segunda-feira, 16 de junho de 2008

importante para "vários"...


TSF 160608
PGR não se pode substituir ao Parlamento, diz CDS-PP
O CDS-PP diz que «não se demite das suas propostas nem dos seus deveres», considerando que a PGR não de pode substituir à Assembleia da República em matéria legislativa.
É a posição dos populares depois de o Ministério da Justiça ter divulgado esta segunda-feira que em Maio solicitou a Pinto Monteiro um projecto de diploma com soluções que impeçam a adopção de crianças por parte de pedófilos.
A notícia foi divulgada esta segunda feira pela manhã, horas antes de o CDS-PP, apresentar em conferência de imprensa um projecto-lei sobre essa matéria. Uma proposta que por maioria de razão s populares entendem que deve ter o apoio do PS.

Camionistas, reboques e táxis, nas cedências de um governo que, dia a dia, mais nos sobrecarrega!
As associações que representam os taxistas saíram, esta segunda-feira, satisfeitas da primeira reunião com a Secretária de Estado dos Transportes, onde apresentaram várias propostas de incentivos para o sector. Se não ficarem satisfeitos com as negociações, os taxistas vão avançar com uma greve.

Diário de Noticias
Este jogo, e o resultado, por muito que se queira relativizar, vem mexer nas condições em que Portugal estava a disputar o Europeu. Até ao momento, havia razões para alguma confiança. Agora voltam a aparecer as dúvidas

Correio da Manhã
Excepção para ministro
O ministro das Finanças congelou o plano de renovação global da frota automóvel do Ministério da Defesa, mas autorizou a substituição dos actuais carros de serviço do ministro da Defesa, Severiano Teixeira, e do secretário de Estado da Defesa, João Mira Gomes. As novas viaturas, de marca Mercedes, vão substituir o Mercedes 220 do ministro e o BMW 520 do secretário de Estado e custam quase 140 mil euros.
...pouco mais que a média diária dos “nossos” futebolistas!

67 É o número de carros de serviço existentes no Ministério da Defesa. A idade média dos carros é de 15 anos.
38 É o número de veículos novos que estão previstos adquirir para o Ministério da Defesa e serviços sob a sua tutela directa.
A aquisição das viaturas para o Ministério da Defesa, EMGFA e ramos é gerida pela Central de Compras. E é financiada com verbas dos orçamentos próprios e da Lei de Programação Militar (LPM).


El Periódico de Catalunya
Las asociaciones Fenadismer, Antid y Confedetrans han anunciado la suspensión temporal del paro convocado en el transporte de mercancías por carreteras, que comenzó con carácter indefinido el pasado 9 de junio.
En un comunicado firmado por las tres organizaciones, afirman: "Mantenemos nuestra voluntad de diálogo para buscar soluciones en el sector", y añaden que están dispuestos a llevar a cabo otras actuaciones, que serán anunciadas en los próximos días.
No obstante, las tres sociedades de transportistas han acusado al Gobierno de actuar de forma "irresponsable", al pretender "cerrar en falso" la crisis que atraviesa el sector.


Le Figaro
Les transporteurs, qui exigent toujours des mesures contre la hausse du gazole, envisagent de mener de nouvelles opérations escargot la semaine prochaine.
«Une mobilisation importante, à la hauteur de la crise traversée». Voilà le bilan que tire lundi la Fédération nationale des transports routiers (FNTR) de la journée nationale d'action des routiers, ambulanciers et taxis. «Plus de 3.000 camions» ont participé aux opérations escargot contre le gazole cher, estime la plus grande fédération du secteur.
La FNTR, qui attend maintenant une réaction du gouvernement, décidera dans les prochains jours des suites à donner au mouvement. «S'il y a reconduction, ce sera la semaine prochaine et annoncé ce mardi ou mercredi», a précisé Nicolas Paulissen, l'un des porte-parole. La FNTR va d'abord prendre contact avec les autres fédérations de transporteurs qui ont participé à la mobilisation (TLF, La Fédération des entreprises de transport et logistique de France et Unostra qui représente les PME du transport routier).
Le mouvement, qui a essentiellement pris la forme d'opérations escargot, a affecté en particulier les grandes métropoles régionales, mais aussi des villes moyennes. Il s'est déroulé sans incident, a souligné la FNTR. Dans un certain nombre de cas, les actions ont été unitaires avec TLF et l'Unostra.
O PM não existe
Luís Delgado
A semana que passou foi trágica para o PM, e marca o princípio do fim da maioria, que se já não agradava à esquerda passou a alienar, também, o centro, onde ainda podia aspirar a alguma popularidade.
Em três dias o PM mostrou a fragilidade política em que vive, ou a irrealidade do mundo que o rodeia, ao achar que uma grave crise de autoridade, em que resultou o drama da subida do petróleo, se esfumaria entre os feriados e os jogos da selecção nacional.
Sócrates foi o espelho de Guterres, na sua pior face e fase. Para que nos serve um Governo que não prevê, não actua, e faz de conta?
DD 16-06-2008 14:07:23

Bruxelas propõe cobrar por chamadas recebidas
A Comissão Europeia tem previsto propor que seja cobrado aos utilizadores as chamadas que recebem nos seus telemóveis, à semelhança do que sucede nos EUA, para baixar os preços finais das comunicações, segundo o porta-voz europeu da Sociedade da Informação, Martin Selmayr.
O objectivo é reduzir os preços das tarifas que as empresas telefónicas cobram a outros operadores pelo uso da sua rede.
O projecto faz parte de uma recomendação que Bruxelas tem previsto submeter a consulta pública antes do final do mês no âmbito do debate sobre um modelo de tarifas móveis que seja alternativo ao actual sistema, explicou o porta-voz.
No sistema alternativo, cada operador cobraria somente aos seus clientes e não teria que pagar a outros operadores de redes. Seria um modelo menos burocrático e que a longo prazo melhoraria a concorrência no mercado e reduziria os custos para o consumidor, acrescentou a mesma fonte.
DD 16-06-2008 14:18:49