domingo, 23 de janeiro de 2011

as bichas eleitorais


Cidadãos em vários pontos de Lisboa não estão a conseguir votar com o cartão de cidadão porque o número de eleitor pertence ao caderno eleitoral de outra residência. Há juntas de freguesia cheias de gente que quer resolver o problema para poder votar. publico
As várias ferramentas que o Governo disponibilizou para os eleitores conhecerem o seu local de voto têm estado bloqueadas.
Na página desta rede social com o nome 'Em Portugal Votar é fácil', já se admitiu que "o sistema informático se encontra mais lento devido ao grande fluxo de pedidos de informação".
sol
A Comissão Nacional de Eleições admitiu esta tarde que os problemas que se estão a verificar em mesas de voto por todo o país e o bloqueio do portal do cidadão e do serviço SMS 3838 vão “aumentar com certeza a abstenção” nas presidenciais. publico
Até às 16:00 horas deste domingo, dia de eleições presidenciais, tinham votado 35,16 por cento dos eleitores, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições.
A participação tem sido condicionada por vários problemas informáticos.
tsf
Confrontado sobre se esta situação iria aumentar a abstenção, o porta-voz da CNE, Nuno Godinho de Matos, disse que «é claro que vai aumentar, ninguém pode dizer quanto é que vai aumentar de forma científica, mas claro que aumenta».
«Ainda por cima [os problemas] têm um efeito de descontentamento genérico, as pessoas ficam revoltadas e zangadas, dizem que é tudo a mesma choldra, isto não presta, nada funciona», lamentou Godinho de Matos.
sol