terça-feira, 20 de maio de 2008

importantes?


Correio da Manha 200508
Denúncias de branqueamento de capitais aumentam
O número de denúncias remetidas para a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre suspeitas de branqueamento de capitais não pára de aumentar desde 2004: só entre Janeiro e Abril deste ano, segundo dados da PGR, foram contabilizadas 299 comunicações - número que representa 28% do total de 1067 queixas registadas em 2007 e quase metade do total de 720 registadas no ano anterior
Medicamento melhora a vida sexual
Melhor do que o Viagra. É assim que investigadores ingleses classificam um novo medicamento, que não só melhora a performance sexual do homem como desperta o desejo sexual - tanto no homem como na mulher. O novo medicamento, ainda em fase de ensaios clínicos, pode vir a mudar a vida de milhões em todo o Mundo.
Guarda Costeira é destino da Marinha sem submarinos
Melo Gomes, Chefe de Estado-Maior da Armada, aponta 3 questões políticas que justificam a compra de dois submarinos. Diz que a Guarda Costeira seria o destino da Marinha sem esse investimento de muitos milhões e que os Socorros a Náufragos têm uma taxa de sucesso de 95%, dois pontos acima da dos americanos.
Nova taxa gera guerra da água
A entrada em vigor da lei que proíbe a cobrança dos contadores não vai alterar a factura mensal dos consumidores de água. As autarquias já anunciaram que vão substituir aquela cobrança por uma taxa de disponibilidade. A reacção do Governo foi clara: a Direcção-Geral do Consumidor apoiará as associações de consumidor em acções colectivas contra os municípios.
Pinho espera estudo
O ministro da Economia, Manuel Pinho, qualificou como "muito preocupante" o aumento do preço dos combustíveis e garantiu aguardar o estudo pedido "com carácter de urgência, à Autoridade da Concorrência sobre os factores que possam estar a travar a concorrência no sector".
Alvarinho em risco de acabar
Os sinos voltaram a tocar a rebate na sub-região de Monção, onde se produz o Alvarinho, o ex-libris dos vinhos verdes brancos. É que, na Comissão de Vitivinicultura da Região dos Vinhos Verdes deu entrada uma proposta de alargar a produção deste vinho a toda a área da região, que é como quem diz, ao Entre-Douro-e-Minho.
5 mil sem emprego
São mais de 12 mil os trabalhadores não docentes em situação laboral precária, dos quais cerca de cinco mil em risco de perderem o emprego no final de Agosto caso o Ministério da Educação não opte por os colocar no quadro da Função Pública.
Ciclo de seis anos adiado
Um estudo do Conselho Nacional de Educação defende a fusão entre os 1º e 2º Ciclos de escolaridade, mas o Governo diz que, para já, não há condições para avançar. Talvez após as eleições haja condições para a mudança.


destak 200508


Manuel Pinho «fez bem»
Cavaco Silva disse hoje que o ministro da Economia, Manuel Pinho, «fez bem» em pedir à Autoridade da Concorrência uma investigação à formação dos preços dos combustíveis.
Presidente executivo admite fechar estações de serviço
O presidente executivo da Galp, Ferreira de Oliveira, admitiu hoje que se a tendência de subida dos combustíveis se mantiver poderá ser necessário reduzir o número de estações de serviço em Portugal.
Portugal é o sétimo país mais pacífico do Mundo
Portugal sempre teve fama de ser um país de "brandos costumes". Mas, para além da fama, o nosso país tem o proveito, ao ser o sétimo país mais pacífico do Mundo.
Inglês obrigatório em todos os anos do 1.º ciclo
Todas as escolas do 1.º ciclo terão de oferecer a partir do próximo ano lectivo o ensino do inglês ao 1.º e 2.º anos de escolaridade, no âmbito das actividades de enriquecimento curricular, com uma duração máxima semanal de 90 minutos.
UGT apresenta propostas para revisão do Código
A UGT apresentou as suas propostas de alteração ao novo Código do Trabalho proposto pelo Governo. A entidade sindical propõe como medida essencial a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores em caso de despedimentos.
Pinto Monteiro adverte que ninguém goza de tolerância da Justiça
Pinto Monteiro revela que «ninguém goza de impunidade» e discorda que «haja uma Justiça para ricos e outra para pobres».
Comissão Europeia propõe estratégia para forçar queda do preço de bens alimentares
A Comissão Europeia propõs hoje para discussão em Conselho Europeu, em Junho, uma estratégia contra o aumento dos bens alimentares, que inclui o fim do pousio nos campos de cereais e o aumento progressivo das quotas de produção de leite.
Portugueses preocupados mas a salvo de ataques xenófobos
A vasta comunidade portuguesa residente na região de Joanesburgo não foi atingida pela vaga de ataques xenófobos que provocaram 24 mortos na última semana, segundo informações recolhidas pela Lusa junto do consulado-geral de Portugal, conselheiros comunitários e comerciantes.
Sócrates escolhe tema genérico da economia para o debate quinzenal de 4ª feira
José Sócrates, escolheu o tema genérico da economia para tema do debate quinzenal, quarta-feir
Pinto Monteiro defende sentimento de condenação na opinião pública para combater prática
O Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, defendeu hoje que o primeiro passo para combater a corrupção em Portugal é criar na opinião pública o sentimento de que esta prática deve ser condenada.
Falta de apoio até aos 3 anos e pobreza são principais obstáculos no ensino infantil
Um estudo apresentado hoje revela que o insuficiente apoio às famílias na educação das crianças até aos três anos e desigualdades sociais, que geram uma taxa de pobreza infantil de 23%, são os principais obstáculos na educação infantil em Portugal.
ANMP nega que câmaras estejam a criar taxa de disponibilidade
O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, negou hoje que os municípios estejam a criar uma taxa de disponibilidade nas facturas da água para substituir o valor dos contadores.
Inspecção aos estabelecimentos do Fórum origina levantamento de 82 autos
A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) levantou 56 autos de notícia e 26 de advertência no Fórum Montijo, numa inspecção que envolveu 119 lojas.
Especialista da empresa e figuras públicas protestam contra alterações na rede
Um especialista em transportes da Carris aponta falhas à 2ª fase de reestruturação da Rede 7, sobretudo às alterações no percurso da carreira 2, reconhecendo que implicam acréscimo de custos para os utentes.
ASAE apreendeu 150 toneladas de bacalhau e encerrou quatro padarias
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 150 toneladas de bacalhau em mau estado que se encontrava num armazém em Loures e anucniou o encerramento de quatro padarias na zona da grande Lisboa.
Vendas à distância com novas regras para reembolso aos consumidores
Os fornecedores de produtos vendidos à distância vão ter de devolver o dobro do dinheiro pago pelo consumidor se não cumprirem os 30 dias de reembolso em caso de resolução do contrato, segundo um diploma hoje publicado.