terça-feira, 5 de julho de 2011

não temos condições para estar no euro ?

"Este programa da 'troika' pode resolver o problema de financiamento público nos próximos anos, mas não resolve o problema da economia. O programa da troika porá a economia em maiores dificuldades", considerou hoje o economista João Ferreira do Amaral que defendeu ainda que Portugal terá de abandonar a moeda única e que o deveria fazer de forma organizada, caso contrário será "empurrado" numa situação muito pior do que aquela em que se encontra.
"Fui contra a entrada mas não fui adepto da saída, até que verifiquei que a questão se põe agora em moldes diferentes do que há dois, três anos. A questão é se nós podemos permanecer no euro. Do meu ponto de vista não temos condições para permanecer no euro muito mais tempo", acrescentou.
O economista considera que Portugal se encontra numa situação de "ausência completa de instrumentos para tentar lidar com a situação" e que apesar de reconhecer que se trataria de um grande choque, considera que a longo prazo seria pior manter-se no euro:
"Não tenho esperança nenhuma em ser ouvido nesta matéria. Acho que vamos deixar apodrecer nesta situação. (...) Iremos ser empurrados da Zona Euro, e provavelmente em muito má situação, uma situação tipo a Argentina".