do PSD António Maria Pereira faleceu ontem, por doença, aos 84 anos. O seu papel na defesa dos Direitos Humanos foi recordado pelos ex-bastonários da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice e António Pires de Lima, que o destacaram como um "homem de grande visão".
Construção sofre queda
A crise na construção civil está a atingir duramente o Algarve. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que constam no Boletim de Dezembro, verificou-se nos 12 meses anteriores uma variação média negativa de 24% ao nível do licenciamento de novas construções, enquanto a descida média no País foi de 17,6%.
Supervisor admite falha
Debilitado e em esforço para falar devido à paralisação de uma corda vocal, António Marta, antigo vice-governador do Banco de Portugal (BdP), admitiu uma falha no acompanhamento do grupo então liderado por Oliveira e Costa.
Fisco atrasa julgamento
Continua sem resposta o pedido de esclarecimento de João Loureiro, Vítor Borges e Carlos Pissarra em relação ao que falta pagar dos 3,4 milhões de euros da dívida da Boavista SAD ao Estado, que levou ao banco dos réus os três ex-administradores e a própria sociedade axadrezada, por crimes de abuso de confiança e fraude fiscal.
Diário de Notícias
Investigação judicial ameaça viabilidade do BPP
Ingleses só têm DVD contra José Sócrates
Mundo cresce ao ritmo mais baixo em 60 anos
PSD acusa José Sócrates de enganar portugueses
Público
Autoridades inglesas consideram Sócrates suspeito e querem ver contas bancárias do primeiro-ministro
PSD e CDS questionam credibilidade de estudo sobre 1º ciclo do ensino básico
Ahmadinejad quer que EUA peçam perdão pelos seus “crimes”
Quarenta milhões podem perder emprego este ano no mundo
Correio da Manhã
40 milhões desviados do Banco de Rendeiro
Governo gasta 17 mil euros em festa de Lisboa
Ingleses suspeitam de Sócrates
Atira para abater PSP
24 Horas
Mãe de Joana indica o sítio onde ela foi enterrada
Família de Sócrates admite que é rica mas não à custa do primo
Ministra promete abrir 250 unidades de Saúde Familiar
Mais de 50 milhões de desempregados
Jornal de Notícias
Alto quadro do BPP constituído arguido
Freeport: Ingleses envolvem Sócrates
Desforra servida a frio no Dragão
Fármacos falsos para a impotência sexual chegam por correio
Diário Económico
Câmara de Lisboa pede 130 milhões para pagar dívidas
Tavares e Constâncio discutem hoje futuro do BPP
Suspeitas inglesas pressionam Sócrates
Plano anti-crise vai ter custos para o país até 2014
Jornal de Negócios
BPP arrisca sanções do banco central
Portugal será o quinto da Europa com maiores emissões de dívida
Processo mundial contra Madoff deverá ter queixas de portugueses
Sócrates é considerado suspeito em Inglaterra