terça-feira, 7 de julho de 2009


PS iliba Constâncio no processo BPN
O governador do Banco de Portugal (BdP), Vítor Constâncio, escapa ileso no inquérito parlamentar sobre o BPN. O PS, autor do relatório final, limitou-se a usar dois adjectivos para criticar a supervisão.
Correio da Manhã
PCP criticou “o proteccionismo pessoal” dado
“Decepcionantes e frustrantes.” Foi deste modo que o PCP classificou a versão final do relatório da Comissão de Inquérito parlamentar à supervisão e nacionalização do BPN.
Publico
Sónia Sanfona diz que BdP poderia ter ido «mais longe» nas averiguações
Na comissão parlamentar ao caso BPN, a oposição está a comentar o relatório apresentado pelo PS, depois de a deputada Sónia Sanfona ter reconhecido que o Banco de Portugal (BdP)poderia ter ido «mais longe» nas averiguações sobre o BPN.
TSF
...Comissão de Inquérito isenta de culpas Banco de Portugal
O relatório que a Comissão Parlamentar de Inquérito ao BPN vai apresentar à Assembleia da República conclui que o Banco de Portugal "não ignorou" nem "permitiu" a situação de inviabilidade do banco, segundo o documento a que a Lusa teve acesso.
Diário de Noticias
Banco de Portugal precisa de «governador competente» e que «actue a tempo»
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu hoje a necessidade de um «supervisor competente» como governador do Banco de Portugal (BP) para evitar que se repita «o que se passou com o BPP, o BCP e o BPN» .
SOL
PS propõe absolvição para Constâncio
Os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito ao caso BPN terminam esta terça-feira com polémica garantida.
O motivo maior de discórdia é a supervisão do Banco de Portugal (BP). Se para o PS foi boa, para a Oposição foi muito má.
"A rede de tipo mafioso do BPN poderia ter sido detectada e extirpada bem mais cedo, se o BP tivesse agido como devia. E se não agiu, não foi por falta de indícios e inspecções, mas porque, ao nível da super-estrutura, não quis agir", comentou o deputado Honório Novo.
Jornal de Noticias
PCP apresenta relatório alternativo
O PCP vai apresentar um relatório alternativo com as conclusões da comissão de inquérito ao BPN devido ao que considera ser um "branqueamento completo das responsabilidades da supervisão" e à falta de aspectos centrais no trabalho da comissão.
"Não podemos deixar passar em claro alguns dos aspectos centrais dos trabalhos desta comissão, designadamente as condições em que foi efectuada a decisão da nacionalização do Banco Português de Negócios e as conclusões de branqueamento completo das responsabilidades da supervisão", afirmou o deputado comunista Honório Novo, em conferência de imprensa que antecedeu a reunião da comissão de inquérito parlamentar à nacionalização do BPN.
Diário Digital
Bloco vota contra «este ou o próximo relatório»
Deputado explica que em «hora e meia» não «ultrapassam divergências» de fundo
Portugal Diário