sexta-feira, 16 de maio de 2008

importantes para o CM e para os "á borla"!


do Correio da Manhã
Aluno parte óculos de professor
A atitude repete-se e começa a ser preocupante: "Professor, vou-te partir os óculos!" Ao ouvir a frase, proferida por um aluno de 12 anos, do 1º Ciclo da Escola Básica Integrada de Pereira, em Montemor-o-Velho, o docente ainda conseguiu virar-se, mas não a tempo de evitar o estrago.
Estudante violada em festa
Uma aluna de 18 anos, caloira do Curso de Biomedicina da Universidade do Minho, foi violentamente agredida e violada no recinto do Gatódromo, em Braga, onde ontem à noite terminou o programa do Enterro da Gata 2008 - a festa dos estudantes. Tudo aconteceu na madrugada da passada segunda-feira - segundo dia da semana académica, no Minho.
Oftalmologia: Solução para listas de espera
O Ministério da Saúde vai criar uma bolsa de hospitais públicos para recuperar as listas de espera de oftalmologia. Vão integrar este grupo as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) onde se constatou haver capacidade instalada e, por isso, meios para atender mais doentes.
Novas farmácias e mesmos donos
Os farmacêuticos podem continuar a ser os proprietários da maioria das novas farmácias que vai abrir à luz da lei que liberalizou o sector da venda de medicamentos. Calcula-se que sejam criadas cerca de 300. Mas, de acordo com um documento do Infarmed publicado ontem em Diário da República, Portugal tem 224 farmácias a mais.
"Estamos em acampamento permanente"
Cerca de 300 magistrados reúnem-se hoje para analisar a situação do Ministério Público e elaborar um manifesto que depois será enviado ao ministro da Justiça e ao procurador-geral da República. António Cluny antecipa as conclusões do inquérito feito aos procuradores.
Menos 3,1 milhões
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou ontem que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 1,5% este ano, menos 0,7 % do que a anterior estimativa do Governo, que apontava para um crescimento de 2,2%. Este erro de previsão significa menos 3,1 milhões de euros por dia
Al-Qaeda ameaça Europeu de 2008
A al-Qaeda prepara-se para semear o terror no Euro' 2008, que se realiza este Verão na Áustria e na Suíça. "Transformemos os dois países mais seguros da Europa num inferno, como o Iraque ou o Afeganistão!" é um dos apelos à violência que nas últimas semanas se têm sucedido nos sites islamitas mais populares. A notícia foi avançada pelo jornal helvético 'La Liberté de Fribourg', que cita fontes dos Serviços de Segurança suíços, mas Viena desmente-a.


do Destak
Salas de chuto podem avançar este mandato
A vereadora da Acção Social na Câmara de Lisboa, Ana Sara Brito (PS), defendeu hoje a instalação de espaços para injecção assistida na cidade, uma medida que pondera avançar ainda este mandato.
Maioria PS "chumba" diplomas do PSD que visavam apoio às famílias
O PS chumbou hoje seis diplomas do PSD que visavam o apoio às famílias, incluindo um projecto que previa ajuda financeira à permanência dos idosos com a família.
Polícia já registou 266 atropelamentos só este ano
De Janeiro a 30 de Abril registaram-se 266 atropelamentos em Lisboa, dos quais 101 foram verificados em passadeiras e 165 fora delas.
Acordo Ortográfico aprovado na Assembleia
O Parlamento aprovou hoje, com os votos favoráveis do PS, PSD, Bloco de Esquerda e sete deputados do CDS o Segundo Protocolo do Acordo Ortográfico, mas Manuel Alegre (PS), dois deputados do PP e Luísa Mesquita votaram contra.


do Metro
Lino negoceia aumentos nos transportes
O ministro Mário Lino afirmou ontem que está em negociação a exigência das operadoras de transportes de passageiros de aumentar os tarifários, mas recusou-se a comentar a proposta de subida na ordem dos seis por cento. O Governo tem uma metodologia assente com os transportadores, segundo a qual, periodicamente, faz-se uma apreciação sobre os factores que incidem sobre os custos dos transportes públicos”, disse o ministro. Há um processo que tem de ser analisado para fazer com que as operadoras de transportes tenham condições de sobre vivência. Está assente um processo de reapreciação dos tarifários”, afirmou, escusando-se a comentar a proposta de aumentos dos preços dos bilhetes em seis por cento.
Indicadores do 1o trimestre foram os piores da Zona Euro
Economia nacional só vai crescer 1,5%
“Esta previsão assenta na nossa convicção de que a economia portuguesa continuará a revelar capacidade de reacção
sic Teixeira dos Santos
Boa-Hora passa de tribunal a hotel
O edifício do Tribunal da Boa-Hora vai ser transformado num hotel, de acordo com o plano para a frente ribeirinha publicado ontem em “Diário da República”. O tribunal passará a funcionar no Parque das Nações. O plano, que implica um investimento de cerca de 145 milhões de euros, prevê igualmente um hotel nas actuais instalações do Ministério da Administração Interna, que passará para a ala oriental da Praça do Comércio
Mulher à venda na internet
Um marido que suspeitava que a mulher o estava a trair decidiu vingar-se colocando-a à venda no eBay. Paul Osborn, de Bletchley, em Inglaterra, ofereceu a mulher Sharon - descrita como “mentirosa”e “adúltera” – a quem pagasse o preço mais elevado. A oferta tornou-se um fenómeno, com Paul Osborn a receber até 195 mil euros.
Sharon apresentou queixa contra o marido
. Vá-se lá saber porquê!
Se ele pode... eu também posso
Aos senhores inspectores da ASAE: devo anunciar que, a partir de dia 14 de Maio de 2008, se for apanhada a fumar em cafés ou no meu local de trabalho, vou pedir desculpa, referindo que desconhecia a lei e que vou deixar de fumar. Se me passarem uma coima, vou deixar ir o caso para tribunal. Se me prenderem, vou deixar-me estar presa.
Existe um precedente. Não vou deixar que seja punida por algo que os outros fazem e eu não posso. Simplesmente, porque não me chamo José Sócrates e
não sou primeira-ministra da República Portuguesa. Neste meu comunicado oficial há que ter o seguinte em perspectiva:
a primeira é que faço tenções de cumprir a lei;
a segunda é que ninguém está acima da lei;
a terceira é que o desconhecimento da lei não é desculpa para não a cumprir;
a quarta é que o exemplo tem que vir de cima;
a quinta é que se o senhor primeiro-ministro pode, eu também posso.
Assim se faz cumprir a democracia.
CATARINA COSTA
...

Se a razão para proibir o fumo em ambientes fechados é para não prejudicar a
saúde dos não fumadores que se encontram no mesmo espaço, o senhor primeiro ministro devia saber disso. Mas o facto de ter apresentado as suas desculpas foi um acto de humildade que o dignifica.
O mesmo já não se pode dizer daquela figura sinistra da ASAE que procurou sempre fugir com o rabo à seringa.
MANUEL VITAL


do Meia-Hora
Ministro volta atrás e prevê que inflação atinja os 2,6% este ano
O ministro das Finanças,TeixeiradosSantos, reviu ontem em alta previsão para a taxa de inflação em 2008, em 0,5%, para 2,6%, esperando que a subida do preço do petróleo e dos alimentos tenham repercussões no mercado português a curto prazo.


“Não digo que a situação seja de emergência mas é preciso um olhar particular para aqueles que estão a ser atingidos por esta crise económica”
Cavaco Silva, Presidente da República

“Estão criadas as condições para o Governo desfazer o tabu dos últimos meses. É o último Governo da UE a fazer uma revisão em baixa do crescimento”
Honório Novo, Deputado do PCP

“Para o PSD [os dados] mostram o que os economistas vêm dizendo há muito tempo e que aponta para uma desaceleração da economia”
Hugo Velosa, Deputado do PSD

“São necessárias políticas públicas que ajudem as empresas a fazer crescer a economia com a necessária flexibilidade da legislação laboral”
Diogo Feio, Deputado do CDS-PP

“Esta é a maior queda na Zona Euro [...].
O Governo não pode manter-se olimpicamente como se nada estivesse a acontecer”

Luís Fazenda, Deputado do BE


Trabalhamos 40% do ano só para pagar impostos
Apenas depois de 19 de Maio os salários dos trabalhadores portugueses vão ficar livres da carga tributária anual

Governo só decide ISP depois do inquérito
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu aos representantes dos revendedores de combustível que não haverá decisão sobre descida do Imposto sobre Produtos Petrolíferos(ISP)antes da divulgação do estudo da Autoridade da Concorrência, disse ontem fonte da ANAREC, citada pela agência Lusa. A garantia foi dada depois de o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, se ter escusado a clarificar se vai ou não ceder à proposta lançada pela ANAREC.

O ministro revelou apenas que está sensível ao assunto, acrescentando que neste Orçamento de Estado não será aumentado o preço do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
A redução do ISP foi uma proposta apresentada ontem ao Governo pelo presidente da ANAREC, Augusto Cybrom, que contempla uma descida no ISP de 10 a 11 cêntimos de euro para o gasóleo e entre 21 e 22 cêntimos para a gasolina.