quarta-feira, 28 de maio de 2008

importantes nos "jornais á borla"

ASAE do Norte critica inspecções a IPSS,
Fátima Araújo, directora da ASAE no Norte, criticou ontem algumas inspecções que obrigaram instituições de solidariedade social a deitar comida fora e pediu aos inspectores para serem “suficientemente sábios” para compatibilizar gastronomia tradicional com segurança alimentar. “Tem algum jeito, numa altura em que se fala de crise mundial de fome, andarmos a deitar fora compotas de instituições de caridade?”.
a outra ASAE suspeita de produto avariado...
A ASAE suspendeu a laboração de 22 padarias devido a “deficientes condições
de higiene”, incluindo sujidade acumulada ao nível dos equipamentos, presença de parasitas e falta de sistemas de controlo de pragas”.Foi igualmente suspensa a laboração de um armazém de produtos alimentares, também por falta de condições de higiene.
Estas acções de fiscalização, que envolveram 46 brigadas da ASAE, foram desencadeadas segunda-feira em todo o país tendo sido direccionadas a entrepostos e armazéns de produtos alimentares e padarias. No total, foram inspeccionados 116 agentes económicos.
No decurso da acção, foram instaurados 59 processos de contra-ordenação e um processo-crime, por suspeita de produto avariado.


Navio holandês alvo de ataque de piratas
Um cargueiro holandês com nove pessoas foi sequestrado ontem por piratas na costa da Somália, segundo as autoridades somalis. O MV Amiya Scan partira do Quénia dia 19 e rumava para o porto Mombassa, na Índia.

Preço do gasóleo leva pescadores à greve
Os protestos dos pescadores espanhóis e franceses contra a subida dos preços do gasóleo aumentaram ontem. Enquanto em Espanha quatro portos estiveram em greve, em França os pescadores bloquearam os acessos a depósitos de combustíveis no Norte e a sudeste do país.
... em França, os protestos duram há 15 dias e um conjunto de associações de
pesca daquele país já decidiu apelar aos pescadores de países como Portugal, Holanda, Bélgica, Reino Unido e Irlanda para unir o movimento.
No entanto, não é só o sector das pescas que sofre com esta escalada do preço dos combustíveis. Também o sector dos transportes se prepara em alguns países europeus para avançar para a greve.


MOP vai indemnizar empresas
Mário Lino afirmou hoje que o Estado vai aumentar as indemnizações compensatórias pagas aos transportadores rodoviários de passageiros, de modo a compensar os efeitos do congelamento do preço dos passes sociais.