sábado, 29 de março de 2008



O edifício da Direcção Nacional de Investigação Criminal em Luanda, Angola, desabou esta madrugada. O número de feridos ainda é incerto e as equipas de resgate estão no local a socorrer os feridos. Já foram retiradas 88 pessoas dos escombros e 21 continuam soterradas, de acordo com as autoridades angolanas, avança o serviço noticioso da RTP. Não foram registadas mortes até ao momento.
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje em Mortágua que o investimento do Estado de 740 milhões de euros na construção de 184 quilómetros de auto-estrada no Centro "não é apenas solidariedade nacional, mas confiança na economia da região". "O país necessita da energia da economia do centro a contribuir melhor para a economia nacional", afirmou.

Entre escolher entre uma ponte com várias vantagens excepto o seu impacto na margem Sul e outra tecnicamente complicada, que não criaria tantos problemas no ordenamento no Barreiro mas lançaria a confusão em Lisboa, Ferreira do Amaral, o ministro que optou pela Vasco da Gama, não hesitou. Hoje é presidente não executivo da Lusoponte e diz que o aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete não é o jackpot para a concessionária que se julga. Recusa-se a revelar qual considera a melhor opção para a terceira travessia do Tejo mas não deixa de adiantar que considera que o corredor Chelas-Barreiro não resolverá o problema da 25 de Abril.

Há um travo amargo na comemoração, hoje, dos dez anos da Ponte Vasco da Gama. A obra mais emblemática dos anos 1990, que movimentou centenas de milhões de euros, que alimentou polémicas dentro e fora de Portugal e que foi alvo da maior guerra jamais movida por associações ambientalistas no país, não cumpriu várias das suas promessas.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu hoje que o mapa da rede de urgências hospitalares "é para cumprir". Ana Jorge falava aos jornalistas após a inauguração da nova urgência do Hospital de S. Miguel, em Oliveira de Azeméis, construída em quatro meses, após o encerramento da maternidade, ao abrigo do protocolo celebrado com a autarquia.
Em apenas seis por cento das 4295 freguesias portuguesas, o presidente ou um dos membros do executivo exerce o cargo a tempo inteiro, conclui um inquérito nacional da Associação Nacional das Freguesias (Anafre) a que o PÚBLICO teve acesso.29 Março 2008 - 00.30h


FENPROF acusa ministra de ter mentido
Um grupo de cem professores aproveitou ontem a presença de Valter Lemos, secretário de Estado da Educação, no Instituto Politécnico de Viseu, para se manifestar contra o processo de avaliação do desempenho de docentes.Valter Lemos entrou por uma porta situada num local oposto àquele onde estavam os manifestantes, passou à sua frente sem lhes falar e foi tomar um café. Depois entrou na sala onde se reuniu com os presidentes dos conselhos executivos das escolas do distrito de Viseu.Os professores, que empunhavam uma faixa onde se lia "Respeitem as escolas e professores. Demitam-se", dizem que não vão "desarmar" na luta contra o "modelo de avaliação proposto". Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, criticou a aprovação pelo Conselho de Ministros das condições para a colocação na mobilidade especial dos docentes incapazes de leccionar. "Vem provar que a ministra da Educação não falou verdade quando disse que nem um só professor passaria para a mobilidade especial", referiu.


Cavaco chama PGR a Belém Para discutir violência escolar
O Presidente da República, Cavaco Silva, chamou o Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, a Belém para discutir a violência nas escolas.CM Sábado, 29 Março 2008 - 12.23h