sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Polícia matou à queima-roupa
Quando a PSP encurralou os cinco suspeitos de assalto num Opel Corsa à entrada da Quinta da Laje, Amadora, os três agentes saíram do carro e cada um correu para seu lado no rasto dos fugitivos. Três escaparam a pé nas ruas do bairro; um foi apanhado à mão - e 'Kuku' foi abatido a tiro na noite do último dia 4. Aos 14 anos. Ninguém viu, tirando o agente Diogo G., que disparou e alega legítima defesa.
Um milagre no rio Hudson
Foi um verdadeiro milagre o que ontem aconteceu em Nova Iorque. Um Airbus A320 da US Airways com 155 pessoas a bordo caiu nas águas geladas do rio Hudson três minutos depois de ter levantado voo no aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, com destino a Charlotte, na Carolina do Norte. As autoridades da aviação norte-americanas receavam uma tragédia mas todos os 150 passageiros e cinco tripulantes foram resgatados vivos.
Caixa ATM aberta dentro do tribunal
Sem policiamento, sem sistema de videovigilância e sem alarmes. Mas com uma caixa multibanco acabadinha de ser carregada com cerca de 40 mil euros e portas de alumínio que se abriram com um simples encontrão. Foi este o cenário com que o grupo de assaltantes se deparou ontem de madrugada no Tribunal de Setúbal quando entrou pela porta da frente e, em pleno átrio, abriu a caixa ATM com uma rebarbadora.
Primeiro banco de leite
A maternidade Alfredo da Costa (MAC) vai ter o primeiro banco de leite humano do País: "Este leite materno destina-se a bebés cujas mães não têm leite, não produzem quantidade suficiente ou têm contra-indicações, nomeadamente doenças infecciosas que podem ser transmitidas ", explicou o director da MAC, Jorge Branco.
Banco público já existe no País
Portugal já tem um banco público de células de sangue do cordão umbilical - uma das promessas que o primeiro-ministro, José Sócrates, levou quarta-feira ao Parlamento. Funciona no Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN), tem um equipamento que custou 300 mil euros (financiado por verbas comunitárias) e capacidade para armazenar 3300 amostras. Só espera legislação e autorização formal para funcionar.
400 milhões em perdas no BPN
Os maiores prejuízos do grupo Sociedade Lusa de Negócios (SLN), num total de quase 400 milhões de euros, estão no Banco Português de Negócios (BPN), no BPN Imofundos, no Banco Efisa e na seguradora Real Vida, revelou ontem Miguel Cadilhe.
Benefícios fiscais ao Guimarães
O Governo aprovou uma série de benefícios fiscais que serão aplicados aos donativos dados ao Vitória de Guimarães. A decisão, do secretário de Estado da Juventude e Desportos, Laurentino Dias, está circunscrita aos donativos dados "para a realização de actividades ou programas de carácter não--profissional considerados de interesse desportivo".
Ferreira Leite quer travar TGV
Manuela Ferreira Leite garantiu ontem que, se for eleita primeira-ministra, pára o TGV, por considerar que o País não tem forma de suportar os custos do projecto.
TC atento aos ajustes directos
O Governo prepara-se para alterar as regras dos ajustes directos e dispensar de concurso público as obras até cinco milhões de euros, mas o Tribunal de Contas garante que estará atento.
Ordem dos Médicos critica decisão judicial sobre caso Esmeralda
A Direcção do Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Ordem dos Médicos emitiu um parecer sobre o caso Esmeralda em que denuncia que a sequência de decisões do Tribunal de Torres Novas que culminou na entrega ao pai biológico "aponta, claramente, para um desrespeito judicial (…) pelas opiniões técnicas (...) formuladas por sucessivas equipas multidisciplinares de Saúde Mental Infantil”.
Abdool Vakil: anterior administração do BPN recusou responder ao Banco de Portugal
O antigo presidente do BPN Abdool Vakil revelou hoje, na comissão de inquérito ao caso BPN, que quando assumiu a liderança do grupo deparou-se com vários pedidos de informação do Banco de Portugal, que a anterior gestão nunca respondeu.
Caso Joana: Leonor Cipriano decide alterar testemunho inicial e diz que filha foi morta pelo tio
Leonor Cipriano, a mãe de Joana, a menina de sete anos desaparecida na aldeia de Figueira, em Portimão a 12 de Setembro de 2004, decidiu ontem revelar como ocorreu a morte da filha, às mãos do tio João Cipriano.
Viseu: Jovem de 20 anos esfaqueado nas imediações de escola secundária
Um jovem de 20 anos, aluno de uma escola secundária da cidade de Viseu, foi hoje esfaqueado nas imediações da escola, tendo o seu agressor sido detido poucos momentos depois, informou fonte da PSP.
Assad quer que países árabes rompam relações com Israel
O Presidente sírio, Bashar al-Assad, instou os países árabes que mantêm relações diplomáticas com Israel a encerrarem as suas embaixadas e a romperem todos os contactos com o Estado hebraico.
Fábrica de autocarros Marcopolo-Portugal suspende produção pela segunda vez este mês
A fábrica de carroçarias para autocarros Marcopolo-Portugal, instalada em Coimbra, vai suspender a laboração na próxima semana, o que acontece pela segunda vez este mês, anunciou hoje à Lusa o gerente, Maurício Rizzotto.
Maioria PS chumba proposta de alargamento do subsídio de desemprego
A maioria parlamentar do PS chumbou hoje os projectos do PSD, PCP, CDS-PP e BE, que previam o alargamento do subsídio de desemprego, para que maior número de desempregados fosse abrangido pela prestação e durante mais tempo.
Manuel Pinho avisa petrolíferas que poderá intervir nos preços dos combustíveis
O ministro da Economia, Manuel Pinho, mostrou-se hoje, em Bruxelas, disposto a tomar medidas se, a longo prazo, o preço dos produtos refinados e da gasolina não acompanharem o preço do petróleo nos mercados internacionais.
Casa Pia: Prisão preventiva para jovem acusado de homicídio
O juiz de Instrução decidiu aplicar a prisão preventiva ao jovem de 17 anos detido ontem pela PJ como autor material da morte do aluno do Colégio de Pina Manique da Casa Pia, ocorrida a 12 de Dezembro.
Citigroup separa-se em duas novas empresas após apresentar prejuízos avultadíssimos
O Citigroup anunciou hoje a sua reestruturação, que prevê a cisão em duas novas empresas, a Citicorp e a Citi Holding, ao mesmo tempo que divulgou os quintos prejuízos trimestrais consecutivos, nos últimos três meses de 2008, que totalizaram 8,29 mil milhões de dólares (6,2 mil milhões de euros
João Jardim diz que Ferreira Leite lhe afirmou que “iria ganhar ao Sócrates”
O presidente do Governo Regional e do PSD da Madeira afirmou hoje ter gostado da entrevista da líder nacional do partido à RTP e disse que esta lhe garantiu que o partido irá derrotar José Sócrates nas eleições legislativas.
Site particular permite saber tudo o que o portal das compras públicas não mostra
Conhecer e escrutinar as compras por ajuste directo de toda e qualquer entidade pública passou a estar, desde terça-feira, ao alcance de todos os cidadãos. Este passo de gigante na transparência da administração pública não resulta directamente de uma medida do Estado, mas da iniciativa da Associação Nacional para o Software Livre
Crise trava maiores investimentos turísticos do país
A crise está a bloquear mais de 3500 milhões de euros de investimento em turismo residencial. De uma lista de 18 grandes projectos analisados pelo PÚBLICO, e que somam mais de sete mil milhões de euros no papel, há pelo menos nove que estão a marcar passo, por falta de condições financeiras e dificuldades nas vendas.
Aerosoles começou ontem processo de despedimento de 130 funcionários
A Aerosoles, o maior grupo de calçado português, começou ontem o processo de despedimento previsto no plano de reestruturação desenhado no ano passado, que previa a redução de cerca de 15 por cento da mão-de-obra do grupo - tem 1360 funcionários, 661 dos quais em Portugal -, bem como o fecho de 30 lojas em toda a Europa.
Governo garante que modelo rodoviário não está em causa
A decisão anunciada anteontem pela Presidência da República de que pretendia obter informações adicionais ao projecto de decreto-lei com que o Governo pretende alterar as bases do contrato de concessão celebrado entre o Estado e a Estradas de Portugal (EP) foi recebida com alguma surpresa - pela primeira vez, o Executivo teve conhecimento da decisão quando ela foi tornada pública por Belém -, mas foi rapidamente desvalorizada pelo Governo.
Diário de Notícias
Extrema esquerda ameaça bairros de risco
"É inacreditável como estamos todos vivos"
Lei de Defesa pode limitar PR
Líder do PSD garante que vai ganhar legislativas a Sócrates
24 Horas
Piloto consegue salvar todos os ocupantes
Fernanda Serrano engravida contra opinião dos médicos
Sargento Luis Gomes proibido de ver a filha
Jovem desaparecido na Alemanha é irmão de jornalista da RTP
Jornal de Notícias
Milagre com avião em Nova Iorque
Ferreira Leite escolhe TGV como projecto público a cortar "imediatamente"
Casa Pia: Afinal é outro o suspeito de homicídio
Prestações da casa devem cair mais de 200€ em Fevereiro
Diário Económico
Como comprar casa voltou a ser bom negócio
Ministro em Londres para tentar salvar imagem do país
Berardo dá obras de arte como garantia aos bancos
SLN com 94 'offshores'
Jornal de Negócios
Açores e Madeira beneficiam funcionários públicos
Cotações apontam para nova subida dos combustíveis
Peugeot Citroën de Mangualde elimina 400 empregos
Despedimentos na Controlinveste - "Diário de Notícias" e "Jornal de Notícias" são dos mais afectados