sábado, 13 de agosto de 2011

a economia mundial entrou numa «fase nova e perigosa»

A economia mundial entrou numa «fase nova e perigosa» e os países da Zona Euro têm de reagir rapidamente, alertou o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.
«Estamos no início de uma tempestade nova e diferente, esta não é a mesma crise de 2008 (...) Nas últimas duas semanas, passámos de uma recuperação difícil - com um bom crescimento nos países emergentes e em alguns países como a Austrália, mas muito mais hesitante em países mais desenvolvidos - para uma fase nova e mais perigosa», disse Zoellick, numa entrevista publicada pela revista semanal The Weekend Australian.
O presidente do Banco Mundial entende que a crise na Zona Euro «pode ser o maior desafio» para a economia global e exorta os países europeus a tomarem medidas o mais rapidamente possível.
«A lição de 2008 é que quanto mais esperarmos, mais rigorosas são as medidas». Apesar de a maioria dos países desenvolvidos já ter usado todas as políticas fiscais e monetárias de modo «tão flexível quanto possível», tal revelou-se insuficiente, pelo que Zoellick sugere que deveria ser adoptado um regime mais rigoroso. DN/Lusa