quinta-feira, 29 de maio de 2008

importantes em vários midia ???


Viatura Médica de Emergência de Beja voltou a parar devido à falta de médicos
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja voltou a estar inoperacional quarta-feira, devido à falta de médicos, e não foi accionada para três socorros que resultaram em dois mortos. TSF 290508 às 20:48
atribuição de mandatos nas autárquicas
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) detectou quase uma centena de casos de erros na atribuição de mandatos nas autárquicas de 2005, por incorrecta aplicação do método de Hondt, e em 15 eleições as falhas alteraram resultados
Entre os erros detectados e que tiveram influência no número de mandatos atribuídos está o da Assembleia Municipal de Ponta Delgada.
Os restantes 14 casos referem-se às freguesias de Guetim (Espinho), Mesão Frio (Guimarães), Campolide (Lisboa), Reguengo Grande (Lourinhã), Covelas, Mesquinhata e Santa Marinha do Zêzere (Baião), Fazendas de Almeirim (Almeirim), Moledo (Caminha), Calvelo (Ponte de Lima), Vilarinho das Paranheiras (Chaves), Celeiros (Sabrosa), Chãs de Tavares (Mangualde) e Póvoa de Penela (Penedono).
SOL 300508
Fisco ataca contrabando de gasolina
As Finanças vão lançar uma megaoperação de combate ao contrabando de combustíveis depois de várias petrolíferas terem dado conta de quebras suspeitas em alguns pontos de venda. "Estamos perante uma operação musculada", afirmou ao Correio da Manhã o secretário de Estado das Finanças. Carlos Lobo adiantou que "haverá várias brigadas mistas, envolvendo a Inspecção Tributária, a Direcção-Geral das Alfândegas e a Inspecção-Geral de Finanças que vão visitar diversos postos de abastecimento no sentido de inspeccionar a qualidade dos combustíveis vendidos e cruzar os níveis de vendas com as quantidades compradas às petrolíferas". CM 300508
Berardo sob suspeita
O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a investigar os empresários Joe Berardo e Horácio Roque no âmbito da 'Operação Furacão', a maior investigação criminal à evasão fiscal e branqueamento de capitais realizada em Portugal. Ao que o CM apurou, as investigações, que foram iniciadas em 2005, deram origem a nove processos, oito dos quais extraídos do processo inicial. CM 300508

quarta-feira, 28 de maio de 2008

importantes nos "jornais á borla"

ASAE do Norte critica inspecções a IPSS,
Fátima Araújo, directora da ASAE no Norte, criticou ontem algumas inspecções que obrigaram instituições de solidariedade social a deitar comida fora e pediu aos inspectores para serem “suficientemente sábios” para compatibilizar gastronomia tradicional com segurança alimentar. “Tem algum jeito, numa altura em que se fala de crise mundial de fome, andarmos a deitar fora compotas de instituições de caridade?”.
a outra ASAE suspeita de produto avariado...
A ASAE suspendeu a laboração de 22 padarias devido a “deficientes condições
de higiene”, incluindo sujidade acumulada ao nível dos equipamentos, presença de parasitas e falta de sistemas de controlo de pragas”.Foi igualmente suspensa a laboração de um armazém de produtos alimentares, também por falta de condições de higiene.
Estas acções de fiscalização, que envolveram 46 brigadas da ASAE, foram desencadeadas segunda-feira em todo o país tendo sido direccionadas a entrepostos e armazéns de produtos alimentares e padarias. No total, foram inspeccionados 116 agentes económicos.
No decurso da acção, foram instaurados 59 processos de contra-ordenação e um processo-crime, por suspeita de produto avariado.


Navio holandês alvo de ataque de piratas
Um cargueiro holandês com nove pessoas foi sequestrado ontem por piratas na costa da Somália, segundo as autoridades somalis. O MV Amiya Scan partira do Quénia dia 19 e rumava para o porto Mombassa, na Índia.

Preço do gasóleo leva pescadores à greve
Os protestos dos pescadores espanhóis e franceses contra a subida dos preços do gasóleo aumentaram ontem. Enquanto em Espanha quatro portos estiveram em greve, em França os pescadores bloquearam os acessos a depósitos de combustíveis no Norte e a sudeste do país.
... em França, os protestos duram há 15 dias e um conjunto de associações de
pesca daquele país já decidiu apelar aos pescadores de países como Portugal, Holanda, Bélgica, Reino Unido e Irlanda para unir o movimento.
No entanto, não é só o sector das pescas que sofre com esta escalada do preço dos combustíveis. Também o sector dos transportes se prepara em alguns países europeus para avançar para a greve.


MOP vai indemnizar empresas
Mário Lino afirmou hoje que o Estado vai aumentar as indemnizações compensatórias pagas aos transportadores rodoviários de passageiros, de modo a compensar os efeitos do congelamento do preço dos passes sociais.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

importantes em vários midia ???

DN Segunda, 26 de Maio de 2008
intervir é "indecoroso", diz Pinho
Manuel Pinho contra "medidas demagógicas" e "intervencionistas"O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou ontem que o Governo vai tomar todas as medidas para melhorar a concorrência e diminuir os efeitos sociais do aumento dos combustíveis, mas recusa qualquer intervenção governamental sobre os preços.Manuel Pinho, em declarações à agência Lusa, considera mesmo "indecoroso" que políticos responsáveis pela liberalização do mercado de combustíveis [em 2004, durante o Governo de coligação PSD-CDS/PP] "reclamem agora um intervencionismo sobre os preços"."A oposição não devia reclamar medidas demagógicas e intervencionistas", afirmou

Santana retira "meia-tigela"
Santana substitui a expressão que usou para Sócrates e ataca Passos
Pedro Santana Lopes mostrou-se ontem surpreendido com a reacção de responsáveis do PS à expressão, dirigida no dia anterior a José Sócrates, de "socialista de meia-tigela", garantindo que nunca quis ofender ninguém, mas reforçando a ideia num ataque cerrado ao líder do Governo."Se não gostam dessa expressão posso usar outras. É um socialista de ficção, é tudo menos socialista na governação que pratica", afirmou o candidato à liderança do PSD, numa visita a Viana do Castelo.Santana disse que faz política "sempre sem ofender as pessoas" e afirmou que a expressão vinculada a Sócrates "é usada muitas vezes". "Nunca vi ninguém ofender-se com isto. É um País em que, às vezes, parece que estamos no tempo da outra senhora", disse.


Portugal não reduziu emissões de carbono
País tem de investir em projectos de captação de CO2 para cumprir Quioto
Portugal ainda não estabilizou a suas emissões de CO2 e muito menos conseguiu reduzi-las. Apesar dos esforços que estão a ser feitos na indústria, e no sector da energia estes não compensam os aumentos que continuam a verificar-se no sector dos transportes. Assim, para o país cumprir as metas de Quioto precisa de investir em projectos de captação de carbono e comprar licenças de emissão, dois mecanismos previstos naquele protocolo, mas que têm custos. Quem o diz são os responsáveis da Ecoprogresso, consultora na área do ambiente, criada em 2002 com o objectivo de se dedicar às questões do carbono e que apoiou o Estado português na negociação das matérias relativas ao Protocolo de Quioto, nas Nações Unidas e na União Europeia.

70% queixam-se de racismo
Jovens africanos são mais atingidos pelo desemprego
Os filhos dos imigrantes africanos trabalham sobretudo no sector terciário, distanciando-se do perfil dos pais, em que os homens estão na construção civil e as mulheres fazem limpezas. São mais escolarizados e têm outras expectativas, "mais próximos dos quadros da juventude urbana contemporânea do que da cultura imigrante", conclui um estudo sociológico sobre este grupo etário. Têm percursos profissionais muito semelhantes aos portugueses da mesma condição social, mas a realidade é que a maioria destes jovens é de classes mais desfavorecidas.

JN Segunda-feira, 26 de Maio de 2008
Mulheres usam Net para drogar e roubar homens
A PSP está a investigar casos de furtos, cuja origem está em relações amorosas iniciadas na Internet, através de "chats" de conversação usados como armadilhas para apanhar os mais incautos, soube o JN junto de fontes policiais. As situações ocorreram na Margem Sul do rio Tejo, este mês, mas as autoridades admitem que mais situações possam estar a ocorrer em outros pontos do país e que haja mais vítimas, que só não apresentam queixa por vergonha

Agricultores voltam a pegar na charrua
Muitos agricultores de Trás-os-Montes estão a pôr de parte o recurso as máquinas, devido ao aumento constante do preço do gasóleo agrícola, e a ponderar o regresso ao uso de animais. Desde o ano passado que o combustível verde sofreu aumentos de 70 cêntimos para um euro, "numa proporção duas vezes superior aos aumentos do gasóleo normal", adiantou, ao JN, Abreu Lima, vice-presidente da Confederação dos Agricultores Portugueses

domingo, 25 de maio de 2008

importantes para o Publico e Destak (á borla)!



Publico 250508
Ministro da Economia recusa intervenção nos preços dos combustíveis
O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou hoje que o Governo vai tomar todas as medidas para melhorar a concorrência e diminuir os efeitos sociais do aumento dos combustíveis, mas recusa qualquer intervenção governamental sobre os preços dos produtos petrolíferos.
Santana diz que Passos Coelho "não sabe do que fala" quando propõe reduções nos combustíveis
Passos Coelho pede descida urgente do imposto sobre combustíveis
ANAREC pede intervenção de Cavaco Silva contra aumento do preço dos combustíveis
Galp aumenta três cêntimos no gasóleo e dois cêntimos na gasolina

Moçambique abre campos para acolher emigrantes em fuga da África do Sul
O Governo moçambicano abriu três campos para acolher os seus cidadãos em fuga da África do Sul, onde nas últimas semanas os ataques xenófobos contra imigrantes já fizeram pelo menos 50 mortos e levaram mais de 35 mil estrangeiros a fugir e a grande parte a procurar refúgio do outro lado da fronteira.
África do Sul: violência xenófoba propaga-se à Cidade do Cabo
Presidente da África do Sul autoriza Exército a apoiar a polícia contra ataques xenófobos

França desiste de entrega directa da ajuda humanitária à Birmânia
A Marinha francesa desistiu da operação de entrega de ajuda humanitária directamente à Birmânia e decidiu desviar para a Tailândia os carregamentos destinados aos sobreviventes do ciclone Nargis, que atingiu o país no início do mês, anunciou, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Paris.
Equipa da AMI parte para a Birmânia
Birmânia autoriza entrada de todos os voluntários estrangeiros

Robert Mugabe ameaça expulsar embaixador dos Estados Unidos
O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, ameaçou hoje expulsar o embaixador dos Estados Unidos do país, acusando James McGee de interferir nos assuntos internos dos zimbabweanos.
Tsvangirai considera improvável um governo de união nacional no Zimbabwe

FARC confirmam morte de Manuel Marulanda
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) confirmaram hoje a morte do seu líder histórico, Manuel Marulanda, um dia depois do Governo colombiano ter avançado que o guerrilheiro morreu no passado dia 26 de Março.
Colômbia anuncia a morte de Manuel Marulanda, o líder histórico das FARC
Governo colombiano diz que fundador das FARC terá morrido

Morreu o historiador e gastrónomo Alfredo Saramago
Alfredo Saramago, autor de várias obras de história e antropologia das tradições gastronómicas portuguesas, morreu hoje, aos 70 anos.


Destak 250508

Paulo Portas diz que governo espanhol «enriquece» com diferença de preços
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, criticou hoje a «teimosia» do primeiro-ministro quanto ao preço dos combustíveis, considerando que o governo espanhol, liderado por José Luis Rodríguez Zapatero, «enriquece» e «agradece».

Agentes sentem-se enganados com subidas de escalão congeladas
As subidas de escalão e promoções salariais de 22 mil agentes da PSP serão congeladas este ano e pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com um despacho da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública datado de 8 de Maio.

Portugal no topo das desigualdades
Os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres enfrentam cada vez mais dificuldades. A situação é confirmada por um relatório europeu, onde o nosso país surge como aquele em que a desigualdade na distribuição de rendimentos é maior.

terça-feira, 20 de maio de 2008

importantes?


Correio da Manha 200508
Denúncias de branqueamento de capitais aumentam
O número de denúncias remetidas para a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre suspeitas de branqueamento de capitais não pára de aumentar desde 2004: só entre Janeiro e Abril deste ano, segundo dados da PGR, foram contabilizadas 299 comunicações - número que representa 28% do total de 1067 queixas registadas em 2007 e quase metade do total de 720 registadas no ano anterior
Medicamento melhora a vida sexual
Melhor do que o Viagra. É assim que investigadores ingleses classificam um novo medicamento, que não só melhora a performance sexual do homem como desperta o desejo sexual - tanto no homem como na mulher. O novo medicamento, ainda em fase de ensaios clínicos, pode vir a mudar a vida de milhões em todo o Mundo.
Guarda Costeira é destino da Marinha sem submarinos
Melo Gomes, Chefe de Estado-Maior da Armada, aponta 3 questões políticas que justificam a compra de dois submarinos. Diz que a Guarda Costeira seria o destino da Marinha sem esse investimento de muitos milhões e que os Socorros a Náufragos têm uma taxa de sucesso de 95%, dois pontos acima da dos americanos.
Nova taxa gera guerra da água
A entrada em vigor da lei que proíbe a cobrança dos contadores não vai alterar a factura mensal dos consumidores de água. As autarquias já anunciaram que vão substituir aquela cobrança por uma taxa de disponibilidade. A reacção do Governo foi clara: a Direcção-Geral do Consumidor apoiará as associações de consumidor em acções colectivas contra os municípios.
Pinho espera estudo
O ministro da Economia, Manuel Pinho, qualificou como "muito preocupante" o aumento do preço dos combustíveis e garantiu aguardar o estudo pedido "com carácter de urgência, à Autoridade da Concorrência sobre os factores que possam estar a travar a concorrência no sector".
Alvarinho em risco de acabar
Os sinos voltaram a tocar a rebate na sub-região de Monção, onde se produz o Alvarinho, o ex-libris dos vinhos verdes brancos. É que, na Comissão de Vitivinicultura da Região dos Vinhos Verdes deu entrada uma proposta de alargar a produção deste vinho a toda a área da região, que é como quem diz, ao Entre-Douro-e-Minho.
5 mil sem emprego
São mais de 12 mil os trabalhadores não docentes em situação laboral precária, dos quais cerca de cinco mil em risco de perderem o emprego no final de Agosto caso o Ministério da Educação não opte por os colocar no quadro da Função Pública.
Ciclo de seis anos adiado
Um estudo do Conselho Nacional de Educação defende a fusão entre os 1º e 2º Ciclos de escolaridade, mas o Governo diz que, para já, não há condições para avançar. Talvez após as eleições haja condições para a mudança.


destak 200508


Manuel Pinho «fez bem»
Cavaco Silva disse hoje que o ministro da Economia, Manuel Pinho, «fez bem» em pedir à Autoridade da Concorrência uma investigação à formação dos preços dos combustíveis.
Presidente executivo admite fechar estações de serviço
O presidente executivo da Galp, Ferreira de Oliveira, admitiu hoje que se a tendência de subida dos combustíveis se mantiver poderá ser necessário reduzir o número de estações de serviço em Portugal.
Portugal é o sétimo país mais pacífico do Mundo
Portugal sempre teve fama de ser um país de "brandos costumes". Mas, para além da fama, o nosso país tem o proveito, ao ser o sétimo país mais pacífico do Mundo.
Inglês obrigatório em todos os anos do 1.º ciclo
Todas as escolas do 1.º ciclo terão de oferecer a partir do próximo ano lectivo o ensino do inglês ao 1.º e 2.º anos de escolaridade, no âmbito das actividades de enriquecimento curricular, com uma duração máxima semanal de 90 minutos.
UGT apresenta propostas para revisão do Código
A UGT apresentou as suas propostas de alteração ao novo Código do Trabalho proposto pelo Governo. A entidade sindical propõe como medida essencial a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores em caso de despedimentos.
Pinto Monteiro adverte que ninguém goza de tolerância da Justiça
Pinto Monteiro revela que «ninguém goza de impunidade» e discorda que «haja uma Justiça para ricos e outra para pobres».
Comissão Europeia propõe estratégia para forçar queda do preço de bens alimentares
A Comissão Europeia propõs hoje para discussão em Conselho Europeu, em Junho, uma estratégia contra o aumento dos bens alimentares, que inclui o fim do pousio nos campos de cereais e o aumento progressivo das quotas de produção de leite.
Portugueses preocupados mas a salvo de ataques xenófobos
A vasta comunidade portuguesa residente na região de Joanesburgo não foi atingida pela vaga de ataques xenófobos que provocaram 24 mortos na última semana, segundo informações recolhidas pela Lusa junto do consulado-geral de Portugal, conselheiros comunitários e comerciantes.
Sócrates escolhe tema genérico da economia para o debate quinzenal de 4ª feira
José Sócrates, escolheu o tema genérico da economia para tema do debate quinzenal, quarta-feir
Pinto Monteiro defende sentimento de condenação na opinião pública para combater prática
O Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, defendeu hoje que o primeiro passo para combater a corrupção em Portugal é criar na opinião pública o sentimento de que esta prática deve ser condenada.
Falta de apoio até aos 3 anos e pobreza são principais obstáculos no ensino infantil
Um estudo apresentado hoje revela que o insuficiente apoio às famílias na educação das crianças até aos três anos e desigualdades sociais, que geram uma taxa de pobreza infantil de 23%, são os principais obstáculos na educação infantil em Portugal.
ANMP nega que câmaras estejam a criar taxa de disponibilidade
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, negou hoje que os municípios estejam a criar uma taxa de disponibilidade nas facturas da água para substituir o valor dos contadores.
Inspecção aos estabelecimentos do Fórum origina levantamento de 82 autos
A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) levantou 56 autos de notícia e 26 de advertência no Fórum Montijo, numa inspecção que envolveu 119 lojas.
Especialista da empresa e figuras públicas protestam contra alterações na rede
Um especialista em transportes da Carris aponta falhas à 2ª fase de reestruturação da Rede 7, sobretudo às alterações no percurso da carreira 2, reconhecendo que implicam acréscimo de custos para os utentes.
ASAE apreendeu 150 toneladas de bacalhau e encerrou quatro padarias
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 150 toneladas de bacalhau em mau estado que se encontrava num armazém em Loures e anucniou o encerramento de quatro padarias na zona da grande Lisboa.
Vendas à distância com novas regras para reembolso aos consumidores
Os fornecedores de produtos vendidos à distância vão ter de devolver o dobro do dinheiro pago pelo consumidor se não cumprirem os 30 dias de reembolso em caso de resolução do contrato, segundo um diploma hoje publicado.

importante para "vários"...


Medicamento melhora a vida sexual
Melhor do que o Viagra. É assim que investigadores ingleses classificam um novo medicamento, que não só melhora a performance sexual do homem como desperta o desejo sexual - tanto no homem como na mulher. O novo medicamento, ainda em fase de ensaios clínicos, pode vir a mudar a vida de milhões em todo o Mundo.
Guarda Costeira é destino da Marinha sem submarinos
Melo Gomes, Chefe de Estado-Maior da Armada, aponta 3 questões políticas que justificam a compra de dois submarinos. Diz que a Guarda Costeira seria o destino da Marinha sem esse investimento de muitos milhões e que os Socorros a Náufragos têm uma taxa de sucesso de 95%, dois pontos acima da dos americanos.
Familiares tentam justiça popular
Assassino, vais pagar pelo que fizeste", gritavam ontem de manhã, à porta do Tribunal de Faro, cerca de 20 pessoas. As palavras dirigiam-se a 'Zezinho', suspeito de, no sábado de manhã, ter morto, com uma faca, Joaquim Pires.
Nova taxa gera guerra da água
A entrada em vigor da lei que proíbe a cobrança dos contadores não vai alterar a factura mensal dos consumidores de água. As autarquias já anunciaram que vão substituir aquela cobrança por uma taxa de disponibilidade. A reacção do Governo foi clara: a Direcção-Geral do Consumidor apoiará as associações de consumidor em acções colectivas contra os municípios.
Pinho espera estudo
O ministro da Economia, Manuel Pinho, qualificou como "muito preocupante" o aumento do preço dos combustíveis e garantiu aguardar o estudo pedido "com carácter de urgência, à Autoridade da Concorrência sobre os factores que possam estar a travar a concorrência no sector".
Alvarinho em risco de acabar
Os sinos voltaram a tocar a rebate na sub-região de Monção, onde se produz o Alvarinho, o ex-libris dos vinhos verdes brancos. É que, na Comissão de Vitivinicultura da Região dos Vinhos Verdes deu entrada uma proposta de alargar a produção deste vinho a toda a área da região, que é como quem diz, ao Entre-Douro-e-Minho.
5 mil sem emprego
São mais de 12 mil os trabalhadores não docentes em situação laboral precária, dos quais cerca de cinco mil em risco de perderem o emprego no final de Agosto caso o Ministério da Educação não opte por os colocar no quadro da Função Pública.
Ciclo de seis anos adiado
Um estudo do Conselho Nacional de Educação defende a fusão entre os 1º e 2º Ciclos de escolaridade, mas o Governo diz que, para já, não há condições para avançar. Talvez após as eleições haja condições para a mudança.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

importante para "vários"...


Publico 190508
Serviços públicos: municípios acusados de cobrança ilegal de taxa de disponibilidade
O deputado socialista Renato Sampaio, autor da lei que proíbe a cobrança de taxas associadas aos contadores para os serviços públicos essenciais, considerou que “é ilegal” cobrar para disponibilizar estes serviços.
Valter Lemos diz que apenas 1500 trabalhadores não docentes vão terminar contrato
O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, afirmou hoje que apenas 1500 funcionários não docentes vão terminar o contrato no final de Agosto e não cinco mil como denunciou hoje a Federação Nacional de Sindicatos da Função Pública.
Cinco mil trabalhadores não docentes estão em risco de perder o emprego
Manuel Pinho: aumento do preço dos combustíveis é "muito preocupante"
O ministro da Economia, Manuel Pinho, considerou hoje "muito preocupante" o aumento dos preços dos combustíveis e garantiu aguardar o estudo pedido à Autoridade da Concorrência para ter a certeza que "não existem factores anormais" a empolá-los.
Investimento directo estrangeiro em Portugal e no exterior baixou mais de 50 por cento
O investimento directo estrangeiro (IDE) em Portugal, assim como o investimento das empresas portuguesas no estrangeiro, registou uma diminuição superior a cinquenta por cento em 2007, segundo dados que a União Europeia (UE) hoje divulgou.

Diário de Noticias 190508
Um grupo de muçulmanos que preparava acções violentas esteve de passagem por Portugal, com o objectivo de recrutar jovens da comunidade nacional para a jihad (vulgarmente designada guerra santa). A revelação foi feita ontem pelo xeque David Munir, durante um debate no Rádio Clube Português. O grupo esteve no País há alguns anos, mas "não teve sucesso, tendo sido rejeitado pela comunidade", revelou. O sentimento de integração no País foi a principal razão apontada para o facto de estas acções não terem tido eco.O vice-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), José Manuel Anes, também presente no debate, disse ao DN que, de facto, "houve um grupo que estava a preparar atentados que passou em território nacional há uns anos. Eventualmente era composto por indivíduos de uma ou duas proveniências, indo-paquistaneses ou do Magrebe, e que podem ter passado por Inglaterra".

O recrutamento de indivíduos e posterior rejeição pela comunidade levou-os a ir embora do País", diz José Manuel Anes, acrescentando que o grupo tinha a intenção de desenvolver acções no território.


Jornal de Noticias 190508
Três assaltos a habitações por hora em Portugal
Aumenta o número de casas assaltadas durante o sono dos moradores. Arrombamento é o método preferido. Porto, Lisboa e Faro mais afectadas
315 mil pessoas receberam Rendimento Social de Inserção
O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção que regressou à política de apoio social em 2007, após terem visto a sua prestação cessada, foi de 29.123 pessoas, o que corresponde a um aumento superior a 50% quando comparado com o ano de 2006

domingo, 18 de maio de 2008

importante para "vários"...


PUBLICO 180508
Sporting vence Taça de Portugal
O Sporting derrotou hoje o Porto na final da Taça de Portugal e sagrou-se campeão com dois golos marcados já durante o período de prolongamento. O avançado brasileiro Tiuí bisou, com um primeiro golo aos 110 minutos e um segundo sete minutos mais tarde, com um pontapé de bicicleta.
Jerónimo devolve a Sócrates acusação de sectarismo e manipulação
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, devolveu hoje ao primeiro-ministro, José Sócrates, a acusação de "sectarismo" e de querer "condicionar" a negociação do Código do Trabalho na concertação social. O comunista questionou "quem manipula quem" e se "foi o ministro do Trabalho a dizer que as principais malfeitorias do Código - os despedimentos sem justa causa, os horários de trabalho - não vão ser negociadas".
Sócrates acusa PCP de "querer condicionar os sindicatos" para que não haja consenso na revisão do Código do Trabalho
PCP acusa Governo transformar Assembleia em "cartório de reconhecimento de assinatura"
Portas desafia Sócrates a "aliviar" peso do fisco sobre combustíveis
Louçã acusa Sócrates de promover "despedimentos simplex" e "falsos recibos verdes"
Passos Coelho acusa Governo de amealhar impostos "à boleia" do preço do crude
Ferreira Leite afirma que se PSD perder legislativas ficará numa posição “complexa”
A candidata à liderança do PSD, Manuela Ferreira Leite, reconheceu hoje que o partido ficará numa posição "bastante complexa" se perder as legislativas de 2009 e apelou aos militantes para escolherem alguém capaz de vencer José Sócrates. "Se não nos apresentarmos ao eleitorado com um candidato a primeiro-ministro capaz de enfrentar, de igual para igual, de olhos nos olhos, o engenheiro Sócrates, o partido ficará numa posição bastante complexa", afirmou Manuela Ferreira Leite, numa sessão de esclarecimento com militantes, em Beja.
Ex-líder parlamentar Duarte Lima apoia Pedro Passos Coelho
PSD: Passos Coelho acredita que se ganhar o partido pode originar "movimento de mudança"
Primeiro debate entre candidatos à liderança do PSD é amanhã à noite no Porto
Ferreira Leite diz que não faz política espectáculo por não ter vocação para actriz
Luís Campos e Cunha critica a recente baixa do IVA
Luís Campos e Cunha, primeiro ministro das Finanças de José Sócrates e actual presidente da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social), critica a recente baixa do IVA (em um ponto percentual) numa entrevista ao “Diário de Notícias” e TSF.
PP quer que Instituto da Droga explique “dicionário de calão” na Assembleia
O CDS-PP vai pedir a audição do presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) na comissão parlamentar de Saúde para explicar a publicação de um "dicionário de calão" no site do instituto e que tem sido acusado de “irresponsável”.
"Espanha ainda não assumiu independência de Portugal”
O vice-presidente do Governo Autónomo da Catalunha, Josep-Lluís Carod Rovira, disse hoje em Barcelona que Espanha ainda não assumiu que Portugal é um Estado independente. Carod Rovira considera que Madrid pretende manter uma "tutela paternalista" e uma atitude de "imperialismo doméstico" sobre o Estado Português, onde, acrescentou, "historicamente, sempre houve um certo complexo por parte de alguns sectores dirigentes em relação a Espanha".

Correio da Manhã 180508
Sócrates promete mais auto-estradas
O troço final da auto-estrada do Litoral Centro (A17), entre o Louriçal e a Figueira da Foz, foi ontem inaugurado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que prometeu continuar a investir em novas auto-estradas, em especial na ligação entre Vila Real e Bragança, à qual chamou "auto-estrada da justiça".
Segundo o governante, a ligação entre Vila Real a Bragança em auto-estrada vai avançar este ano e "é talvez a maior operação de justiça que nós possamos fazer", porque é "oferecer a toda uma zona do País condições para ter acesso às coisas boas que a vida contemporânea pode proporcionar". Mas não seguindo o exemplo de "irresponsabilidade" que envolveu a construção da A17, que foi "lançada a concurso em 1999 e adjudicada em 2003".


Diário de Noticias 180508
Sócrates assistido no hospital de Santo António
O primeiro-ministro foi ontem assistido no Hospital de Santo António, no Porto. José Sócrates mostrou sintomas de febre e foi aconselhado pelo pessoal do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) que geralmente o acompanha a, nas palavras de um seu assessor, "dar um salto" às urgências daquele hospital.
O INEM receava que José Sócrates padecesse de alguma doença contraído na América Latina. Suspeitava-se de uma cólica renal, sendo assistido por um urologista. Luís Bernardo, assessor de imprensa do primeiro-ministro, disse ao DN que se concluiu que o primeiro-ministro apenas mostrava sintomas de gripe....A semana foi ultra atribulada. Na terça-feira chegou a Caracas, Venezuela, para uma visita de três dias. Foi surpreendido com uma notícia do Público denunciando o facto de ter fumado no avião, o que é ilegal. Um dia depois pediu desculpa e prometeu deixar de fumar.

Jornal de Noticias 180508
Alunos do Secundário rejeitam as obras de leitura obrigatória
Há uma contestação generalizada às obras de leitura obrigatória na disciplina de Português por parte dos alunos do ensino secundário. A denúncia não seria uma total novidade se uma docente da Escola D. Pedro V, em Lisboa, não se tivesse dado ao trabalho de ir saber porquê. Maria Gabriela Silva fez um estudo de campo, entre 2000 e 2004, e concluiu que há muito de errado nas escolhas das leituras para a disciplina de Língua Portuguesa. E por isso recomenda ao ministério da Educação que reformule tudo, ou quase tudo, o que diz respeito à definição dos programas de leitura para os adolescentes
Governo alerta Espanha para impacto negativo de refinaria em Badajoz
A construção de uma refinaria em Badajoz poderá provocar danos ambientais quer no rio Guadiana, quer nas zonas portuguesas raianas. O receio foi transmitido pelo Governo português a Madrid há cerca de um mês, apurou o JN, mas a notícia sobre os pedidos de informação de Lisboa ao Governo espanhol, só foi conhecida ontem pela edição electrónica do "El Pais"

sexta-feira, 16 de maio de 2008

importantes para o CM e para os "á borla"!


do Correio da Manhã
Aluno parte óculos de professor
A atitude repete-se e começa a ser preocupante: "Professor, vou-te partir os óculos!" Ao ouvir a frase, proferida por um aluno de 12 anos, do 1º Ciclo da Escola Básica Integrada de Pereira, em Montemor-o-Velho, o docente ainda conseguiu virar-se, mas não a tempo de evitar o estrago.
Estudante violada em festa
Uma aluna de 18 anos, caloira do Curso de Biomedicina da Universidade do Minho, foi violentamente agredida e violada no recinto do Gatódromo, em Braga, onde ontem à noite terminou o programa do Enterro da Gata 2008 - a festa dos estudantes. Tudo aconteceu na madrugada da passada segunda-feira - segundo dia da semana académica, no Minho.
Oftalmologia: Solução para listas de espera
O Ministério da Saúde vai criar uma bolsa de hospitais públicos para recuperar as listas de espera de oftalmologia. Vão integrar este grupo as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) onde se constatou haver capacidade instalada e, por isso, meios para atender mais doentes.
Novas farmácias e mesmos donos
Os farmacêuticos podem continuar a ser os proprietários da maioria das novas farmácias que vai abrir à luz da lei que liberalizou o sector da venda de medicamentos. Calcula-se que sejam criadas cerca de 300. Mas, de acordo com um documento do Infarmed publicado ontem em Diário da República, Portugal tem 224 farmácias a mais.
"Estamos em acampamento permanente"
Cerca de 300 magistrados reúnem-se hoje para analisar a situação do Ministério Público e elaborar um manifesto que depois será enviado ao ministro da Justiça e ao procurador-geral da República. António Cluny antecipa as conclusões do inquérito feito aos procuradores.
Menos 3,1 milhões
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou ontem que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 1,5% este ano, menos 0,7 % do que a anterior estimativa do Governo, que apontava para um crescimento de 2,2%. Este erro de previsão significa menos 3,1 milhões de euros por dia
Al-Qaeda ameaça Europeu de 2008
A al-Qaeda prepara-se para semear o terror no Euro' 2008, que se realiza este Verão na Áustria e na Suíça. "Transformemos os dois países mais seguros da Europa num inferno, como o Iraque ou o Afeganistão!" é um dos apelos à violência que nas últimas semanas se têm sucedido nos sites islamitas mais populares. A notícia foi avançada pelo jornal helvético 'La Liberté de Fribourg', que cita fontes dos Serviços de Segurança suíços, mas Viena desmente-a.


do Destak
Salas de chuto podem avançar este mandato
A vereadora da Acção Social na Câmara de Lisboa, Ana Sara Brito (PS), defendeu hoje a instalação de espaços para injecção assistida na cidade, uma medida que pondera avançar ainda este mandato.
Maioria PS "chumba" diplomas do PSD que visavam apoio às famílias
O PS chumbou hoje seis diplomas do PSD que visavam o apoio às famílias, incluindo um projecto que previa ajuda financeira à permanência dos idosos com a família.
Polícia já registou 266 atropelamentos só este ano
De Janeiro a 30 de Abril registaram-se 266 atropelamentos em Lisboa, dos quais 101 foram verificados em passadeiras e 165 fora delas.
Acordo Ortográfico aprovado na Assembleia
O Parlamento aprovou hoje, com os votos favoráveis do PS, PSD, Bloco de Esquerda e sete deputados do CDS o Segundo Protocolo do Acordo Ortográfico, mas Manuel Alegre (PS), dois deputados do PP e Luísa Mesquita votaram contra.


do Metro
Lino negoceia aumentos nos transportes
O ministro Mário Lino afirmou ontem que está em negociação a exigência das operadoras de transportes de passageiros de aumentar os tarifários, mas recusou-se a comentar a proposta de subida na ordem dos seis por cento. O Governo tem uma metodologia assente com os transportadores, segundo a qual, periodicamente, faz-se uma apreciação sobre os factores que incidem sobre os custos dos transportes públicos”, disse o ministro. Há um processo que tem de ser analisado para fazer com que as operadoras de transportes tenham condições de sobre vivência. Está assente um processo de reapreciação dos tarifários”, afirmou, escusando-se a comentar a proposta de aumentos dos preços dos bilhetes em seis por cento.
Indicadores do 1o trimestre foram os piores da Zona Euro
Economia nacional só vai crescer 1,5%
“Esta previsão assenta na nossa convicção de que a economia portuguesa continuará a revelar capacidade de reacção
sic Teixeira dos Santos
Boa-Hora passa de tribunal a hotel
O edifício do Tribunal da Boa-Hora vai ser transformado num hotel, de acordo com o plano para a frente ribeirinha publicado ontem em “Diário da República”. O tribunal passará a funcionar no Parque das Nações. O plano, que implica um investimento de cerca de 145 milhões de euros, prevê igualmente um hotel nas actuais instalações do Ministério da Administração Interna, que passará para a ala oriental da Praça do Comércio
Mulher à venda na internet
Um marido que suspeitava que a mulher o estava a trair decidiu vingar-se colocando-a à venda no eBay. Paul Osborn, de Bletchley, em Inglaterra, ofereceu a mulher Sharon - descrita como “mentirosa”e “adúltera” – a quem pagasse o preço mais elevado. A oferta tornou-se um fenómeno, com Paul Osborn a receber até 195 mil euros.
Sharon apresentou queixa contra o marido
. Vá-se lá saber porquê!
Se ele pode... eu também posso
Aos senhores inspectores da ASAE: devo anunciar que, a partir de dia 14 de Maio de 2008, se for apanhada a fumar em cafés ou no meu local de trabalho, vou pedir desculpa, referindo que desconhecia a lei e que vou deixar de fumar. Se me passarem uma coima, vou deixar ir o caso para tribunal. Se me prenderem, vou deixar-me estar presa.
Existe um precedente. Não vou deixar que seja punida por algo que os outros fazem e eu não posso. Simplesmente, porque não me chamo José Sócrates e
não sou primeira-ministra da República Portuguesa. Neste meu comunicado oficial há que ter o seguinte em perspectiva:
a primeira é que faço tenções de cumprir a lei;
a segunda é que ninguém está acima da lei;
a terceira é que o desconhecimento da lei não é desculpa para não a cumprir;
a quarta é que o exemplo tem que vir de cima;
a quinta é que se o senhor primeiro-ministro pode, eu também posso.
Assim se faz cumprir a democracia.
CATARINA COSTA
...

Se a razão para proibir o fumo em ambientes fechados é para não prejudicar a
saúde dos não fumadores que se encontram no mesmo espaço, o senhor primeiro ministro devia saber disso. Mas o facto de ter apresentado as suas desculpas foi um acto de humildade que o dignifica.
O mesmo já não se pode dizer daquela figura sinistra da ASAE que procurou sempre fugir com o rabo à seringa.
MANUEL VITAL


do Meia-Hora
Ministro volta atrás e prevê que inflação atinja os 2,6% este ano
O ministro das Finanças,TeixeiradosSantos, reviu ontem em alta previsão para a taxa de inflação em 2008, em 0,5%, para 2,6%, esperando que a subida do preço do petróleo e dos alimentos tenham repercussões no mercado português a curto prazo.


“Não digo que a situação seja de emergência mas é preciso um olhar particular para aqueles que estão a ser atingidos por esta crise económica”
Cavaco Silva, Presidente da República

“Estão criadas as condições para o Governo desfazer o tabu dos últimos meses. É o último Governo da UE a fazer uma revisão em baixa do crescimento”
Honório Novo, Deputado do PCP

“Para o PSD [os dados] mostram o que os economistas vêm dizendo há muito tempo e que aponta para uma desaceleração da economia”
Hugo Velosa, Deputado do PSD

“São necessárias políticas públicas que ajudem as empresas a fazer crescer a economia com a necessária flexibilidade da legislação laboral”
Diogo Feio, Deputado do CDS-PP

“Esta é a maior queda na Zona Euro [...].
O Governo não pode manter-se olimpicamente como se nada estivesse a acontecer”

Luís Fazenda, Deputado do BE


Trabalhamos 40% do ano só para pagar impostos
Apenas depois de 19 de Maio os salários dos trabalhadores portugueses vão ficar livres da carga tributária anual

Governo só decide ISP depois do inquérito
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu aos representantes dos revendedores de combustível que não haverá decisão sobre descida do Imposto sobre Produtos Petrolíferos(ISP)antes da divulgação do estudo da Autoridade da Concorrência, disse ontem fonte da ANAREC, citada pela agência Lusa. A garantia foi dada depois de o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, se ter escusado a clarificar se vai ou não ceder à proposta lançada pela ANAREC.

O ministro revelou apenas que está sensível ao assunto, acrescentando que neste Orçamento de Estado não será aumentado o preço do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
A redução do ISP foi uma proposta apresentada ontem ao Governo pelo presidente da ANAREC, Augusto Cybrom, que contempla uma descida no ISP de 10 a 11 cêntimos de euro para o gasóleo e entre 21 e 22 cêntimos para a gasolina.

trapalhões do terceiro mundo!


sem apoios QREN, nem ligações ás Universidades Americanas.


quinta-feira, 15 de maio de 2008

importantes para o CM!

Há mais jogos sob suspeita
"O meu telefone está sob escuta há muitos anos. Esteve e está. É fácil de verificar." Pinto da Costa disse-o sem hesitações, num tom algo provocatório, desafiando a ex-companheira, que se sentara a poucos metros de distância. Carolina mantinha-se calada e Pinto da Costa, nos escassos seis minutos que durou a acareação no Tribunal de Gondomar, ironizava: "Está a perguntar se almocei com a minha esposa no Degrau Chá? Esta senhora nunca foi minha esposa...", disse ao procurador Gonçalo Silva, assegurando que a única mulher com quem casara foi, e é, Filomena Martins.
Custo dos transportes sobe 6%
Os aumentos nos transportes de passageiros, reflectindo a alta dos preços dos combustíveis, poderão atingir os seis por cento já a partir do próximo dia 1 de Julho, de acordo com a fórmula negociada entre transportadores e Governo.
Paquete de luxo 'parou' Lisboa
Nunca o porto de Lisboa recebeu um navio assim. O O 'Independence of the Seas', foi o maior paquete que alguma vez cruzou a barra do Tejo. O gigante dos mares foi recebido pelas 07h00 por dois rebocadores que, munidos de canhões de água, como manda a tradição, lhe deram as boas-vindas.
"Peço desculpa por ter fumado"
O primeiro-ministro, José Sócrates, pediu ontem desculpa aos portugueses por ter fumado durante o voo entre Lisboa e Caracas na madrugada de terça-feira passada. Poucos minutos após ter chegado à faixa de Orinoco, principal centro de produção de petróleo na Venezuela, José Sócrates admitiu que, "de facto", fumou no avião, mas como "isso sempre aconteceu nas outras viagens anteriores" deixou claro que "se por algum motivo violei alguma lei ou regulamento lamento se o fiz e peço desculpa por isso". E garantiu mesmo que esta situação "não vai voltar a acontecer, porque decidi deixar de fumar".
Jardim fora da corrida
O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, anunciou ontem que não é candidato à liderança do PSD nacional. "Concordo com a opinião dominante de eu não me dever envolver no estado em que o PSD está mergulhado", declarou na sede do PSD-Madeira, no Funchal. A única dúvida é a de saber se irá ao congresso de Guimarães.
Taxa de inflação recua na Zona Euro
A taxa de inflação homóloga na Zona Euro recuou 0,3 pontos percentuais no mês de Abril, para os 3,3 por cento, uma tendência igualmente verificada em Portugal, onde o recuo foi de 0,6 pontos percentuais para 2,5 por cento.
ANAREC apela a descida do IPS
A Associação Nacional de Revendedores de Combustível (ANAREC) vai propor esta quinta-feira ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, que o Governo desça o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), de forma a reduzir o preço dos combustíveis.
Sismo: China aceita ajuda do Japão
O governo chinês aceitou a ajuda de uma equipa de socorro proveniente do Japão, permitindo que estes sejam os primeiros estrangeiros a participar nas operações de resgate e salvamento na zona afectada pelo sismo da passada segunda-feira no sudoeste do país.
Atentado suicida no Afeganistão
Um atentado bombista suicida registado esta quinta-feira causou pelo menos 18 mortos, entre polícias e civis, na província de Farah, na região ocidental do Afeganistão.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Já é costume!

É espantoso! ! !

Acho que os fumadores ficaram automáticamente autorizados a não cumprir a lei do tabaco.

O Público revela, na sua edição online, que o primeiro-ministro e outros membros do Governo violaram a proibição de fumar no voo fretado da TAP entre Lisboa e Caracas, que levou esta madrugada uma comitiva governamental numa viagem oficial à Venezuela.

O porta-voz da TAP afirmou ao Portugal Diário que, «com mais ou menos dimensão, a nível oficial, isso tem acontecido», confirmado o que o assessor do primeiro-ministro disse ao Público: «Já é costume».

Questionado sobre esta situação, e se ela se traduz num incómodo para a TAP, António Monteiro não tem dúvidas que «o incómodo é para quem freta o avião e para os seus convidados».

Segundo relata o jornalista do Público, que acompanhou a viagem no aparelho fretado pelo Governo, depois de servida a refeição a bordo, pelas 23h, alguns membros do gabinete do primeiro-ministro dirigiram-se para a frente do avião, com maços de tabaco na mão, permanecendo por detrás de uma cortina.

Segundo o enviado do Público Luciano Alvarez, o cheiro a fumo era intenso e, apesar da cortina, os empresários que seguiam na comitivia podiam ver tudo. Até que foi a vez do próprio primeiro-ministro quebrar a proibição de fumar por duas vezes entre as 23h30 e as 00h00, apesar da sinalética avisar expressamente que é proibido fumar a bordo do avião, e ter repetido outras vezes durante a madrugada.

O supervisor do voo TAP disse ao Público que «às vezes» aquelas situaçõs aconteciam, apesar de ser proibido fumar. «Algumas horas depois de o voo ter partido o ministro Manuel Pinho foi fumar. Ninguém me tinha perguntado se se podia ou não fumar. Fui falar com o comandante que não gostou da situação, mas que disse para arrranjar uma zona para fumar, se não ainda acabariam a fumar no cockpit».

O supervisor disse ainda que já em outras ocasiões o primeiro-ministro tinha fumado em voos da TAP. O assessor confirmou ao Público que «já é costume. Já aconteceu em outras viagens. Ouvimos as pessoas, que não se importaram».


http://diario.iol.pt/politica/socrates-caracas-venezuela-governo-fumar-aviao/951559-4072.html

um tiro á Silva... deu a partida!

"politiquice barata e reles"
Defender limites aos salários dos gestores é "politiquice barata e reles", disse hoje o presidente executivo do banco BPI, no mesmo dia em que o ministro das Finanças português apelou à moderação nos salários dos altos quadros das empresas."Falar dos salário dos gestores não tem nenhum custo político", disse Fernando Ulrich na conferência "Portugal em Exame", defendendo que o Governo deveria discutir questões como subidas de impostos, caso as considere necessárias. Ulrich considerou, perante uma plateia onde estavam Francisco Balsemão e Belmiro de Azevedo, que o governo evita subir os impostos porque, "isso sim, teria custos políticos". Discutir os limites dos salários dos gestores é "politiquice barata e reles", considerou o presidente executivo do banco BPI, sustentando que "o governo não tem nada a ver com isso". O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse hoje em Bruxelas estar "preocupado" com a dimensão "desproporcionada" dos salários dos gestores em relação ao de outros trabalhadores, pedindo "moderação" e "transparência". "É importante darmos um sinal de que é preciso alguma moderação", disse Fernando Teixeira dos Santos à entrada de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro que, na terça-feira, consideraram "escandalosos" os aumentos salariais de diversos administradores de empresas na união Europeia. Ainda na conferência "Portugal em Exame", António Mexia, presidente executivo da EDP PUBLICO 14.05.2008 - 18h30 Lusa

O presidente do Grupo Sonae, Belmiro de Azevedo, considera que os ministros não têm autoridade para mandar nas empresas e nos salários que estas pagam aos gestores e considera que a questão está a ser colocada ao contrário.No mesmo dia em que o ministro das Finanças português apelou à moderação nos salários dos altos quadros das empresas, Belmiro de Azevedo afirmou que para defesa da equidade o Governo tem outros meios, como os impostos, "mas isso tem custos políticos que não quer assumir". "Os ministros não têm autoridade para mandar nas empresas", afirmou Belmiro de Azevedo na conferência "Portugal em exame". Na linha do que já havia sido dito pelo presidente do BPI, Fernando Ulrich, durante a mesma conferência, Belmiro de Azevedo afirmou que quando se fala de gestores de topo em Portugal "está-se a falar de uma gota de água" e que, na maioria das empresas, em geral existe equidade interna entre responsabilidades e remunerações. "Há um mercado livre e os gestores que não se considerem bem pagos podem sair do país (...) se calhar a questão ao contrário, devia remunerar-se de forma a atrair esses gestores (...) ou algum dia as empresas portuguesas terão que gerir com uns bananas". A discussão sobre este tema teve o seu tiro de partida no último discurso de final de ano do Presidente da República, Cavaco Silva, que condenou a discrepância de salários dos gestores e restantes trabalhadores de certas empresas. PUBLICO 14.05.2008 - 18h36 Lusa

importantes para o Publico e CM...com as inevitáveis trapalhadas!

Câmara de Lisboa suspende montagem da Feira do Livro e pondera cancelamento de subsídio
A Câmara de Lisboa suspendeu hoje a montagem dos pavilhões da Feira do Livro e pondera cancelar o subsídio que ia atribuir à Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), entidade responsável pela organização do evento.
Autoridade da Concorrência autorizou aluguer de helicópteros a empresa acusada de cartelização
A Empresa de Meios Aéreos (EMA), que gere os meios do Ministério da Administração Interna (MAI), garantiu hoje que pediu um parecer à Autoridade da Concorrência (AdC) antes de alugar dois helicópteros à Helisul, uma empresa que foi multada o ano passado pela AdC, por alegada prática de cartelização num concurso público em que entrou em 2005. No entanto, a Helisul diz estar de “consciência tranquila” e à espera de uma decisão do tribunal para o qual recorreu.
BE chama ministro da Economia ao Parlamento para explicar aumento dos combustíveis
O Bloco de Esquerda (BE) chamou à Assembleia da República o ministro da Economia, Manuel Pinho, para explicar os aumentos dos combustíveis em Portugal, o último sofrido a partir da meia-noite de hoje.
PSD e PCP criticam “cartelização” que leva a aumento dos combustíveis
Combustíveis subiram mais três cêntimos por litro

Procurador arrasa mapa judiciário
Pinto Monteiro diz que o novo mapa judiciário "comete graves atentados a um Estado de Direito democrático", tem alterações "perigosas", põe em causa a igualdade entre as duas magistraturas e ainda "dificulta" o acesso dos cidadãos à Justiça.
O procurador-geral da República (PGR), ouvido ontem na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, arrasou a nova lei de organização e gestão dos tribunais e chegou mesmo a dizer que algumas das propostas não podem ser levadas a sério, como a do conselho de comarca - integrado por um procurador, representantes da Ordem dos Advogados, da Câmara dos Solicitadores, dos funcionários judiciais e dos vários municípios integrados nessa comarca: 'A ideia teoricamente é agradável, mas duvido que com esta gente toda isto dê resultado.'
As críticas mais duras do PGR, porém, dirigiram-se à 'desigualdade' que a lei estabelece entre a magistratura judicial e a do Ministério Público e às funções administrativas atribuídas à figura do juiz-presidente da comarca.
'Os magistrados só podem administrar a Justiça. Não existem para ter funções administrativas', criticou Pinto Monteiro, afirmando que, nas competências do futuro presidente de comarca, até cabe a função de arrumar carros.
Por outro lado, o procurador- -geral criticou os poderes do juiz--presidente, avisou que este não poderá ganhar mais do que o magistrado coordenador de comarca e alertou:'Se o presidente do tribunal disser que o Ministério Público fica instalado na cave, não há nada que o impeça.'
Pinto Monteiro manifestou-se também contra a nomeação do administrador judicial por parte do juiz-presidente, assim como a criação de um gabinete de apoio aos magistrados, na dependência do Conselho Superior da Magistratura.
'Não tenhamos dúvidas de que esta lei dificulta o acesso das populações à Justiça', disse o PGR, apesar de louvar a 'ideia de haver especialização'.

com tanta trapalhada...como é que se pode exigir "justiça". Valha-nos este Procurador!!!
Redução de prazos leva a inquéritos «mal feitos»
O inspector-geral da Administração Interna, António Clemente Lima, disse ontem, em Faro, que a redução de prazos prevista na recente reforma penal pode conduzir a inquéritos «mal feitos» e mostrou-se convencido de que os Códigos serão alvo de «retoques». Defendendo que a diminuição dos prazos para os inquéritos não pode reger-se por uma só regra, o responsável apontou o exemplo da criminalidade organizada, área em que «dificilmente se cumprirão prazos restritos».

Municípios podem ter mais meios de socorro
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou esta quarta-feira e que vai passar a ser possível cada município ter mais do que uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos bombeiros.
"Até hoje só pode existir uma por município, mas nós reconhecemos que os municípios têm necessidades e carências diferentes", afirmou o governante aos jornalistas em Lamego, no final da cerimónia de apresentação das 35 EIP constituídas nos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda, Braga e Viana do Castelo.
Com o objectivo de criar EIP nos concelhos de maior risco, foi celebrado no ano passado um protocolo entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Liga dos Bombeiros Portugueses, que definia como meta 200 equipas até ao final de 2009.
Segundo o governante, até ao final deste ano haverá 100 equipas a funcionar em Portugal.
CM 14 Maio 2008 - 10h00
Com tanta fartura... pobre desconfia!

terça-feira, 13 de maio de 2008

importantes para o Publico!

PSD subscreve envio da lei orgânica da PJ para o Tribunal Constitucional
O PSD disse hoje "compreender" que o Presidente da República tenha enviado para o Tribunal Constitucional (TC) a lei orgânica da Polícia Judiciária (PJ), sublinhando que é uma decisão que vai "ao encontro do posicionamento" dos social-democratas.
BE apoia decisão de Cavaco sobre lei orgânica da PJ
CDS e PCP saúdam decisão de Cavaco Silva sobre lei orgânica da PJ
Cavaco manda lei orgânica da PJ para o Tribunal Constitucional
Mais de 23 mil pessoas presas nos escombros em duas cidades de Sichuan
As autoridades chinesas acreditam que mais de 23 mil pessoas estejam presas debaixo dos destroços dos edifícios que ruíram em duas cidades da província de Sichuan, a mais afectada pelo forte sismo registado ontem na região.
Dez portugueses estão na zona do sismo, só um permanece incontactável
Novo balanço das vítimas do sismo na China dá conta de 12 mil mortos
Autoridades confirmam 80 mortos nos atentados em Jaipur
As explosões que abalaram ao início da noite a cidade de Jaipur, no noroeste da Índia, provocaram pelo menos 80 mortos e mais de 150 feridos, anunciou a administração local.
Índia: pelo menos 60 mortos em atentados na cidade de Jaipur
PGR considera que mapa judiciário põe em causa o Estado de Direito
O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, criticou hoje no Parlamento o novo mapa judiciário, considerando que este dificulta o acesso dos cidadãos à Justiça e não respeita o estatuto e autonomia do Ministério Público.
Jardim Gonçalves diz que há aproveitamento político na realização do inquérito parlamentar
O fundador e antigo presidente do BCP, Jardim Gonçalves, considera que há aproveitamento político na decisão de se realizar um inquérito parlamentar à supervisão bancária neste momento, quando os supervisores estão a investigar os factos que se pretendem apurar.
Jardim Gonçalves: campanha "vantagem accionista" foi operação legítima
Jardim Gonçalves: BCP nunca mentiu ou omitiu informação aos reguladores
BCP duplicou valor em dois dos anos em que Teixeira Pinto liderou o banco
Exército libanês admite recurso à força para restaurar ordem no país
O Exército libanês, até aqui neutro nos confrontos da última semana entre apoiantes e opositores do Governo, diz estar pronto a “usar a força” para desarmar as milícias e restaurar a ordem no país.
Bush adverte Irão e Síria que não vai permitir que controlem o Líbano
Líbano: Tripoli palco de novos combates entre sunitas e xiitas

democracia... do pais dos Generais!


O Jornal de Angola (JA) diz que "chegou a hora de dizer basta" ao que qualifica como "os mais baixos ataques ao país" e aos seus dirigentes políticos.

O aviso consta de um texto disponível na edição on-line do jornal, e assinado pelo director do periódico estatal, para quem "Lisboa continua, infelizmente, a ser o centro das conspirações contra Angola".

Este não é o único artigo a visar os portugueses - num texto não assinado, no mesmo jornal, diz-se que "se o regabofe continua" serão publicadas "listas com os nomes dos quadrilheiros portugueses, que foram capturadas no bunker de Jonas Savimbi [o antigo líder da UNITA, morto em 2002]".

No contraponto às críticas que se têm feito ouvir em Portugal ao regime angolano, depois das declarações de Bob Geldof em Lisboa - o músico irlandês disse que Angola é governada "por criminosos" - o artigo acaba por chegar ao ex-Presidente da República, Mário Soares. "Os governantes angolanos, ao longo de décadas, tiveram de dedicar larguíssimos recursos ao combate sem tréguas a Jonas Savimbi, o lugar-tenente da quadrilha soarista em Angola. Para liquidar esse salteadores, os angolanos deram tudo o que podiam", refere o texto.

Noutro trecho, numa referência a Clara Ferreira Alves, é também referida uma "quadrilha soarista" - "mas parece que dali já pouco pinga dos diamantes de sangue, tem de arranjar outro quadrilheiro". A expressão "diamantes de sangue" refere-se à indústria em torno deste mineral, para financiamento de guerras. O DN tentou, sem sucesso, contactar Mário Soares.

Para o Jornal de Angola, "em Portugal alguns órgãos de informação estão ao serviço das mais desvairadas quadrilhas". O periódico aponta baterias ao jornal Público e aos comentadores do programa da SIC Notícias Eixo do Mal - a uns e outros chama "idiotas úteis", "aqueles que os patrões usam para todos os abusos". No caso do painel do Eixo do Mal, vai mais longe: "Aqueles quatro miseráveis mentais estão apostados em levar os abusos de liberdade de imprensa aos níveis mais aberrantes dos tempos em que a PIDE destruía a honra dos oposicionistas ao regime fascista".

Para José Manuel Fernandes, director do Público, estes "ataques do Jornal de Angola, nomeadamente a associação aos diamantes de sangue, são completamente disparatados". O jornalista desvaloriza as afirmações do periódico angolano: "Não insulta quem quer, insulta quem pode e o Jornal de Angola não tem autoridade para isso".

Entre o painel de comentadores do Eixo do Mal os comentários são lacónicos. "A liberdade de opinião existe em Portugal, não existe em Angola", refere José Júdice.

"Só comento quando o Jornal de Angola for um jornal", responde Clara Ferreira Alves. E reitera as críticas já expressas na SIC Notícias: o governo de Angola "não é eleito, não é legítimo, não é democrático."

Para Luís Pedro Nunes, como para Nuno Artur Silva (moderador do Eixo do Mal) o texto fala por si.

Já Daniel Oliveira diz que "há insultos que, vindos de onde vêm, sabem a elogios". DN 130508

preparação da visita de Rosé Sócrates

Mais três portugueses pagaram resgate
Um em Barquisimeto, dois a 400 quilómetros dali, em Caracas três emigrantes portugueses foram sequestrados na Venezuela nos últimos 30 dias.
Esta forma de crime, que atravessa o gravíssimo crescendo das indústrias indomináveis - 382 sequestrados em 2007, contagem da Federação de Ganadeiros; números totais serão 80% superiores, alegam fontes exteriores ao governo chavista -, é a que mais apavora a comunidade lusitana (ver JN de ontem), que amiúde designa a ameaça como "a espada que nos pende permanentemente sob a cabeça".
O caso mais recente é de sexta-feira: o filho de um comerciante originário do Norte de Portugal foi vítima de "sequestro expresso", modalidade em crescimento. Resgate: 150 mil euros.
O caso de Barquisimeto, importante mercado alimentar, implicou cativeiro de seis dias e envolveu resgate de valor não revelado.
Ocorreu em Abril, como o outro caso de Caracas (família também do Norte português; 170 mil euros pagos), e a polícia não foi envolvida. JN 130508