terça-feira, 28 de julho de 2009

a "economia" na Silly

O OJE que é “vendido” por € 0,01 tem más e boas noticias e péssimas machetes de que é exemplo La Seda põe Portalegre e Sines à venda ? Não nos assustemos, a participada pelo banco do PS, desculpem, CGA, o banco do Estado apenas vai vender PTA e PTE, isto é, o grupo irá vender uma fábrica de PTA, cinco de PET e respectivos terrenos e manter oito fábricas de aplicações, três de PET, três de reciclagem e o centro de desenvolvimento de produtos.
A escolha recaiu nas fábricas mais viáveis e competitivas face aos produtos provenientes do mercado asiático. A PTE irá reduzir a produção de 500 milhões de toneladas que será consumida a 50% pelo grupo e, claro, realizar despedimentos nas fábricas que mantiver para operar com um máximo de 100 pessoas em cada uma.
O Grupo, que foi Caja de Ahorros e o hoje Banco de
Sabadell não exclui BCP de aquisições entende que o mercado português é uma das “geografias” mais interessantes para a expansão internacional do Sabadell que detém 4,4% do capital do BCP e chegou a ser um dos seus principais accionistas.
Neste “jornal” ficamos ainda a saber que o
lucro da Brisa deverá ter caído 3,1 % no primeiro semestre face a igual período de 2008, para 50,6 milhões de euros, de acordo com a média das estimativas e que o lucro do Bank Millennium, o banco polaco controlado pelo português BCP, caiu 91,7% no primeiro semestre do ano, face a igual período do ano passado, para 4,6 milhões de euros.
Fica como boa noticia do OJE o facto de a
Impresa volta aos lucros após 3 trimestres, nada mau!
Continuando nos “económicos”. O Jornal de Negócios mostra um “ar sério” á mistura com o silly e informa que o
BES vale tanto em bolsa como BCP e BPI juntos o que nos leva a lamentar que este não tenha comprado aquele, ou vice-versa… que teria evitado a gestão socio-berardista. Sabendo que já estamos, no mundo, outra vez de “tanga” e que mais do que crises, é o dinheiro disponível da população que muda as economias uma americana, Carlota Perez, professora da Universidade de Cambridge, que veio este mês a Portugal falar numa conferência da APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações), tem uma teoria construída com base na análise histórica, das anteriores crises: Uma revolução tecnológica, antes de dar lugar à idade do ouro que proporciona, passa por um período de recessão. É o que chama de "turning point" (ponto de viragem), que permite a passagem do período de instalação de uma revolução tecnológica para o período de desenvolvimento. Isto é, a actual crise vai conduzir a uma idade do ouro assente na sociedade de informação e na sustentabilidade mundial. Veremos!
Conhecedor da característica nacional dos proventos “não declaráveis” este
Governo duplica prémio de produtividade a dirigentes do Fisco, aumentando em 150% a mesma recompensa para os chefes de finanças. Apesar de terem um sistema remuneratório equivalente ao dos restantes funcionários públicos, os trabalhadores do Fisco recebem, anualmente, um prémio de produtividade indexado à cobrança coerciva de impostos que acaba por representar um valioso complemento salarial. Porque será que isto me faz lembrar os “fiscais de isqueiro” do Estado Novo?
Gripe A - Faltou quem processa o salário? O banco já tem ordem para pagar o vencimento de acordo com o último salário líquido…
Uma boa medida!
O Diário Económico está “de férias” por isso ficou completamente Silly e manda-nos
Conhecer os empregos que os bancos oferecem aos jovens em simultâneo com um Conheça as casas mais caras do mundo…boa literatura tipo Revista Maria (se é que ainda existe!).
Ao que parece tudo se prepara para que as
medidas anti-crise continuem apesar do atraso no Orçamento e o Económico “de férias” assinala o sinal de alarme dado pelo director-geral do Orçamento, Morais Sarmento que, em declarações à Lusa, afirmou que as eleições "afectam radicalmente" o calendário do Orçamento - que, assim, apenas deveria entrar em vigor em Abril. Até lá, vigora o sistema de duodécimos: o Estado pode gastar em cada mês 1/12 do volume total de despesas orçamentadas para o ano anterior. Um seguro sinal de preocupação de que está preocupado com alterações ás governanças…
Interessantes leituras para os poucos que lêem algo mais que os desportivos.