segunda-feira, 29 de março de 2010

51 milhões por dia...


Em dois meses de 2010, a despesa com reformas rondou 3,1 mil milhões de euros, um aumento de 4,5 por cento. PIB deverá crescer 0,7 por cento.
As despesas com pensões estão a revelar, no início de 2010, um crescimento preocupante: só nos dois primeiros meses deste ano, os gastos com as reformas dos portugueses ascenderam a quase 3,1 mil milhões de euros, um aumento de 4,5 por cento face a igual período de 2009. Por dia, os pensionistas custam ao Estado 51,7 milhões de euros, mais 2,2 milhões por dia do que no período homólogo do ano passado.
Os últimos dados da Direcção-Geral do Orçamento revelam que as despesas com pensões registam uma subida acentuada quer na Caixa Geral de Aposentações (CGA) quer no regime geral da Segurança Social (SS): na CGA, os gastos totalizaram, em Janeiro e Fevereiro, quase 1,1 mil milhões de euros, um aumento de 5,2 por cento face a igual período de 2009, e na SS a despesa total rondou os dois mil milhões de euros, mais 4,2 por cento do que no período homólogo do ano passado.
E tudo indica que este ritmo de crescimento dos gastos com pensões tenderá a acentuar-se nos próximos meses, por força da corrida às reformas antecipadas no Estado e pela passagem à aposentação de muitos de-sempregados de longa duração que não conseguem encontrar trabalho. Só na CGA entraram nos últimos três meses quase vinte mil pedidos de reforma antecipada, quase tanto como o total de 22 500 reformas previsto para 2010.
Para conter as despesas com as reformas, o Governo antecipou para 2010 a convergência do regime de pensões da CGA com a SS. Por isso, a partir da entrada em vigor do Orçamento do Estado para este ano, os funcionários públicos reformados por antecipação perdem seis por cento no valor da pensão por cada ano que faltar para a reforma. E a partir de 2012 a idade da reforma sobe para os 65 anos de idade, contra os actuais 62,5 anos.
Mesmo assim, as últimas projecções indicam que, a partir de 2035, a SS já não terá dinheiro para pagar as pensões.


a unica coisa que não foi e devia ser dita é que Pensão é uma devolução dos descontos que foram feitos, com raras e conhecidas governamentais excepções, ao longo de uma vida de trabalho.