terça-feira, 9 de junho de 2009

aos que tombaram pela pátria!


Com o encontro, a 10 de Junho, pretende-se prestar uma homenagem a todos os portugueses que perderam a vida no «cumprimento do dever».
As cerimónias terão início às 10h30 com a celebração de uma missa na Igreja de Santa Maria de Belém do Mosteiro dos Jerónimos, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, Joaquim da Silva Mendes.
Às 12 horas o programa continua na área do Monumento aos Combatentes do Ultramar, com a leitura de uma mensagem do, antigo combatente, Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República e discursos do tenente-general Alípio Tomé Pinto, presidente da Comissão Executiva do Encontro, e de Manuel Braga da Cruz.
É um momento de evocação histórica, de evocação da Alma da Nação e é levado a efeito por Portugueses de qualquer idade, credo, raça ou ideologia política que, amantes da sua Pátria, celebram Portugal prestando homenagem aos Heróis Nacionais visando o reforçar da Nação e o afirmar dos traços perenes da Sua Alma Imorredoira e da sua Singularidade e Unidade.
No corrente ano, e em virtude da sua canonização, neste Encontro Nacional de Combatentes será evocado o Português, o Santo, o Herói e o Combatente D. Nuno Álvares Pereira que, para além de Homem de Estado, soube colocar os superiores interesses da Nação acima das suas conveniências e interesses, fazendo da sua vida uma Missão, correndo todos os riscos para bem servir a Pátria e o seu Povo.
A cerimónia de homenagem aos combatentes tem como ponto alto as honras militares, com uma salva de tiros por um navio da Armada portuguesa sedeado no Tejo e com a deposição de flores no Monumento por diversas entidades, instituições e associações de combatentes e de militares.
O Hino Nacional será entoado pela Banda do Exército e cantado pela fadista Kátia Guerreiro.As cerimónias encerram-se com a passagem aviões da Força Aérea Portuguesa, o Desfile de Guiões, a Exibição de Pára-Quedistas e um almoço-convívio no local.