sábado, 5 de fevereiro de 2011

medidas de choque na Espanha ?


O Governo e Parceiros Sociais da Espanha concertaram medidas e acordaram:
· Os desempregados de longa duração, que recebiam 426 euros mensais e cuja prestação terminaria em Fevereiro, continuarão a receber 400 ouros, durante mais seis meses, se tiverem familiares a cargo e entrarem num programa de requalificação.
· A partir de Junho, cada empresa deverá ter um fundo de capitalização para trabalhadores, que se accionará em caso de despedimento, mobilidade geográfico, reforma ou financiamento de formação.
· Reduções nos descontos para a Segurança Social, das empresas que façam novos contratos, mesmo que a tempo parcial. A medida, que se aplica aos contratos sem termo ou de, pelo menos, seis meses, durará um ano e será reavaliada ao fim de 180 dias. Abrange apenas os jovens até aos 30 anos.
· Diminuição dos descontos da Segurança Social nas empresas que mudem contratos temporários para definitivos.
· A idade da reforma passará de 65 para 67 anos, ao ritmo de um mês por ano até 2018 e dois meses entre 2019 e 2027 Cada trabalhador terá de descontar 38 anos e seis meses. Actualmente, são 35 anos. Quem prolongar a actividade profissional para lá dos 67 anos, receberá uma pensão mais elevada.
in Visão 935

Será que, por cá, os “nossos” irão aprender alguma coisa ou vão esperar que se atinjam os 20% ?