segunda-feira, 31 de março de 2008

importantes para vários!


Falências aceleram em Portugal
Entre Agosto de 2007 e Fevereiro de 2008, com o agravar da situação, encerraram 12.830 empresas em Portugal.
...
A crise teve início no sector financeiro e é aí que, para já, se fazem sentir as maiores necessidades. O apertar do crédito decorrente dos problemas do mercado de crédito imobiliário de alto risco nos Estados Unidos tem feito as suas vítimas pelo mundo fora. Duas das mais badaladas foram o britânico Northern Rock, que teve de ser nacionalizado, e o norte-americano Bear Sterns, o quinto maior banco de investimento dos Estados Unidos, que entrou em colapso. Os sinais de alerta são mais que muitos. Ainda esta semana o Deutsche Bank referia que dificilmente conseguirá cumprir a estimativa de lucros. Em Portugal os bancos não têm parado de alertar para a gravidade da situação e três deles - BCP, BPI e Banif - já vieram pedir dinheiro aos accionistas. Expresso Abílio Ferreira, Anabela C. Campos, João Silvestre, Pedro Lima15:00 Sábado, 29 de Mar de 2008

O país necessita da energia...
Primeiro-ministro destacou a construção de 184 quilómetros de auto-estrada no Centro: "não é apenas solidariedade nacional, mas confiança na economia da região".
"O país necessita da energia da economia do centro a contribuir melhor para a economia nacional", afirmou José Sócrates.
"É um investimento importantíssimo para todo o país, por isso é lançado por concurso público ligado ao Estado", acrescentou José Sócrates na cerimónia de lançamento da concessão da Auto-estrada do Centro.
No mesmo concurso público, o Estado concessiona a substituição do IP3 e a construção de troços do IC2 e do IC12, ligando através de vias com perfil de auto-estrada as capitais dos distritos de Coimbra, Viseu e Aveiro.
Expresso 14:49 Sábado, 29 de Mar de 2008

.... populares de Vouzela recebem Sócrates com apupos pelo encerramento do SAP
Oliveira de Frades, 29 Mar ( Lusa) - Dezenas de populares de Vouzela receberam hoje o Primeiro-mnistro com apupos à chegada à empresa Martifer, em Oliveira de Frades, em sinal de protesto pela forma de funcionamento do serviço público de saúde.
Empunhando cartazes e faixas, com palavras, como "Vouzela pela saúde" e "Serviço Nacional de Saúde uma conquista de Abril", os manifestantes chamaram "mentiroso" ao primeiro-ministro, entre outras coisas.
Já antes, em Mortágua, onde José Sócrates lançou a concessão da auto-estrada do centro, seis populares de Anadia receberam o primeiro-ministro com um cartaz onde se lia "Sócrates arrogante, não sejas ignorante, queremos as nossas urgências".
Expresso 15:52 Sábado, 29 de Mar de 2008


Manada de touros paralisa auto-estrada de Madrid
Uma das auto-estradas de saída de Madrid, a Ap-6, esteve hoje cortada ao trânsito nos dois sentidos durante mais de meia hora, devido à presença de seis touros que fugiram de uma propriedade próxima e começaram a atacar veículos que circulavam na zona Sol Sábado, 29 Março 2008

Crise na Educação
Docentes defendem-se
"É na sala de aula que muitos problemas externos à escola se materializam, mas é também lá que, pela gestão eficaz, se podem corrigir e controlar. E há técnicas muito simples que, uma vez aplicadas pelos docentes, podem fazê-los ganhar aquela turma desde o primeiro dia". É isso que Fátima Marinho, pós-graduada em Formação Psicológica de Professores, se propõe ensinar nos novos cursos da Associação Nacional de Professores. Na sequência dos muitos casos de violência que chegam à linha SOS Professor, a partir de Abril a ANF abre a sala de aula a quem queira aprender a evitar o "bullying" e a prevenir e intervir em casos de indisciplina, violência e conflito nas escolas. Expresso Raquel Moleiro 15:00 Sábado, 29 de Mar de 2008

Sócrates defende utilização de offshores pelo Estado
Debate quinzenal marcado pela descida do IVA
O debate quinzenal no Parlamento começou hoje com Paulo Portas a propor um «portal de preços» que permita ao consumidor observar a evolução dos preços dos bens de primeira necessidade.
...
o CDS repescou a questão da violência das escolas, ao que Sócrates respondeu com alguma irritação, referindo-se ao caso da aluna do Porto que agrediu uma professora. «Não embarco em demagogias e condeno o populismo do CDS de se aproveitar de imagens lamentáveis para culpar a ministra da Educação».







Sobre o facto de o Estado ter dinheiro investido 235 milhões de euros em offshores, o primeiro-ministro defendeu esta prática, dizendo que os «organismos do Estado devem utilizar todos os meios legais para rentabilizar o dinheiro».
SOL Andreia Félix Coelho, com Emanuel Costa Sábado, 29 Março 2008