terça-feira, 29 de junho de 2010

A terceira depressão...ou não?


O director geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) exclui o risco de uma nova contração da economia mundial, apesar das grandes preocupações com a força da recuperação.
«A recuperação vai continuar e não vai haver recessão de novo», afirmou Strauss-Kahn, num fórum a decorrer em Washington.
tsf

Estamos nos estados iniciais de uma terceira depressão, que deverá ser como a Longa Depressão e o reflexo do fracasso das medidas tomadas. Os custos para a economia mundial serão enormes
As recessões são vulgares, as depressões são raras. Tanto quanto sei, houve só dois períodos na história económica a que, na altura, se chamou "depressão": os anos de deflação e instabilidade que se seguiram ao pânico de 1873 e os anos de desemprego generalizado que ocorreram na esteira da crise financeira de 1929-31.

Nem a Longa Depressão do século XIX nem a Grande Depressão do século XX foram épocas de declínio imparável. Pelo contrário, ambas tiveram períodos em que a economia cresceu. Mas esses episódios de melhoria nunca foram suficientes para desfazer os danos da crise inicial e foram seguidos de recaídas. Paul Krugman, em 29 de Junho de 2010 no i online