quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

para mais tarde recordar: Campanha com meios públicos

Governo montou rede de apoio na Internet
Sócrates foi apoiado por blogues alimentados em informação e argumentários feitos por assessores.
O blogue Simplex criado em Junho de 2009 para apoiar a candidatura de José Sócrates a primeiro--ministro foi alimentado com meios públicos usados a partir do Governo. Os conteúdos eram fornecidos por um conjunto de assessores do primeiro-ministro, secretários de Estado e chefes de gabinete de alguns ministros, que usaram o seu tempo, pago pelo erário público, meios informáticos e informação privilegiada para produzir propaganda.
Os documentos, escritos no programa informático Word e com quadros de suporte em Excel, eram, em regra, dirigidos a João Galamba, agora deputado do PS, e José Reis Santos, dois dos principais animadores do Simplex. O mesmo tipo de argumentários era também difundido em outros blogues, como por exemplo o Câmara Corporativa, alimentado por assessores do Governo. O administrador chama-se Miguel Abrantes, mas o nome é fictício. Um dos membros do Simplex mostrou ao CM documentos enviados ao longo de meses por João Galamba. Aqueles chegaram-lhe sempre através de assessores governamentais e as propriedades dos documentos revelam que foram feitos na rede informática interna do Governo. Ainda segundo o CM apurou, João Galamba fazia mesmo questão de perguntar aos seus colaboradores se precisavam de informação. Cada tema colocado no blogue era tratado com um documento de retaguarda, onde a equipa de assessores respondia a todos os ' temas quentes da actualidade'.
Quanto ao Câmara Corporativa – um dos mais antigos blogues de apoio ao Governo envolvido em várias polémicas – a troca de e-mail a que o CM teve acesso prova que aquele também tinha o apoio do Governo. Hugo Mendes, assessor de Almeida Ribeiro (secretário de Estado e ex-chefe de gabinete de Sócrates) assume mesmo que o Câmara Corporativa é um ' projecto ' que conta com o apoio de muitas pessoas. ' Compreenderás que a real identidade da(s) pessoa(s) é protegida por motivos de segurança e da própria viabilidade do projecto. É, aliás, extraordinário que passado este tempo todo ainda não se saiba quem o Miguel Abrantes é, o que mostra que o cuidado que existe tem resultado ', diz mesmo Hugo Mendes, indo mais longe: 'O Câmara Corporativa é feito por várias pessoas que contribuem com regularidade variada. O Miguel Abrantes é o... Miguel Abrantes. E depois há outras pessoas. Tudo gente de bem ', conclui Hugo Mendes, num mail enviado já no início de 2010.


O ARGUMENTÁRIO FORNECIDO AOS BLOGUES
BPN: PERGUNTAS E RESPOSTAS
O caso BPN é um exemplo, sob a forma de perguntas e respostas, que a equipa do Governo forneceu, a partir do endereço map.gov.pt aos pivôs dos blogues, João Galamba e José Reis Santos. Nesse mail, estão também documentos que foram enviados para o Simplex, blogue da campanha.

LIGAÇÃO CORPORATIVA
Um dos blogues que já era alimentado antes e depois da campanha pelo Governo é o Câmara Corporativa, que tem sido alvo das críticas de Pacheco Pereira. Um dos elementos do gabinete de Almeida Ribeiro, Hugo Mendes, é um dos mais activos na distribuição do material de propaganda.

INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA DO GOVERNO
INSTRUÇÕES DADAS POR MÁRIO LINO
Guilherme Dray foi promovido a chefe de gabinete de José Sócrates, o mesmo cargo que ocupou antes com Mário Lino. É nesta função que Dray aparece referenciado no processo ‘Face Oculta’, como um dos contactos a fazer por Vara e Lopes Barreira para desbloquear os negócios do sucateiro Manuel Godinho, na Refer. Durante o processo eleitoral de 2009, Guilherme Dray enviava informação do Ministério das Obras Públicas para Fernando Medina, com destino ao Simplex, depois de tratadas na forma de pergunta e resposta.
MENSAGENS DO PARLAMENTO AO PS
Em meados de Julho de 2009 é enviado do gabinete do Ministério dos Assunto Parlamentares um e--mail através do endereço filipe.nunes@map.gov.pt. com o texto: ' Seguem em anexo mais argumentários e faqs sobre temas quentes da actualidade. Continuam a faltar duas áreas importantes: criminalidade e corrupção, para além de mais coisas sobre grandes investimentos. Precisava para o blog de apoio ao Sócrates de passwords do clipping '. São instruções para André Figueiredo, assessor do PS, para o Simplex.
SEGURANÇA SOCIAL E APOIO A IDOSOS
No gabinete do então ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, era o assessor João Manuel Caetano, que funcionava como interlocutor do grupo que alimentava os blogues amigos. Os documentos enviados relacionam-se sobretudo com a reforma da Segurança Social, as medidas de apoio a idosos – como o complemento solidário de reforma – entre outros. Foram distribuídos no Simplex, mas reenviados depois para a rede de blogues afectos ao Governo. Sempre pelos meios do domínio ‘gov.pt’ na Internet.
DEFENDER OBRAS PÚBLICAS DO PS
Fernando Medina foi secretário de Estado da Indústria e Desenvolvimento e agora é secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional. Durante a campanha eleitoral recebia informação do gabinete do ministro Mário Lino sobre os grandes investimentos públicos e privados. Enviava depois para João Galamba, na forma que o Correio da Manhã revela: ' João. Aqui vai informação dos maiores. Não está detalhada por fonte de financiamento, mas vou tentar ainda arranjar. Aguardo ainda inf. sobre os restantes(...). Abraço FMedina.'
VIA ABERTA EM SÃO BENTO
O essencial do argumentário sobre finanças públicas difundido na Internet foi produzido pelo então assessor económico de José Sócrates no Palácio de São Bento, Óscar Gaspar. Este quadro governamental, hoje integrado no Governo como secretário de Estado da Saúde, é citado em vários e-mails como sendo o autor dos documentos de política económica. Um deles, sobre finanças públicas, é comentado com satisfação por um dos receptores do argumentário: ' Este é bom para responder à conversa do descalabro orçamental. '
SECRETÁRIO DE ESTADO DESCONHECE SIMPLEX
José Almeida Ribeiro é um dos estrategas de José Sócrates e gestor de grande parte da informação importante que circula na blogosfera. Tiago Antunes e Hugo Mendes, pivôs da circulação de informação governamental entre blogues, trabalham com Almeida Ribeiro, actual secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro. Tiago Antunes é agora o seu chefe de gabinete.
Almeida Ribeiro foi assessor de Sócrates desde 2005. Com total discrição, trata de tudo o que rodeia e incomoda o primeiro-ministro, mesmo a nível de questões pessoais ou familiares. É formado em Filosofia e Marketing Político, esteve nos governos de António Guterres e passou também pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS), seu lugar de origem.
Hugo Mendes, assessor de Almeida Ribeiro em tempo de campanha eleitoral, era um dos fornecedores de informação para o Simplex. Contactado pelo CM, Almeida Ribeiro escusou-se a falar sobre o assunto. ' Não faço ideia do que está a falar. Não sou grande apreciador de blogues. Por isso, esta conversa não faz qualquer sentido ', repetiu Almeida Ribeiro ao CM quando questionado sobre a sua colaboração com o Simplex.
O CM tentou ainda, sem êxito, falar com André Figueiredo, dirigente do PS e assessor de José Sócrates no partido.
NOTAS

TEMAS: 'MAGALHÃES' E TGV
O minicomputador escolar ‘Magalhães’ e o projecto do comboio TVG foram alguns dos temas debatidos no Simplex com muitas perguntas e respostas previamente elaboradas
BLOGUES: DEPOIS DO SIMPLEX
Os mesmos protagonistas do Simplex criaram outros blogues, onde os conteúdos são também muito favoráveis ao Governo. Entre eles, o País Relativo, Valor das Ideias e a Regra do Jogo
PSD: ATAQUE A FERREIRA LEITE
O Simplex servia também para atacar a campanha de Manuela Ferreira Leite. O que a líder do PSD criticava no Governo PS tinha direito a longas prosas favoráveis no blogue

Eduardo Dâmaso/Tânia Laranjo/ Manuela Teixeira num Exclusivo CM