segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"convulsão social" também em ANGOLA?


A Associação Namibiana NamRights, uma organização de defesa dos direitos humanos na região da SADC, está profundamente perturbado com as notícias divulgadas pela mídia que as autoridades angolanas têm a intenção de reprimir um movimento pró-democracia emergente nessa nação ao sul de Africa.
Protestos pró-democracia estão previstos para começar em 07 Março de 2011 em Luanda, a capital. Relatos da mídia indicam que ativistas pró-democracia de Angola vao começar o que chamam de "marcha contra o governo ditatorial de José Eduardo dos Santos".
A
NamRights está, especificamente, alarmada pelo facto de que pelo menos dois governantes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), foram mencionados na mídia internacional fazendo uma ameaças como a tomada de "medidas sérias contra qualquer um que busca poder através de protestos". No Domingo, 20 de Fevereiro de 2011, o secretário-geral do MPLA, Julião Mateus Paulo "Dino Matross", na rádio estatal, avisou os manifestantes pró-democracia "para não confundir o que está acontecendo no Norte de África com a realidade de Angola" e ameaçou que "sérias medidas podem ser tomadas, porque o poder não pode estar na rua".
Segundo a imprensa internacional relata os protestos foram promovidos por dois sites da Internet (http://www.novarevolucaoangolana.yolasite.com/ e http://www.revolucaoangolana.webs.com/), onde um militante pró-democracia, sob o pseudónimo de Jonas Roberto Agostinho dos Santos, convocou os angolanos para a "marcha com cartazes exigindo a saída de Zé Du (como tem se referido ao Presidente José Eduardo dos Santos), seus ministros e seus amigos corruptos". mais»»