terça-feira, 16 de março de 2010

Branqueamento de José Sócrates


Por vezes leio análises sobre a situação política portuguesa de pessoas que não gostam do governo socialista, e fico surpreendido com o pensamento dos seus autores.
Por exemplo, existe uma linha, minoritária é certo, que defende que não se deve atacar José Sócrates pelo seu envolvimento nas suas permanentes trapalhadas, como no Freeport, ontem renascido, as casinhas da Guarda, a licenciatura "independente" ou a tentativa de controlo de parte da comunicação social, caso este que vai ser investigado por uma Comissão de Inquérito. Que se deve concentrar o ataque às políticas (correcto), e esquecer estes "pequenos" pormenores e defeitos do senhor Sócrates. Isto é a mesma coisa que defender que, por exemplo, durante o consulado Bush, os democratas não tivessem atacado a Administração pelo escândalo da agente da CIA Valerie Plame ou das ligações duvidosas entre a Enron e Dick Cheney. Indo mais longe, no caso do Watergate, onde os Democratas derrubaram um Presidente mentiroso.

Outra das linhas de raciocínio mais interessante que tenho lido é o pedido para a não concentração no ataque a José Sócrates, mas sim ao PS. Sendo verdade que o principal problema de Portugal são últimos 15 anos de governos socialistas, também é verdade que os últimos 5 anos foram terríveis e completamente desastrosos, não só em termos de governação, mas também no ataque à credibilidade das instituições democráticas. E esta desgraça tem uma assinatura: José Sócrates. E isso não tinha sucedido no também infeliz consulado Guterres. Voltando a dar um exemplo americano, será que Barack Obama fez mal durante a campanha em centrar as suas críticas em George W. Bush? Se José Sócrates desaparecer, os problemas de Portugal não se resolvem, concordo. Mas, ao mesmo tempo que se vai denunciando a desastrada governação dos socialistas em Portugal, os partidos da oposição à direita não podem fazer de conta que essa governação não tem um responsável, de seu nome José Sócrates. Isso seria uma tentativa de "ofuscar" e branquear as suas responsabilidades, inadmissível a meu ver. por Nuno Gouveia em
Branqueamento de José Sócrates no 31 da Armada um dos mais notáveis blogs nacionais