domingo, 18 de maio de 2008

importante para "vários"...


PUBLICO 180508
Sporting vence Taça de Portugal
O Sporting derrotou hoje o Porto na final da Taça de Portugal e sagrou-se campeão com dois golos marcados já durante o período de prolongamento. O avançado brasileiro Tiuí bisou, com um primeiro golo aos 110 minutos e um segundo sete minutos mais tarde, com um pontapé de bicicleta.
Jerónimo devolve a Sócrates acusação de sectarismo e manipulação
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, devolveu hoje ao primeiro-ministro, José Sócrates, a acusação de "sectarismo" e de querer "condicionar" a negociação do Código do Trabalho na concertação social. O comunista questionou "quem manipula quem" e se "foi o ministro do Trabalho a dizer que as principais malfeitorias do Código - os despedimentos sem justa causa, os horários de trabalho - não vão ser negociadas".
Sócrates acusa PCP de "querer condicionar os sindicatos" para que não haja consenso na revisão do Código do Trabalho
PCP acusa Governo transformar Assembleia em "cartório de reconhecimento de assinatura"
Portas desafia Sócrates a "aliviar" peso do fisco sobre combustíveis
Louçã acusa Sócrates de promover "despedimentos simplex" e "falsos recibos verdes"
Passos Coelho acusa Governo de amealhar impostos "à boleia" do preço do crude
Ferreira Leite afirma que se PSD perder legislativas ficará numa posição “complexa”
A candidata à liderança do PSD, Manuela Ferreira Leite, reconheceu hoje que o partido ficará numa posição "bastante complexa" se perder as legislativas de 2009 e apelou aos militantes para escolherem alguém capaz de vencer José Sócrates. "Se não nos apresentarmos ao eleitorado com um candidato a primeiro-ministro capaz de enfrentar, de igual para igual, de olhos nos olhos, o engenheiro Sócrates, o partido ficará numa posição bastante complexa", afirmou Manuela Ferreira Leite, numa sessão de esclarecimento com militantes, em Beja.
Ex-líder parlamentar Duarte Lima apoia Pedro Passos Coelho
PSD: Passos Coelho acredita que se ganhar o partido pode originar "movimento de mudança"
Primeiro debate entre candidatos à liderança do PSD é amanhã à noite no Porto
Ferreira Leite diz que não faz política espectáculo por não ter vocação para actriz
Luís Campos e Cunha critica a recente baixa do IVA
Luís Campos e Cunha, primeiro ministro das Finanças de José Sócrates e actual presidente da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social), critica a recente baixa do IVA (em um ponto percentual) numa entrevista ao “Diário de Notícias” e TSF.
PP quer que Instituto da Droga explique “dicionário de calão” na Assembleia
O CDS-PP vai pedir a audição do presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) na comissão parlamentar de Saúde para explicar a publicação de um "dicionário de calão" no site do instituto e que tem sido acusado de “irresponsável”.
"Espanha ainda não assumiu independência de Portugal”
O vice-presidente do Governo Autónomo da Catalunha, Josep-Lluís Carod Rovira, disse hoje em Barcelona que Espanha ainda não assumiu que Portugal é um Estado independente. Carod Rovira considera que Madrid pretende manter uma "tutela paternalista" e uma atitude de "imperialismo doméstico" sobre o Estado Português, onde, acrescentou, "historicamente, sempre houve um certo complexo por parte de alguns sectores dirigentes em relação a Espanha".

Correio da Manhã 180508
Sócrates promete mais auto-estradas
O troço final da auto-estrada do Litoral Centro (A17), entre o Louriçal e a Figueira da Foz, foi ontem inaugurado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, que prometeu continuar a investir em novas auto-estradas, em especial na ligação entre Vila Real e Bragança, à qual chamou "auto-estrada da justiça".
Segundo o governante, a ligação entre Vila Real a Bragança em auto-estrada vai avançar este ano e "é talvez a maior operação de justiça que nós possamos fazer", porque é "oferecer a toda uma zona do País condições para ter acesso às coisas boas que a vida contemporânea pode proporcionar". Mas não seguindo o exemplo de "irresponsabilidade" que envolveu a construção da A17, que foi "lançada a concurso em 1999 e adjudicada em 2003".


Diário de Noticias 180508
Sócrates assistido no hospital de Santo António
O primeiro-ministro foi ontem assistido no Hospital de Santo António, no Porto. José Sócrates mostrou sintomas de febre e foi aconselhado pelo pessoal do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) que geralmente o acompanha a, nas palavras de um seu assessor, "dar um salto" às urgências daquele hospital.
O INEM receava que José Sócrates padecesse de alguma doença contraído na América Latina. Suspeitava-se de uma cólica renal, sendo assistido por um urologista. Luís Bernardo, assessor de imprensa do primeiro-ministro, disse ao DN que se concluiu que o primeiro-ministro apenas mostrava sintomas de gripe....A semana foi ultra atribulada. Na terça-feira chegou a Caracas, Venezuela, para uma visita de três dias. Foi surpreendido com uma notícia do Público denunciando o facto de ter fumado no avião, o que é ilegal. Um dia depois pediu desculpa e prometeu deixar de fumar.

Jornal de Noticias 180508
Alunos do Secundário rejeitam as obras de leitura obrigatória
Há uma contestação generalizada às obras de leitura obrigatória na disciplina de Português por parte dos alunos do ensino secundário. A denúncia não seria uma total novidade se uma docente da Escola D. Pedro V, em Lisboa, não se tivesse dado ao trabalho de ir saber porquê. Maria Gabriela Silva fez um estudo de campo, entre 2000 e 2004, e concluiu que há muito de errado nas escolhas das leituras para a disciplina de Língua Portuguesa. E por isso recomenda ao ministério da Educação que reformule tudo, ou quase tudo, o que diz respeito à definição dos programas de leitura para os adolescentes
Governo alerta Espanha para impacto negativo de refinaria em Badajoz
A construção de uma refinaria em Badajoz poderá provocar danos ambientais quer no rio Guadiana, quer nas zonas portuguesas raianas. O receio foi transmitido pelo Governo português a Madrid há cerca de um mês, apurou o JN, mas a notícia sobre os pedidos de informação de Lisboa ao Governo espanhol, só foi conhecida ontem pela edição electrónica do "El Pais"