terça-feira, 5 de maio de 2009

Lido nos melhores

Terça-feira, 5 de Maio de 2009
Libertaria a maioria parlamentar, e também os colegas do Governo, de qualquer constrangimento.
Em boa hora
Miguel Abrantes (Câmara Corporativa) chamou a atenção para uma interessantíssima passagem sobre a permanência de Dias Loureiro no Conselho de Estado da entrevista de Jorge Sampaio:
Diário Económico — Foi Presidente da República durante dez anos e hoje ainda é Conselheiro de Estado. Existindo suspeitas sobre o seu envolvimento no caso BPN deve o conselheiro de Estado Manuel Dias Loureiro abandonar o cargo?
Jorge Sampaio — Só posso responder "a solo", isto é, com o que eu faria se, por hipótese, estivesse colocado em posição semelhante. Não sou julgador do que quer que seja, nem faço imputações. Mas, naquela hipótese, libertaria o senhor Presidente da República e também os colegas do Conselho, de qualquer constrangimento.

Trata-se de uma tomada de posição a meditar, até porque o que o ex-Presidente diz nesta matéria se aplica na perfeição a outros casos de actualidade.
Um exemplo ao acaso:
PerguntaFoi Presidente da República durante dez anos e hoje ainda é Conselheiro de Estado Existindo suspeitas sobre o seu envolvimento no caso Freeport, deve o Primeiro-ministro José Sócrates abandonar a liderança do Governo?
RespostaSó posso responder "a solo", isto é, com o que eu faria se, por hipótese, estivesse colocado em posição semelhante. Não sou julgador do que quer que seja, nem faço imputações. Mas, naquela hipótese, libertaria a maioria parlamentar, e também os colegas do Governo, de qualquer constrangimento.
baseado no
publicado por vascocampilho às 08:47 in 31 da Armada