sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TGV este ano ascende a 76 milhões de euros


O troço de alta velocidade ferroviária entre Poceirão e Caia, que integrará a futura linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, representará um encargo para o Estado de 76,2 milhões de euros este ano, confirmou o Ministério das Obras Públicas à Lusa.
A portaria publicada hoje em Diário da República define os encargos máximos resultantes do contrato para cada ano económico, aos quais acrescerá, entre 2014 e 2050, o IVA à taxa legal em vigor, num total estimado de 2,1 mil milhões de euros.
"As importâncias foram calculadas tendo por base uma estimativa de inflação de dois por cento, devendo as mesmas ser actualizadas anualmente nos termos previstos" no contrato de concessão, lê-se na portaria, que acrescenta que os encargos "são suportados por verbas a inscrever no Orçamento do Estado dos anos respectivos".

De imediato o líder do CDS-PP, Paulo Portas, anunciou que vai chamar o presidente da comissão para reavaliar as parcerias público-privadas e o TGV, afirmando que existe "um fingimento" e que a obra está a avançar.
"Há nesta matéria um fingimento. Oficialmente, diz-se que o TGV está em reavaliação e depois na prática, nas portarias, nos despachos, nos contratos, o TGV está a avançar a grande velocidade".


Eu até estava convencido que no "acordo do tango", PS e PPD, tinham establecido a suspensão daquela coisa! Mais uma vez fui enganado!