sábado, 8 de março de 2008

...pintou Lisboa de negro!


Ministra promete continuar a trabalhar para encontrar as "melhores soluções"
PUBLICO 08.03.2008 - 21h23
A ministra da Educação diz “não ser relevante” a participação de 100 mil professores na Marcha da Indignação, este sábado em Lisboa, considerando que o importante é "continuar a trabalhar para encontrar as melhores soluções" para os problemas do sector.

Em entrevista à SIC, horas depois da maior manifestação de sempre no sector, Maria de Lurdes Rodrigues, disse que bastaria um milhar de docentes ter saído à rua para o ministério perceber que existe descontentamento na classe.
“Compreendo muito bem as razões da manifestação”, afirmou a ministra, admitindo que a tutela “está a pedir às escolas mais esforço e mais trabalho”, tendo em conta o aumento do número de alunos, “sacrifícios” que recaem directamente sobre os professores.
Contudo, a governante garantiu que não se vai demitir ou suspender a avaliação de docentes – reivindicações feitas esta tarde pelos manifestantes. "Vou continuar a trabalhar para encontrar as melhores soluções, tal como tenho feito e é o que vou continuar a fazer”, declarou.
Pouco antes, numa entrevista gravada à RTP, Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou que o seu afastamento do cargo ou o abandono das actuais políticas de educação seriam “soluções fáceis” para o Governo que a ninguém serviriam. “As soluções difíceis são as que nos obrigam a encontrar respostas para os problemas”.
A governante garantiu ainda total disponibilidade para negociar com os parceiros. “Não é legítimo dizer que não há negociações por a ministra não estar presente. Estarei nas reuniões se isso for essa a exigência” dos sindicatos, concluiu.

COMENTÁRIOS:

08.03.2008 - 23h29 - Pavilhão verde e Branco, Portugal
A Srª Ministra da Educação diz que não é relevante” a participação de 100 mil professores na Marcha da Indignação, este sábado em Lisboa”, porque os outros 40 mil revelam grande tristeza de não puderam ir! Não é relevante porque o domingo vai ser ocupado a corrigir ainda as fichas de duas ou três turmas, a preencher grelhas e preparar parte das aulas. Não é relevante porque os professores nos poucos tempos livres vão lançar os níveis de avaliação de cada aluno nos computadores da escola (os que têm instalado o programa específico) e ajudar os colegas a fazer o mesmo. Não é relevante porque vão passar toda a semana, pela noite dentro, a preparar as reuniões de avaliação. Não relevante porque, com isto tudo, ainda vão ter em a reunião dos Directores de Turma, também depois das 18h30. Não é relevante porque, porque os professores têm de ajustar a planificação das aulas deste período com os conteúdos e planificação do próximo período! Não é relevante porque tem de fazer os relatórios com o Director de Turma e o professor da disciplina por cada aluno (que não é da sua turma) com dificuldade a que deu seu apoio educativo acrescido, uma hora semanal!

08.03.2008 - 23h28 - Anónimo, Porto, Portugal
Será que esta mulher está com a sanidade mental em ordem? Como é possível chamar a esta manifestação com mais de 100.000 professores um "menor protesto"??? Serão de esperar num futuro muito próximo medidas mais fortes como a que a Sala dos Professores está a divulgar: "Greve Nacional às Avaliações". Ou será este outro "menor protesto"?...

08.03.2008 - 23h27 - Pavilhão Azul e Branco, Portugal
A Srª Ministra da Educação diz que não é relevante” a participação de 100 mil professores na Marcha da Indignação, este sábado em Lisboa”, porque os outros 40 mil ficaram com mágoa de não puderam ir! Não é relevante porque muitos professores acarretam mais um dia de deixar o corpo exausto até à medula! Não é relevante porque os professores nunca pensaram chegar a esta situação que já levou a perder uma noite em vigília e agora mais um dia para proferir invectivas à própria Ministra (quando no fundo preferíamos bem mais elogiá-la!) já que assim quer! Não é relevante porque os docentes ainda pressentem que não podem ficar apenas por este antagonismo político! Não é relevante porque se apercebem que vai duram muitos anos até que a situação do Ensino e Educação e da carreira docente se normalizem! Não é relevante porque ainda não sentiu o que é ser desrespeitado por alguns alunos, por alguns encarregados de educação, por qualquer indivíduo “mal formado” que até escreve para achincalhar os que se esforçaram para que aprendesse a contar e a escrever, enriquecesse o vocabulário e dominasse muitos conceitos!