Hospitais sem resposta rápida para doentes oncológicos
“O problema do tempo de espera nos doentes oncológicos não é exclusivamente cirúrgico, envolve também o diagnóstico e as terapêuticas associadas à doença”, referiu ao Expresso Manuel Delgado, presidente da Associação de Administradores Hospitalares, a propósito de uma notícia sobre um relatório do Ministério de Saúde, divulgada hoje pelo jornal "Público".
Segundo o relatório do Ministério da Saúde, os doentes de cancro esperam em média 3,5 meses por uma cirurgia, um período que chega a atingir os sete meses em alguns hospitais do país. No entanto, e ainda de acordo com o "Público", Carmen Pignatelli, secretária de Estado Adjunta da Saúde, corrigiu o tempo médio de espera para os 1,4 meses, adiantando ainda que “os hospitais já estão a alterar comportamentos e serão alvo de auditorias aos procedimentos”.
Dos 4.075 doentes com cancro, inscritos em Outubro do ano passado para cirurgia, 42 por cento estavam em lista de espera há mais de dois meses e 27 por cento, há mais de quatro. Expresso Segunda-feira 2 JUL última actualização 22:57Cristina Pombo