segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Silly Season: Tabaco impede trabalho

Europa autoriza empresas a recusar quem fuma
A Comissão Europeia (CE) considerou ontem que uma empresa que se recuse a contratar uma pessoa unicamente por ser fumadora não está a violar a legislação europeia contra a discriminação no trabalho.
...
RESTRIÇÃO AO FUMO
COMBATE AO VÍCIO
Em Portugal será proibido fumar nos estabelecimentos comerciais, caixas multibanco fechadas, salas de espectáculo e recintos desportivos fechados. Será também penalizado quem fumar em cantinas, refeitórios, cafés, restaurantes, bares e discotecas, é o que prevê o anteprojecto de lei do tabagismo.
CHAMAR A POLÍCIA
A partir do próximo ano qualquer pessoa poderá chamar as autoridades policiais ao interior de um estabelecimento público onde se esteja a fumar.
MULTA ATÉ MIL EUROS
Quem decidir puxar de um cigarro nos espaços que a lei contempla arrisca-se a ser multado num valor que varia entre os 50 e os 1000 euros.
AMÉRICA ANTITABACO
Em 21 dos 50 estados norte-americanos as empresas podem discriminar os trabalhadores por fumarem. Estima-se que mais de seis mil empresas norte-americanas se recusam a contratar funcionários que tenham o vício do cigarro.
(viva a América!!!)
...

'FACISMO HIGIÉNICO' (Miguel Sousa Tavares, jornalista e escritor)“É um fascismo higiénico.” É assim que Miguel Sousa Tavares, jornalista e escritor, classifica a posição da Comissão Europeia. Para o conhecido fumador, “só falta discriminar quem se candidata a um emprego por não tomar banho sete dias por semana, por comer alimentos com muitas gorduras, por terem determinada orientação sexual”. A recusa em contratar fumadores “entra no domínio estritamente privado”. “Deus nos livre de um Mundo sem vícios”, reforça. Miguel Sousa Tavares recorda que “alguns dos grandes génios do Mundo eram fumadores”. Na sua óptica, “estas atitudes da União Europeia são o motivo do declínio moral e social da Europa” e exemplifica com uma experiência vivida recentemente na Feira do Livro de Turim (Itália): “Quase todos os escritores fumam e tínhamos de ir para as traseiras do pavilhão fumar, para um local onde estavam os caixotes do lixo. Nem os cães são tratados assim, é uma completa degradação.”